TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Marketing

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho de Marketing

Empresa

Imagine & Crie

Segmento: decoração e presente

Missão: oferecer produtos de qualidade de acordo com a personalidade e preferência de nossos clientes.

Visão: se tornar uma das maiores empresas no segmento de decoração e presente, sendo referência em produtos que trazem criatividade e diferenciação.

Público-Alvo: jovens – homens e mulheres – 13 a 35 anos.

Linha de produtos: luminária, camisa, caneca, porta retrato, almofada, mochila, coqueteleira, cofre, garrafinha, quadros, nécessaire, estojo, agenda, caderno e organizadores.

Análise do Setor:

  • Tendências do ambiente: Produtos inovadores e customizados de acordo com a escolha do consumidor e características pessoais visando o crescimento desse mercado.

  • Indústria: A palavra Decoração tem origem na antiga Roma, Decoratione - mas seu conceito remonta aos egípcios. Sua história está atrelada à própria história do design, da arquitetura, do mobiliário das artes decorativas, dos aspectos sociais, econômicos, culturais e das artes em geral. Como quase todos os demais segmentos, a Decoração começou a prosperar no Brasil a partir da vinda da família real, no início do século XIX. A necessidade de manter o mesmo padrão de vida de Portugal fez com que a família ordenasse a vinda do mobiliário, tapetes, acessórios, tecidos, etc., num processo continuado, já que a colônia tinha poucas possibilidades de atender essa demanda e de conhecer os principais estilos de mobiliário que sempre formaram a base da decoração em outras partes do mundo. 

  • História: Nossa empresa foi fundada no ano de 2010 por um grupo de quatro amigos com os mesmos ideais e sem medo de arriscar com projetos inovadores e de olho em um mercado que não para de crescer. Nossa cultura é fundamentada em agradar ao cliente buscando ao máximo sua satisfação e anseios. Somos hoje reconhecidos no mercado em que atuamos por nossa ética empresarial e compromisso com nossos clientes e colaboradores.
  • Histórico e Projeções do mercado: mesmo com a desaceleração da economia planejamos aumentar nossa produção com uma nova linha de produtos customizados de olho na preferência do consumidor que tem se mostrado exigente, já que a concorrência tem crescido nesse segmento com novos e-commerces e lojas físicas. Indo na contramão da economia, traremos muitas novidades para agradar nossos consumidores até meado de 2016 com um portfólio bastante diferenciado.
  • Perfil dos consumidores: nossa linha de produtos atende a classes variadas e de gostos bastante distintos que mesmo com o poder de compra em baixa não abre mão de presentear alguém que ama, assim como, estar sempre com um objeto pessoal ou de decoração no lar novo. A maior parte são mulheres, já que elas são as que mais se preocupam com esses detalhes e jovens que estão sempre de olho nas tendências, porém com foco também em outros tipos de usuários. Buscamos atender a todos que necessitam de algo novo e moderno e do jeitinho que o consumidor quer com a nossa linha de produtos customizados.

Análise Swot

       Pontos Fortes:

  • Produtos personalizados de acordo com o desejo de nossos clientes.
  • Lançamento de linha própria com produtos exclusivos da marca.
  • Um portfólio variado de produtos disponíveis aos nossos clientes.
  • Atualização contínua do catálogo disponível para venda sempre visando manter-se na tendência do mercado.

      Pontos Fracos:        

  • Não possuímos loja física.
  • A empresa não domina completamente o sistema virtual, o que pode resultar em falhas no atendimento.
  • Utiliza-se de poucos meios de divulgação.
  • Empresa pouco conhecida no mercado.

     Oportunidades:

  • Crescimento do mercado nesse segmento.
  • Ser uma novidade no mercado decorativo.
  • Tendência cultural de produtos personalizados de acordo com o gosto do cliente.

     Ameaças:

  • Grande número de concorrentes, como Tok Stok, Imaginarium, Fábrica 9 e Zona Criativa.
  • Concorrentes com grande participação de mercado.
  • Forte crise econômica, o que pode resultar em diminuição do poder de compra de nossos clientes.


Estruturação do Mercado

O gasto com presentes possui relação direta com a melhora na renda dos consumidores. Não obstante, o crescimento do setor varejista, em qualquer setor de consumo, demonstra certa correlação com o crescimento do PIB. Assim, é importante que o empreendedor, a fim de investir neste segmento, obtenha dados e projeções confiáveis relativos à expectativa de crescimento da economia para planejar suas ações.

Em matéria publicada pela Revista Exame, conforme dados do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), as vendas reais no varejo cresceram 0,2% em setembro de 2014 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. A entidade projeta crescimento, para o setor de semiduráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, de 5,4% nas vendas em outubro e novembro e de 5,9% em dezembro de 2014. O volume de vendas deste setor é resultado de variáveis como renda, emprego, inflação e crédito. Por esta razão, é vital que o empreendedor esteja sempre atento a estas informações ao projetar suas ações visando se adequar à realidade do mercado e assim manter a saúde econômica de seu negócio.

É importante salientar que o setor de presentes é dependente das datas festivas, razão porque a maior procura ocorre nos meses de maio, junho, agosto, outubro e dezembro. Ou seja, nos meses em que existem datas comemorativas existe um aumento considerável de consumo destes artigos. Um sentimento emocional relacionado a estas datas, tais como dia das mães, dia dos namorados, páscoa, dia dos pais, dia da criança, dia dos professores, natal, etc favorecem o esforço das pessoas na busca por um presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (299 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com