TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Marketing

Por:   •  26/4/2015  •  Dissertação  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de Marketing

O Plano de Marketing pode ser definido como um documento que detalha todas as ações e informações necessárias para se atingir os objetivos de marketing, adaptando-se as constantes mudanças e identificando possíveis tendências, destinando-se preferencialmente ao lançamento de novos produtos, marcas ou empresas, suportes ou tecnologias para o consumidor final com um resultado satisfatório para ambos os lados, tanto da empresa como o do cliente, sendo assim o plano de marketing é um complemento ao plano de negócios e como um instrumento indispensável ao desenvolvimento de uma organização. Mesmo que já estejamos em processo de um planejamento enquanto pensamos em uma ação, somente a transformação desses pensamentos em um plano fixo permite que se inicie o processo de concretização das ideias que pode significar uma oportunidade dentro da organização.

É também muito imprescindível evitar o máximo de desperdício nos recursos causado por decisões ou atitudes erradas, assim como reduzir a necessidade de improvisos e o perigo de um possível esquecimento por menores que sejam, onde que muitas vezes fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso, ou entre o bom êxito e o sofrível.

Composto pelas seguintes partes:

• Resumo executivo e sumário;

• Situação atual de marketing;

• Análise de oportunidades e questões;

• Objetivos;

• Programas de ação;

• Demonstrativo de resultados projetados;

• Implementação;

• Controles e Realimentação;

Para a elaboração de um plano de marketing utilizamos a integração entre pessoas e recursos que a empresa possui em torno de processos de análise e identificação para o possível mercado-alvo, criação, comunicação e a entrega do produto ou serviço de valor para o consumidor final, pode ser elaborado para o estágio de introdução do novo produto/serviço, no estágio de crescimento, no estágio de maturidade e no estágio de declínio do produto.

Vamos listar a seguir quatro etapas principais:

1° - Análise do Ambiente de Negócios: estudando um possível mercado de atuação ou similares (histórico, tamanho, potencial de demanda, etc.), identificando uma ‘oportunidade de marketing’ que pode ser trabalhada para o seu plano.

2° - Marketing Estratégico: etapa utilizada como uma análise mais detalhada sendo parte do setor de negócios escolhido pela empresa – consumidores, concorrentes, fornecedores, em que a oportunidade de marketing deverá ser desenvolvida.

3° - Marketing Tático: etapa onde são definidas todas as ações práticas para o planejamento a partir da etapa anterior. Detalhadamente serão especificadas os produtos e/ou serviços que será apresentado ao consumidor final, junto com seu preço, meio de comunicação e meio de distribuição no mercado-alvo.

4° - Controle e Avaliação: etapa utilizada como uma forma de controle e avaliação do plano de marketing, utilizando indicadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com