TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Financeiro e Orçamentário

Por:   •  25/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.215 Palavras (25 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 25

Fundamentos da Economia

A Origem

A palavra economia vem da grécia antiga. OIKOS (casa) + NOMOS (normas, leis) = Administração de uma unidade habitacional.

Conceito

É uma ciência social que estuda como os indivíduos e a sociedade decidem utilizar os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços de modo a distribuí-los, entre os grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas.

Objeto da economia

Necessidades humanas ilimitadas x Recursos produtivos limitados (fatores de produção)

Observações

Pobreza: Possuir poucos bens

Escassez: É quando existem mais desejos que bens disponíveis, mesmo que ajam muitos bens;

Limitado: Um bem pode ter sua oferta limitada, entretanto, se não for desejado, se não houver demanda, ele não será escasso.

Problemas Econômicos Fundamentais

-O quê e quanto produzir?  Bens de consumo (tv, carro, etc) / Bens de capital (Máquinas e equip.)

-Como produzir? Capital Intensivo (máquinas,  equip., instalações e instrumentos) ex.: trigo (prod. mecanizada) / Mão de obra intensiva (trabalho humano) ex.: Cana de açucar (prod. manual)

-Para quem produzir? Quais setores serão beneficiados por estes produtos ou serviços.

SIstemas econômicos

É a forma como a sociedade está organizada para desenvolver suas atividades econômicas (Produção, Circulação, Distribuição e Consumo  de bens e mão-de-obra).

Dividem-se em tres: Economia de Mercado (Pura e Mista) e Economia Planificada.

Economia de mercado (pura e mista)

Descentralizada;

Capitalista;

Pode ter concorrência pura ou mista;

Propriedades privadas;

Os problemas econômicos fundamentais são resolvidos pelo mercado;

Maior eficiência alocativa de recursos produtivos.

Concorrência pura (Adam Smith)

Sendo a base do liberalismo econômico, (que diz onde o mercado não deve sofrer interferências do governo) este modelo é a simplificação da realidade. Onde quem decide...

O que produzir, é o consumidor;

Quanto produzir, é a relação entre a oferta e a demanda;

Como produzir, são as empresas;

E para quem produzir, é determinado por mercado de fatores de produção e da demanda e a oferta destes fatores.

Este sistema possui diversas críticas sobre si, pois, na realidade, não é simplesmente as leis de oferta e demanda que determina a alocação dos fatores produtivos e a situação distributiva dos bens e serviços produzidos, mas sim, uma série de outros fatores são determinantes na precificação final dos mesmos. ex.: Sindicatos, impostos, monopólio, oligopólio, cartéis, etc.

Concorrência mista

O que, quanto, como e para quem produzir, é determinado tão somente pelo mercado, porém, O governo também oferece serviços (água, luz, educação, segurança, etc.) e produtos, além de poder intervir, quando necessário, com dispositivos protetores do equilíbrio da economia como, mercados regulados, carga tributária ou estoques reguladores, visando evitar distorções alocativas e distributivas.

Este tipo de economia é adotada em, praticamente, todo o mundo.

Economia Planificada (Karl Marx)

Centralizada;

Socialista;

Propriedades do Estado;

Os problemas econômicos fundamentais são resolvidos pelo governo;

Maior eficiência distributiva de recursos produtivos.  

Neste sistema o Estado é detentor dos fatores de produção e dos recursos produtivos, (matéria prima, imóveis e capital) é ele quem define o que, quanto, como e para quem produzir, enquanto que, os trabalhadores possuem a capacidade de trabalho e os meios de sobrevivência (comida, roupa, casa, carro, etc.)

Os únicos países que ainda praticam este tipo de economia são a China e Cuba.

Recursos produtivos ou Fatores de produção

        São os elementos utilizados no processo de fabricação dos mais variados tipos de bens. Também são escassos, assim sendo, exigem escolhas. São eles:

Terra: São os recursos naturais (renováveis ou não), encontram-se na base de todo o processo de produção. Ex: solo, subsolo, água, pluviosidade, clima, sol...

Capital: Compreende as edificações, a maquinaria, os equipamentos, as matérias primas, os computadores, estradas, trilhos e demais meios elaborados, utilizados no processo produtivo.

Trabalho: Se refere às faculdades físicas e intelectuais dos seres humanos que intervêm no processo produtivo.

Capacidade Empresarial: Diz respeito ao administrador. É ela que organiza a produção, reunindo e combinando os outros recursos produtivos e assume todos os riscos inerentes a elaboração dos bens e serviços.

Capacidade Tecnológica: É o conjunto de conhecimentos e habilidades intelectuais ou não, que dão sustentação ao processo de produção. Ex.: vapor, motor a explosão e robótica.

A remuneração dos fatores

Terra

Aluguel

Capital

Juros

Trabalho

Salários

Cap. Empresarial

Lucros

Cap. Tecnologica

Royalties/Patentes

Agentes Econômicos

Os agentes econômicos são todos os indivíduos, instituições ou conjunto de instituições que, através das suas decisões e ações, tomadas racionalmente, intervêm num qualquer circuito econômico. Apesar de terem funções diferenciadas no circuito econômico, de produção, de consumo ou de investimento, estabelecem entre si relações econômicas essenciais:

Famílias(C) – São as detentoras dos recursos de produção. Que tomam decisões sobre o consumo de bens e serviços e de poupança, mediante os rendimentos auferidos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.4 Kb)   pdf (577.5 Kb)   docx (152.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com