TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio individual 1 semestre 2014

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4 e 5

3 CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7



  1. INTRODUÇÃO

                       Este trabalho tem o objetivo de abordar os aspectos referentes ao universo empresarial, incluindo as estruturas de mercado no setor supermercadista, que  se caracteriza pela existência de inúmeros compradores e vendedores, onde nenhuma empresa consegue ter influência sobre o preço de mercado. Os produtos elaborados são homogêneos, sendo substitutos perfeitos entre si, bem como existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto por parte dos produtores e dos consumidores.

                        Nas últimas décadas o país tem sofrido grandes mudanças nos mais diferentes contextos, inclusive no universo empresarial. Nessa estrutura de mercado existe concorrência entre os consumidores. A firma produz um produto para o qual não existe substituto próximo. Há presença de barreiras à entrada de novas firmas, ou seja, é necessário manter os concorrentes em potencial afastados. A diferenciação de produtos pode dar-se por características físicas, pela embalagem, ou pelo esquema de promoção de vendas. Nesta estrutura, cada empresa tem certo poder sobre a fixação de preços, no entanto a existência de substitutos próximos permite aos consumidores alternativos para fugirem de aumento de preços.


  1. Desenvolvimento

                      Atualmente a sociedade vive um verdadeiro contraste em vários aspectos, inclusive quando se refere ao contexto econômico, onde o universo comercial vive o fenômeno da competividade. No mundo globalizado, é preciso que as empresas em geral procurem encontrar com facilidade, instrumentos de apoio capazes de proporcionar maior segurança e agilidade ao processo de tomada de decisões.  

        É importante nos estabelecimentos comerciais sejam conduzidos dentro de uma perspectiva de que o mesmo venha obter sempre resultados positivos, atingindo o maior número de cliente possível, e assim garantir a sua estabilidade.   Os supermercados devem criar estratégias promocionais para atrair um número positivo de clientes, garantindo um melhor atendimento ao consumidor.

                       Nesse sentido, alguns dos instrumentos de auxilio às organizações são a Contabilidade Gerencial e a Contabilidade de Custos, das quais se esperam subsídios à gestão empresarial, no que tange aos processos de controle e tomada de decisões. Os empresários sempre maximizam lucro e os consumidores maximizam satisfação, e os consumidores e vendedores tem acesso a toda informação, sem custos.

                      A macroeconomia é a parte da economia que se encarrega de estudar o funcionamento econômico em geral, bem como as políticas econômicas que são adotadas em larga escala, por exemplo, em um país. Isto é, engloba a sociedade em seu conjunto funcionando ao mesmo tempo, não de forma independente. Algumas das variáveis mais usadas são o Produto Interno Bruto, a taxa de desemprego, os níveis de impostos ou a taxa de juros, entre outros.

                      Já a microeconomia significa a parte que se encarrega do comportamento de cada ator econômico de forma individual, como podem ser as famílias, as empresas ou os trabalhadores. Nela se analisa de forma exaustiva leis como a da oferta e demanda, entre os consumidores e os ofertantes, o nível de preços, ou a elasticidade de cada produto. Isto é, o como se chega a um acordo entre as necessidades dos consumidores e das empresas que oferecem os bens e serviços, bem como todas as variáveis psicológicas que podem afetar, como a qualidade do produto ou as diferentes necessidades de cada pessoa. É importante observar as diferenças entre macroeconomia e microeconomia A macro procura uma perspectiva geral e a micro uma perspectiva individual. A primeira delas estuda atores econômicos globais, como um país, e a segunda específicos, como um consumidor. As variáveis utilizadas são muito diferentes, por exemplo em macroeconomia o PIB observa a produção total de um país e em microeconomia a quantidade produzida por uma só empresa. Há situações que afetam a macroeconomia e não a microeconomia, e vice-versa. Por exemplo, um novo modelo de carro muito barato afetará as variáveis microeconômicas, mas não as macroeconômicas. Ainda que sejam muito diferentes, não são totalmente independentes e precisamos de ambas para compreender a economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com