TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Marketing

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 8

Estrutura do TCC

1 Elementos Textuais

  • Introdução (obrigatório): compreende a apresentação do tema e do problema, da delimitação e da relevância do estudo, bem como de outros elementos necessários ao entendimento do que se vai abordar no trabalho. A introdução pode ser dividida em seções.  
  • Desenvolvimento (obrigatório): compreende o referencial teórico, a metodologia, a análise dos dados, proposta de modelos, relato de intervenções, entre outros elementos, conforme o tipo de trabalho que se está realizando. O desenvolvimento é a parte principal do trabalho. Deve ser dividido em capítulos, seções e subseções.
  • Conclusão (obrigatório): apresenta a resposta ao problema definido na Introdução. Deve-se sintetizar o que foi discutido no trabalho, resgatando a hipótese ou a suposição, se houver. Em geral, não há necessidade de dividir a conclusão em seções.

2 Normas da ABNT

        

A ABNT estabelece normas tanto para a apresentação de citações em documentos quanto para as referências bibliográficas. São as normas NBR 10520:2002 e NBR 6023:2002, respectivamente. Na presente seção, destacam-se suas regras básicas. Para orientações mais específicas, recomenda-se a consulta às normas.

2.1 Apresentação de Citações em Documentos

Citação refere-se à “menção de uma informação extraída de outra fonte” (NBR 10520:2002). As citações podem ser diretas ou indiretas. Citações diretas são transcrições de trechos, tal como aparecem na fonte consultada. Citações indiretas são parafraseadas, ou seja, o conteúdo extraído da fonte consultada é preservado, porém aparece escrito em outras palavras.  

  • Citação direta: devem-se mencionar o sobrenome do autor da obra, o ano da publicação e o número da página da qual o trecho foi extraído. O ano e o número da página devem vir entre parênteses. Os trechos transcritos devem vir entre aspas.

Exemplo:

Motta (1999, p.26) afirma que “a gerência é a arte de pensar, de decidir e de agir; é a arte de fazer acontecer, de obter resultados”.

Ou ...

“A gerência é a arte de pensar, de decidir e de agir; é a arte de fazer acontecer, de obter resultados” (MOTTA, 1999, p.26).

  • Citação direta com mais de três linhas: deve ser destacada, com recuo de quatro cm da margem esquerda. Devem-se utilizar espaçamento simples e fonte corpo 10. Neste caso, não é necessário colocar aspas.

  • Citação indireta: devem-se mencionar o sobrenome do autor da obra e o ano da publicação. O ano deve vir entre parênteses.

Exemplo:

Para Santos (2007), os aspectos culturais constituem um dos principais desafios a serem enfrentados por gerentes de projetos internacionais.

Ou ...

Os aspectos culturais constituem um dos principais desafios a serem enfrentados por gerentes de projetos internacionais (SANTOS, 2007).

Outras orientações

  • Citação de citação: trata-se de citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.

Exemplo:

Kerzner, citado por Silveira Neto e Dinsmore (2006, p.58), afirma que “se voltássemos 15 ou mais anos, colocaríamos a culpa por todas as falhas nos ‘pobres’: planejamento, cronograma e controle de custo”.

  • Indicação de supressões ou comentários: se você eliminar palavras ou frases, ao transcrever um trecho, deve indicar o fato, por meio de reticências, entre colchetes. Se você inserir palavras, ao transcrever um trecho, deve indicar o fato, colocando os acréscimos entre colchetes.

Exemplo:

Supressões: [...]

Comentários: [   ]

  • Coincidência de sobrenomes de autores: se você fizer referência a dois ou mais autores com o mesmo sobrenome, acrescente a inicial do prenome.

Exemplo:

Motta, P. (1989)

Motta, F. (1992)

  • Duas ou mais obras de um autor no mesmo ano: se você fizer referência a duas ou mais obras de um autor, no mesmo ano, acrescente letras minúsculas, em ordem alfabética, ao ano.

Exemplo:

Prado (2005a)

Prado (2005b)

  • Citações indiretas de diversas obras simultaneamente: se você fizer referência a diversas obras, simultaneamente, deve mencionar os autores, em ordem alfabética, seguidos do ano da obra. Deve-se utilizar ponto e vírgula para separar as  referências.

Exemplo:

Os fatores comportamentais constituem uma das principais causas de falhas em projetos (KERZNER, 2005; SILVEIRA NETO e DINSMORE, 2006).

2.2 Apresentação de Referências Bibliográficas

As obras citadas no corpo do trabalho (citação direta e indireta) devem ser apresentadas no item Referências. Conforme mencionado, o item Referências constitui um dos elementos pós-textuais do TCC. Sua apresentação é obrigatória. A seguir, serão apresentadas as regras básicas para a referência de livros, capítulo de livro, revistas, monografia, dissertação e tese, bem como obras consultadas via Internet. Para outras referências, a NBR 6023:2002 deverá ser consultada.

  1. Livro

Os elementos essenciais devem vir na seguinte ordem:

Último sobrenome do autor – vírgula – nome e demais sobrenomes do autor (ou iniciais do nome) – ponto – título do livro (em negrito, itálico ou sublinhado) – subtítulo do livro (se houver) – ponto – local da editora (cidade) – dois pontos – nome da editora – vírgula – ano da publicação.

Exemplo: RABECHINI JR., Roque. O gerente de projetos na empresa. São Paulo: Atlas, 2005.

Se forem dois ou três autores, a regra é a mesma. Contudo, o nome dos autores deve ser separado por ponto e vírgula.

Exemplo: FINAMOR, Ana Ligia; ROMERO, Sonia; ROCHA, Sonia. Dinâmicas de grupo, histórias, mensagens, música, filmes e muitas atividades. Canos: Salles, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (319.5 Kb)   docx (116.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com