TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Diagnóstico Organizacional.

Por:   •  18/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        3

2. DESENVOLVIMENTO        4

2.1 ENTREVISTA         5

2.2 CONTRIBUIÇÃO SOCIAL DA EMPRESA.        6

3. CONCLUSÃO         8

REFERÊNCIAS         9

         

1. INTRODUÇÃO

Este portfolio trata de uma empresa de prestação de serviços a Drogaria Minas Brasil, as farmácias e drogarias deixaram de ser simples estabelecimentos comerciais e passaram a ser unidades de prestação de assistência farmacêutica, assistência a saúde e orientação sanitária individual e coletiva. Caracterizada por ser uma empresa de grande porte e emprega diretamente e indiretamente nas suas mais de 28 lojas mais de 950 funcionários. Aqui na localidade de Januária- Minas Gerais a empresa conta com 19 funcionários. Foi fundada em 1958 na cidade de Montes Claros Minas gerais a farmácia tem uma história de sucesso em relação com o compromisso com os clientes pois contou com o primeiro plantão 24 horas da cidade, teve o primeiro telemarketing e a primeira drogaria do norte de Minas com serviço Drive Thru.

2. DESENVOLVIMENTO

Em Januária a empresa conta com dois gerentes que regem os demais funcionários resolvendo as situações geradas no dia a dia e fazer cumprir tarefas pré-determinas, eles estão a todo instantes interligados aos gerentes superiores das farmácias polo localizada em Montes Claros-MG e por esses é feito todo um planejamento estratégico para aplicação nas vendas, tipos de produto mais procurados , pesquisa de preços,  onde ao final é repassado para os gerentes  das outras farmácias para efetuarem a instrução, repasse de informações e  treinamento do quadro de funcionários.

Quando a Minas Brasil foi trazida em Januária em Abril deste ano de 2015, houve agitação das outras farmácias em função de um fato inesperado que era a chegada de uma drogaria pertencente a maior rede de farmácias do norte de Minas Gerais. A concorrência é acirrada, mas pelo fato da farmácia atender todas as necessidades dos clientes e ter o seu nome engrandecido pela quantidade de filiais, se mantem muito bem no mercado e Gera empregos e é a única farmácia que paga salário comercial e oferece vales para compra dentro do estabelecimento e descontos nos produtos para os funcionários. Muitas famílias tiveram acesso a farmácia, pois esta facilitou o crediário aumentando o ato da compra para que paguem em muitas parcelas, além de obedecer o Jargão: “A mais econômica é sinônimo de economia”. Neste ano com a economia fragilizada o setor farmacêutico também sofreu mas como a necessidade é a mãe da inovação, a empresa deixo o interesse pelo primeiro lugar em vendas e abraçou a saúde econômica e sobrevivência da empresa e passa a investir corretamente. O Brasil poderia pensar como os outros países que não cobram impostos sobre os remédios, pois precisam da população saudável e com acesso a tais remédios para produzir  e arrecadar. Aqui é ao contrário o Brasil arrecada mata a população sufocando com impostos.

Segundo CHAUI (2002) citado por TAVARES e col.(2014, pag. 98) Os indivíduos pelo contrário, criam-se a si mesmos como povo e é a este que transferem os direitos naturais para que sejam transformados em direitos civis. Assim sendo, o governante não é soberano, mas o representante da soberania popular.  

Com essa crise está previsto um corte no orçamento, vai afetar política pública que garantia desconto de 90% de desconto em remédios de uso contínuo que eram vendidos nas farmácias populares.

 Em meio à crise uma estratégia de recursos humanos seria identificar os talentos da empresa e motivá-los com capacitações e substituir os funcionários de baixo desempenho. E outra boa estratégia seria a adoção de planos de carreira, pois os profissionais tendem a melhorar cada vez mais, com a possibilidade de crescer dentro da drogaria, o funcionário não precisaria se deslocar do emprego atual e o principal ganho para a empresa seria o aumento de produtividade qualidade pessoal em prestação de serviços, retenção de talentos e foco no alinhamento estratégico da organização.

2.1 ENTREVISTA

Entrevista feita com o gerente da drogaria Minas Brasil do município de Januária MG, Fernando Lucas que está ocupando o emprego há 8 meses.

1ª Pergunta: A empresa possui algum sistema de informação (software) na área financeira? Caso possui, o sistema está funcionando?

Resp.: Sim. Atende todas as nossas necessidades como leitura de código de barras, cadastro de clientes, fornecedores, e vendedores, emite carnês e promissórias, possui a tela de vendas para devolução de uma ou várias vendas, parcelamento e inclusão automática na conta do cliente.

“O pesquisador quando participa na ação traz consigo uma série de conhecimentos que serão o substrato para a realização da sua análise reflexiva sobre a realidade e os elementos que a integram. A reflexão sobre a prática implica em modificações no conhecimento do pesquisador.” FONSECA (2002, pag.35)

2ª Pergunta: A empresa possui algum sistema de informação (software) na área de

Marketing/vendas? Caso possui, o sistema está funcionando?

Resp: Sim. Funciona. O mesmo software da primeira pergunta.

3ª Pergunta:

A empresa possui algum sistema de informação (software) na área de

produção (Indústria)? Caso possua, o sistema está funcionando?

Resp: Não

4ª Pergunta: A empresa possui algum sistema de informação (software) na área de

Recursos Humanos? Caso possua, o sistema está funcionando?

Resp: Sim. Funciona. Não temos acesso a esse software, pois somos uma empresa filial e o polo que tem controle sobre esses dados.

5ª Pergunta: Quais são os principais benefícios obtidos pela empresa com a utilização desses Sistemas de Informação?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com