TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento demanda

Por:   •  8/11/2016  •  Artigo  •  7.623 Palavras (31 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 31

Planejamento de demanda na produção

                                                                     

Alex Souza Pereira

Delma Nunes Izidório

 Jhon Kaio dos Santos e Silva

Faculdade de Ensino Superior Amazonas Reunidas (FESAR)

Resumo

A importância da aplicação do planejamento e controle da capacidade, é cabível a uma gestão sistêmica e com visão sistêmica, por ter carência de uma análise ampla na empresa, tendo sempre uma nova noção do movimento integrado entre o ambiente, o meio de produção e as partes relacionadas a estratégia. Deve contar também com um apoio mesmo que moderado, nas técnicas matemáticas existentes. Com certeza, existem caminhos que diferem em todos os sentidos, porém sempre são possíveis de serem seguidos se a aplicação do planejamento de capacidade for aplicada com coerência. Hoje políticas diversas de capacidade são levantadas e nestas devem ser levadas em contas os fatores de subjeção, como é de notória existência  a incerteza do mercado, as fraquezas envolvidas no mundo dos negócios e os curtos prazos de atribuição aos estudos de  aprimoramentos e das metodologias sobre o assunto demanda. O presente trabalho tem como objetivo por meio da literatura estudar a aplicação do planejamento e controle de capacidade das empresas. A análise disponibilizará de estudos bibliográficos dando uma visão aprimorada sobre o assunto, e em uma pesquisa de campo em uma pequena empresa, cuja razão social é; Selaria e Sapataria Lima, situada a Avenida Brasil, numero 43, no bairro central de Redenção - P.A.  Atuante no ramo de fabricação artesanal  e concertos de  selas para animais e calçados. Empresa de pequeno porte, porém com grande aceitação no mercado que atua conta com 02 funcionários e tem como administrador o proprietário, possuindo, portanto uma demanda relativa ao seu tamanho.  

Palavras-chaves: capacidade produtiva, previsão de demanda, políticas de capacidade, tomada de decisão.

Demand planning in the production

                                                                                       

Abstract

The importance of the application of the planning and control of the capacity, is reasonable to an administration system and with vision system, for having lack of a wide analysis in the company, tends a new notion of the movement always integrated among the atmosphere, the middle of production and the related parts the strategy. He/she/you should also count with a support same that moderate, in the existent mathematical techniques. With certainty, roads that differ in all the senses exist, however they are always possible of they be followed if the application of the capacity planning be applied with coherence. Today several politics of capacity are lifted up and in these they should be mischievous in bills the subject or factors, as it is of well-known existence the uncertainty of the market, the weaknesses involved in the world of the businesses and the short attribution periods to the to improve  studies and of the methodologies on the subject demand. The present work has as objective through the literature to study the application of the planning and control of capacity of the companies. The analysis to dispose of bibliographical studies giving a perfect vision on the subject, and in a field research in a small company, whose social reason is; He/she/you would Selaria and Sapataria Lima, located the Avenue Brazil, I number 43, in the central neighborhood of Redenção - P.A. to act in the branch of handmade production and concerts of you stamp for animals and foot wears. Company of small load, however with great acceptance in the market that bill acts with 02 employees and he/she has as administrator the proprietor, possessing, therefore a relative demand to your size.    

  Keywords: working power, demand forecast, capacity politics, electric outlet of decision.  

Introdução

                   As constantes mudanças no cenário da economia mundial, trouxe desafios para empresas, organizações o que obrigou estas adequarem-se as práticas de gestão e novos modelos econômico, pois a realidade do exigente mercado obriga estas empresas as mudanças.  E com isto o ato de gerenciar uma demanda na produção também deve ser aperfeiçoado sempre, pois este se trata de um processo considerado estratégico, pois ajuda a direcionar as tomadas de decisões  a uma diretriz de posição competitiva nos negócios,  e tudo isto para TUBINO (1999) deve ser como regra onde o planejamento e controle de produção  devem sempre administrar um conjunto de informações coletadas junto à engenharia de produtos, engenharia de processo, marketing, compras, manutenção, recursos humanos e finanças, proporcionando um relacionamento direto e indireto com todas as funções do sistema produtivo.

                No setor comerciário, por exemplo, ajuda na compra de novas máquinas, na reposição de materiais, a criação de centro de distribuição dos produtos comprados, a instalação de novos métodos tendo sempre o intuito de melhorias, porém, melhorias significativas, a demanda de trabalhadores, os incrementos relacionados à produtividade, as melhorias nos empreendimentos e o aperfeiçoamento na questão  processuais,  são exemplos claros de decisões que podem ser planejadas e tomadas dentro do tempo hábil, para assim evitar as possíveis  perdas, os desperdícios ou simplesmente uma possível falta de habilidade que atenda  os possíveis aumentos da demanda no futuro.

                Mesmo com as incertezas que existe sempre no mercado no âmbito global, os executivos de todo o mundo tentam obter as melhores previsões relacionadas ao futuro da demanda para construir todo processo de decisões do ramo empresarial, sempre com a visão ampliada na busca da melhor maneira possível, pois eles estão sempre com a necessidade de comprar as matérias-primas necessárias, adquirir equipamentos de relevâncias, fazer os investimentos obrigatórios  e realizar os contratos, fazer os treinamentos para as qualificações que supram as demandas ou  tratar da demissão de pessoas quando assim for exigido.

                Os administradores que tem as habilidades de tratar com coerência todos os processos que envolvam a demanda com as suas variações leva vantagens e certamente acarretara em um bem imprescindível para todo o sistema produtivo da empresa, auxiliando no processo gerencial, na melhoria e precisão das previsões.

                  O objetivo deste artigo é estudar o conceito do que de fato pode ser considerado demanda e seus fundamentos principalmente nas pequenas empresas, As estratégias e as diferenças da competitividade, para que as empresas busquem atingir um nível de excelência e de eficiência no que tange as relações os objetivos que envolvam os sistemas que planejam e controlam todas as empresas. Se o produto disponibilizando for o correto, e dosado na medida em que for solicitada, adequadas ao lugar exato, e no momento certo, propiciará e acarretará na melhor qualidade possível e pelo menor preço possível ao cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)   pdf (374.4 Kb)   docx (342.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com