TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Marketing

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.133 Palavras (9 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 9

1. CURSO: Administração                    TURMA (não pode haver mistura entre turmas): 6º semestre  B

2. COMPOSIÇÃO DA EMPRESA ACADEMIA TOTAL FITNESS

Presidente: MARCIA CRISTINA                                         RA: 6814002933

        Diretor Administrativo/Marketing: BRUNA VIANA                        RA: 6814016557

        Diretor Operacional: LUCIANO RIBEIRO                                 RA: 1299287551

        Gerente Financeiro/Vendas: FRANCISCO XAVIER                RA: 6814018173

        Gerente de RH: LORIS LENE                                         RA: 6274249884

3. PEDIDO Nº 1

Elabore o Plano de Marketing tendo por base o assessoramento técnico do SEBRAE com vistas a elaborar o planejamento de marketing visa priorizar a essência, a ideia principal e identificar o que torna a empresa eficaz para atingir a meta visualizada.

O Plano deve conter, dentre outros, os seguintes tópicos obrigatoriamente:

        - Identificação dos 4 P e seus desdobramentos

        - Participação de mercado;

        - Avaliação dos pontos fortes e ameaças dos produtos e serviços em relação ao mercado.

- Análise do mercado;

        - Recursos disponíveis para a realização do Plano de Marketing;

        - Estratégias de Marketing (global e por cliente-alvo);

        - Segmentação do mercado-alvo;

        - Dimensão do mercado;

        - Tamanho do mercado disponível;

        - Impacto da Reserva nas estratégias de marketing; e

        - Tipos de pesquisa a serem aplicadas.

* * *

Planejamento de Marketing

ACADEMIA TOTAL FITNESS

  1. Sumário Executivo

O negócio refere-se à Academia de Ginástica Total Fitness instalado há um ano em um excelente prédio comercial em um bairro de classe média com uma boa infraestrutura. Ele conta com atividades esportivas para todas as idades, musculação, aulas de ginástica, entre outras atividades esportivas. O aumento da concorrência levou à perda de clientes, o que está provocando queda acentuada no faturamento da empresa.

 A atual situação em que a Academia se encontra fez com que a Diretora Administrativa, Bruna Viana, realizasse uma detalhada análise de mercado e estudo de tendências e oportunidades para o seu negócio, através da aplicação de uma pesquisa.

Após o estudo realizado, Bruna Viana decidiu incluir atividades específicas para a terceira idade, como pilates e GAP, massagens fisioterápicas, dietas balanceadas, terapias em grupo, além de atividades de lazer, como dança e cursos alternados de acordo com o interesse dos associados e participação em competições desportivas, dispondo de uma equipe completa de profissionais especializados.

Essa unidade será conhecida como REVIEW – Centro de Saúde e Lazer para a Terceira Idade e funcionará no mesmo local da Academia Total Fitness, inicialmente, de segunda à sexta das 6h às 0h e aos sábados das 8h às 12h, paralelamente às atividades já existentes da Academia.

Com a diversificação do negócio, Bruna Viana pretende neutralizar a ação da concorrência, aumentar o seu faturamento, oferecer algo inédito na região, ser referência em centro de saúde e lazer para idosos, ter o melhor atendimento especializado e garantir a constante satisfação do cliente.

  1. Análise de Ambiente:

Fatores Econômicos: A partir de pesquisas em jornais, revistas e no IBGE, verificou-se que as pessoas estão mais otimistas com relação à economia e que os gastos com saúde e bem-estar devem crescer significativamente nos próximos anos. Os consumidores, porém, estão mais sensíveis a preços e, por isso, estão exigindo uma maior valorização do seu dinheiro, o que se traduz em um desejo por produtos e serviços que contenham cada vez mais benefícios.

Fatores Socioculturais: A pesquisa indica que os consumidores estão com tempo escasso, mas mais preocupados com a saúde e o lazer. Um segmento crescente é o de idosos. Em grande número na região e com um bom poder aquisitivo, eles buscam tratamentos preventivos. Segundo o Censo, a importância dos idosos para o País não se resume à sua crescente participação no total da população. Boa parte deles hoje é chefe de família e nessas famílias a renda média é superior àquelas chefiadas por adultos não-idosos. O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade. De acordo com o Censo, os idosos: com mais de 80 anos triplicarão daqui a 25 anos; se tornarão um dos pivôs da organização das sociedades e dos mercados; terão mais autonomia, sobretudo em relação aos filhos; exigirão assistência especializada; vão continuar vivendo em domicílio próprio. A porcentagem dos que continuarão morando com familiares cairá de 11% em 1999 para 6% em 2025; com grande potencial de consumo, exigirão ser tratados como clientes, e não como doentes; farão questão do convívio com outras faixas etárias; não abrirão mão do direito de se sentirem atraentes e sedutores. A academia dispunha, atualmente, de um público variado, entre eles, 10% crianças, 10% adolescentes, 50% adultos e 30% idosos. Pois bem, lembra-se que era frequente aparecer na Academia, idosos à procura de tratamentos especializados, ministrados por profissionais qualificados, tais como, pilates aliado à fisioterapia. Apesar da procura, constatou que esse tipo de segmento ainda era pouco explorado na região. Realizou uma pesquisa com os idosos moradores próximos a Academia e verificou que tinham carência por esse tipo de serviço que incluía também acompanhamento médico e assistência nutricional.

Fatores Políticos, Legais e Tecnológicos: Observou-se que as condições legais, políticas e tecnológicas tinham pouco impacto sobre o seu tipo de negócio.

Concorrência: Aumento da concorrência e agressividade nas promoções utilizadas. Esses aspectos foram visualizados a partir de conversas informais com clientes e da queda de seu faturamento.

Fatores Internos: A Academia possui infra-estrutura adequada, pessoal qualificado com nível médio e superior, pessoal de limpeza, dois computadores, impressora, fax, artigos esportivos e de banho, material de escritório. O banco de dados de clientes é incompleto e desatualizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (183.7 Kb)   docx (321.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com