TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Individual 3º Semestre

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 A MICROSOFT ENTRE O ANTIGO E O NOVO 4

2.2 A MICROSOFT PASSOS ATRÁS DE SEUS CONCORRENTES 4

2.3 ATENÇÃO AOS CONCORRENTES 5

2.4 DEFINIÇÃO DE PRODUTO. 5

2.4.1 Produto Central Básico (Core Product): 5

2.4.2 Produto Real (Actual Product): 6

2.4.3 Produto Ampliado (Augmented Product): 6

2.5 MIX DE COMUNICAÇÃO 6

2.5.1 Propaganda 6

2.5.2 Promoção de Vendas 6

2.5.3 Relações Públicas e Publicidade 6

2.5.4 Vendas Pessoais 7

2.5.5 Marketing Direto 7

2.6 VARIÁVEIS AMBIENTAIS 7

2.6.1 Concorrência 7

2.6.2 Riscos 8

2.6.3 Tempo 8

2.6.4 Informação 8

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Bem a megaempresa chamada Microsoft, por muito tempo se afirmar ao mercado de softwares e hardwares, acabou não dando importância a segmentação dos aparelhos “mobiles” Com isso acabou ficando atrás de seus concorrentes neste mercado que cresce consideravelmente a cada dia.

Para que ela consiga sua afirmação nesta nova segmentação deve sair de “cima do muro” e deixar pra trás o antigo e aceitar o novo, mas para isso deverá mudar a cabeça de seus investidores.

Uma grande falha foi não observar a movimentação de seus concorrentes, ou não dar significância para os mesmos neste novo mercado.

Veremos um pouco sobre a definição de “produto”, “mix de comunicação” e as “variáveis do mercado”.

Assim como toda e qualquer empresa que anseia o sucesso ou queira mantê-lo, deve atentar-se para a metodologia voltada ao mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

O Mercado está para todos, mas nem todos estão para o Mercado.

2.1 A MICROSOFT ENTRE O ANTIGO E O NOVO

O Mercado muitas vezes nos exige a lidar com situações adversas, nos deixando “em cima do muro”, a Microsoft não se ausentaria desta “regra”. Conforme o comentário de Staten, da Forrester onde diz "Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo". Mas a empresa tem mais da metade de sua receita que vem de seus clientes corporativos, onde a maioria resiste ao novo, e no ramo da Tecnologia da Informação, acaba sendo uma fraqueza, mesmo para uma empresa grande e de renome como ela. Mas vendo o “Mercado” como um organismo vivo, as empresas devem se adequar sempre a seu estado atual e arriscar em algo novo, assim é o jogo da competitividade, onde alguns crescem, outros se reafirmam e outros “morrem”, tendo que fechar suas portas.

As dificuldades sempre estarão presentes nesta batalha, e com isso é muito provável que a Microsoft supere este momento, deixando pra trás o “antigo”, e inovando, onde provavelmente nos surpreendendo. Convencer os investidores não tem forma melhor que “fatos e dados”, lucratividade e resultados. Quem investe quer retorno.

Todo processo de transição tem seu “suor” a ser gasto e “sangue” a ser derramado. Mas os espólios na maioria das vezes valem o esforço.

2.2 A MICROSOFT PASSOS ATRÁS DE SEUS CONCORRENTES

O Mercado muitas vezes nos exige a lidar com situações adversas, nos deixando “em cima do muro”, a Microsoft não se ausentaria desta “regra”. Conforme o comentário A Microsoft, por muitas décadas de anos se afirmou no mercado com seus softwares, hardwares e outros. Ideias que inovaram o mercado no passado. Com isso, devido sua supremacia, afirmação e expressividade em sua segmentação no mercado de computadores, acabou não se atentando ou não dando a devida importância para a tecnologia móvel (celulares, smartphones e etc). Já os seus concorrentes como a Apple (IOS) e a Google (Android) tiveram esta visão lançando seus produtos e fixando seus devidos sistemas operacionais, saindo na frente e se afirmando no mercado. Os smartphones, com suas funcionalidades e praticidades, como o fato de serem pequenos a ponto de poder carregar no bolso, conquistaram a grande massa dos consumidores, onde o mesmo tem acessos a redes sociais (ponto forte para a venda) e outras funções que antes somente um PC fazia.

Mas é interessante reportar que não é tarde e com bons projetos ela pode entrar com força neste mercado.

2.3 ATENÇÃO AOS CONCORRENTES

“Estar atento aos concorrentes”, fala Kotler... Se colocarmos esta visão ao que a Microsoft passou (ou passa) e tentarmos conceituar isso, chegaremos na “Estratégia de Marketing” onde se entramos mais ainda a fundo chegamos no “Mix Marketing” ou os “4 P’s”. Podemos resumi-los em um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma que os consumidores respondem ao mercado. Esta metodologia voltada ao consumidor, em suas entrelinhas podemos falar que está diretamente ligada à concorrência, visto que os mesmos fazem parte do mercado.

2.4 DEFINIÇÃO DE PRODUTO.

Produto: é tudo que se refere aos “bens e serviços” que uma organização disponibiliza ao mercado, para atenção, aquisição, uso ou consumo. Seu objetivo é a satisfação do consumidor, que é quem se beneficia de alguma forma do mesmo, sendo fisicamente ou psicologicamente.

Existem 3 níveis de produto:

2.4.1 Produto Central Básico (Core Product):

Correspondem aos benefícios procurados pelo consumidor quando compra um produto;

2.4.2 Produto Real (Actual Product):

Resulta da transformação do benefício básico num produto real, através de características como qualidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com