TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Marketing

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

artigo: O cidadão de papel

Trabalho Precoce na vida de crianças e adolescentes.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo pretende abordar a questão do trabalho precoce na vida de crianças e adolescentes. Construído a partir do livro: “O Cidadão de Papel” de Gilberto Dimenstein.

O trabalho precoce ocorre em nosso país como em diversos outros países do mundo, por diferentes razões. No decorrer do artigo, serão explanados os índices quantitativos de crianças e adolescentes que trabalhavam precocemente na década de 90 no Brasil, a questão da desigualdade social em nosso país e as possíveis razões que levam uma criança ou um adolescente a trabalhar antes de alcançar a maioridade.

Entre essas razões que levam uma criança e um adolescente a trabalhar é justamente pelo fato da concentração de renda estar nas mãos de poucos e a pobreza que dela resulta, e a necessidade de complementar a renda familiar, se constitui no mais importante e frequente fator, a única motivação das famílias para introduzirem seus filhos precocemente no mundo do trabalho. E por fim, serão relatadas as consequências do trabalho precoce.

2. TRABALHO PRECOSE NA VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

“Quando o Brasil colocou o pé na década de 90, tinha 7, 5 milhões de crianças e adolescentes de dez a dezessete anos trabalhando. Três milhões com menos de quatorze anos”. DIMENSTEIN, 1994: 41.

Números esses alarmantes, cujos menores trabalham mesmo com a proibição na Constituição, salvo na condição de aprendiz entre 14 e 16 anos de idade. Hoje, apesar da incidência do trabalho infantil estar diminuindo, um grande número de crianças continuam trabalhando e por um período longo de horas. É até importante ressaltar algo que está em evidencia em nosso país: muitos trabalhadores com carteira assinada não tem seus direitos respeitados, imagine os de uma criança que deveria estar estudando, mas acaba aprendendo a se tornar adulto antes do tempo.

O Brasil é considerado um dos países com a pior distribuição de renda no mundo, ou seja, um número muito pequeno de pessoas ficam com a maior fatia da pizza, enquanto a maioria tem de se contentar com a porção menor.

Mas afinal de contas, o que leva uma criança ou um adolescente a trabalhar precocemente?

A pobreza, pois se falta dinheiro para a alimentação as crianças devem conseguir de alguma forma, trazer recursos para seus pais e irmãos. Esse é um aspecto determinante do trabalho infantil, além da escolaridade dos pais, o tamanho e a estrutura da família, o sexo do chefe, idade em que os pais começaram a trabalhar, local de residência, entre outros fatores que são os determinantes para explicar o menor no trabalho.

3. CONCLUSÃO

Pode-se concluir a partir da leitura do livro: “O Cidadão de Papel”, o quanto o nosso país está distante da aplicação prática de elementos básicos e fundamentais para que sejam concedido as crianças e jovens um mínimo de dignidade. Se falta dinheiro para conseguir comida, muitas famílias colocam seus filhos nas ruas e exigem que eles consigam, de alguma forma, obter os recursos necessários e, ao voltar para casa, contribuir com os pais e irmãos. Se a criança está na rua, engraxando sapatos, vendendo balas nos semáforos das grandes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com