TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Controle de Estoque

Por:   •  5/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.090 Palavras (21 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 21

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE POR MEIO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: ANÁLISE E PROPOSTA PARA MELHORIA EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO

Mariana Thaisa Fernandes[1]

Michele Cordeiro da Rosa[2]

Murilo de Souza Garcia[3]

Myller Daros[4]

Welton Marques Ferreira[5]

RESUMO

O avanço acelerado da tecnologia fez com que as empresas se adaptassem às mesmas de forma a mudar os seus processos produtivos, tanto na execução do seu produto final quanto dos processos de controle, como é o caso dos estoques de materiais. Este contexto foi a motivação do autor a elaborar essa pesquisa, que foi realizada em uma empresa do ramo alimentício. Este artigo teve com o objetivo diagnosticar as atuais condições do estoque de matéria-prima e a importância da TI – Tecnologia da Informação na gestão do estoque com os ganhos obtidos em relação à agilidade no processo e ganhos na competitividade da empresa. A metodologia utilizada para a fundamentação teórica foi a pesquisa bibliográfica, valendo-se de instrumentos tais como livros e artigos científicos. Também a fim de discutir com o referencial teórico foi realizado um estudo de caso.

Palavras-chave: Gestão de estoques, Tecnologia da informação, Administração de materiais.

1 INTRODUÇÃO

A tecnologia em ritmo avançado fez com que as empresas se adaptassem às novas exigências do mercado. Também, neste aspecto, a globalização acarretou modernidade às empresas fazendo com que elas revissem seus processos e dispensassem mais atenção à qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes. Segundo Rezende; Abreu (2011), esses fatores também são alguns, dentre outros tantos, impulsionadores da competitividade global.

Para Leal (2011), a tecnologia antes era vista como simplesmente onerosa sem gerar benefícios às empresas, atualmente as empresas fazem uso da tecnologia da informação não somente em processos operacionais, mas também em utilização mais global, atingindo todos os níveis hierárquicos e funções empresariais como vendas, marketing, fabricação, finanças, contabilidade e recursos humanos da empresa, tornando seus processos mais seguros, ágeis e facilitando nas tomadas de decisões dos executivos. Além, de existir um mercado altamente competitivo, oferecendo diversos meios para pessoas físicas e jurídicas adquirirem esse tipo de tecnologia.

Todavia, falar de sistemas de informações e tecnologia de informações, é falar do tratamento das informações que circulam no ambiente da empresa, seja ele interno ou externo.

Leal (2011), afirma que a informação é vista como recurso essencial para o desenrolar de todas as atividades, principalmente, em cada fase do processo de tomada de decisões gerenciais. Os sistemas, quando utilizados de maneira correta, podem trazer uma melhor adequação das orientações que uma organização deve seguir em busca de uma melhoria dos processos e da sua posição no mercado, frente às suas forças competitivas. Ele deve oferecer o devido suporte às fases de gestão, planejamento, execução e controle das atividades desenvolvidas nas empresas.

Neste contexto, percebe-se a Tecnologia da Informação como algo de muita importância no gerenciamento de diversas atividades dentro de uma organização: desde as operacionais até as gerenciais.  O uso de tecnologia, aliada à gestão de estoque proporciona às organizações, níveis consideráveis de competitividade, além de tornar o controle de estoque mais eficaz e auxiliar num melhor processo de tomada de decisão, pois os estoques que não eram considerados como importantes no passado e foram deixados para segundo plano, atualmente, são colocados como um dos aspectos mais importantes dentro das organizações, principalmente pelo impacto gerado nos resultados econômicos e financeiros.

1.1 OBJETIVOS

Este trabalho tem por objetivo geral diagnosticar as atuais condições do estoque de matéria-prima e a importância da TI – Tecnologia da Informação na gestão do estoque com os ganhos obtidos em relação a agilidade no processo e ganhos na competitividade da empresa. E como objetivo específico abordar a importância da utilização os recursos tecnológicos nas atividades de administração de materiais, especificamente, na gestão de estoques de uma fábrica de doces. A gestão de estoque ao contrário do que muitos empreendedores acreditam, é um assunto vital e, frequentemente, absorve parte substancial do orçamento operacional de uma organizacional. E assim a eficiência na sua administração poderá criar a diferença com os concorrentes, melhorando a qualidade, reduzindo os tempos, diminuindo os custos, oferecendo assim uma vantagem competitiva para a própria empresa.

1.2 METODOLOGIA        

Neste contexto, e levando-se em consideração as informações introdutórias resolveu-se pesquisar como Tecnologia da Informação poderia ser útil na gestão de estoque de uma empresa do ramo alimentício.  E para um melhor entendimento do assunto, buscou-se na bibliografia os conceitos apresentados a seguir.

Dessa forma, optou-se por estruturar esse trabalho da seguinte forma: na seção 2, traz o referencial teórico apontando conceitos de estoques, tipos de estoques; já na 3 uma aplicação prática dos conceitos ora vistos. Foi realizada pesquisa bibliográfica e estudo de caso. 

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 OS ESTOQUES

Afirmam Corrêa, Gianesi e Caos (2011), que um dos principais conceitos inseridos no escopo dos sistemas de Administração da Produção é o conceito de estoques, pois na verdade ele é um conceito bastante amplo por abranger a questão gerencial essencial na administração. É um conceito mais entendido do que foi na década de 80, por exemplo, em que a empresa acreditava que tinha que, obrigatoriamente, abaixar a zero o seu estoque para não deixar seu dinheiro “parado”.

Segundo Silva (2015), os estoques são bens de venda nos quais a empresa faz investimentos. Pode-se dizer que são os principais bens, devido às operações principais em indústrias e comércios a serem realizadas com os mesmos.  Na verdade, possuem uma natureza de produtividade diferente dos demais (é um abastecedor dos créditos e dos disponíveis, porém, quanto mais mercadoria ficar em estoques, menos eficiente ele é).

Para Slack, Chambers e Johnston (2009), estoque é definido como a acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação. Algumas vezes, o termo estoque também é utilizado para descrever qualquer recurso transformador de capital, como os quartos em um hotel ou os carros em uma empresa de aluguel de veículos, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (173.2 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com