TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Unopar Semestre

Por:   •  21/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.317 Palavras (10 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 QUESTÕES 4

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

O presente texto interdisciplinar aborda as disciplinas estudadas no semestre utilizando as para responder as questões e fazer uma ligação do caso concreto referente às empresas HEMEJAN e o que foi trabalhado até o momento.

A atividade é composta de cinco questões as quais foram respondidas em formato de pequenos textos dissertativos, sendo que na primeira questão houve um paralelo entre o modelo atual de gestão da empresa e o que talvez fosse o ideal diante das mudanças pretendidas, já na segunda questão foi necessário a elaboração de planilhas e tabelas demonstrando alguns possíveis riscos, assim como plano de recurso humanos e um modelo simples de EAP da empresa.

Nas demais questões foram respondidas as questões levando em consideração uma visão dos fatores abordados pelos especialistas e empreendedores no GEM, 2016, assim como a colaboração de Habermas e Kant na análise do caso em tela, sem deixar de mencionar as alterações na legislação trabalhista que poderão ser utilizadas pela empresa HEMEJAN na busca de uma organização inovadora, com comunicação clara e eficiente na busca de um possível sucesso ao empreendimento.

Para a solução das questões foi utilizado pesquisas em artigos, legislações e livros, além da bibliografia sugerida e o material didático disponível.

2 QUESTÕES

O modelo de Gestão Burocrática tem como características segundo CANDIDIO, 2012, o formalismo, a impessoalidade no tratamento entre as pessoas, uma ausência de comunicação eficiente e eficaz, além de uma valorização maior da competência técnica em detrimento as competências relacionadas às questões interpessoais.

A empresa HEMEJAN utilizando como modelo de gestão o Burocrático compromete a empresa, pois este modelo possui uma postura técnica demais e mecanicista no qual o comportamento pessoal não é levado em consideração, gerando, portanto, o excesso da rigidez e lentidão na execução dos processos comprometendo a inovação (CANTIDIO, 2012).

Por conseguinte, necessário a adoção de um modelo de gestão por parte da empresa baseado na busca e consolidação da inovação, ou seja, adoção do modelo de Gestão Contemporânea que irá proporcionar muito mais benefícios e vantagens aos novos consumidores. (JULIANO, 2016. Pag.77).

Neste novo modelo de gestão também é possível uma participação maior, mais flexível na qual cada um terá sua função especifica de acordo com as particularidades e necessidade das organizações na busca comprometida com alcance de resultados, neste sentido se destaca Santos, 2001 “A Participação de todos significa que, a princípio, nenhuma pessoa, em qualquer nível hierárquico, deve ser excluída do processo participativo."

A empresa HEMEJAN ao adotar o modelo de gestão participativa terá como desafio fazer com que todos vejam a necessidade e importância da responsabilidade individual na busca da satisfação coletiva, pois esta é uma das características deste tipo de gestão. Além do mais também será necessário um gestor capaz de conduzir cada um na busca de alcance de metas e resultados dentro da organização, levando em consideração que a participação de todos é essencial para o sucesso da empresa.

Destaca-se também a necessidade de uma Gestão com um formato Orientado para Resultados, pois cada indivíduo com o auxílio deste gestor, por intermédio de uma comunicação clara, objetiva deve ser orientado que os resultados que se pretende alcançar é responsabilidade de cada um, porém somente com o conjunto será possível alcançar de fato os resultados pretendidos, e o Sr. Rubens também não poderá esquecer a necessidade de valorização dos envolvidos neste processo como meio de incentivo.

2.2 - EAP:

A Estrutura Analítica do Projeto nada mais é que um instrumento em formato gráfico que serve para orientar as macro atividades e os pacotes de um projeto a ser elaborado, além do mais será um grande facilitador na feitura do cronograma do projeto (PAES, 2016).

Planilha Recursos Humanos responsável pelas mudanças:

TAREFAS EQUIPE/ RECURSOS HUMANOS

PAPEL Gerenciador Resp. execução Chefe geral Fiscal Monitoramento

Definir R I C I I

Desenvolver C R I I I

Patrocinador I I R I I

Fiscalização R R C R R

Testar C R C I R

R= Responsável C= Consultado I= Informado

Plano de Risco:

EVENTO IMPACTO X PROBABILIDADE

Obj. do Projeto Muito baixo/% Baixo/ % Alto/ % Muito Alto/%

Organizacional- Alteração do modelo de Gestão ñ aceitar =5% ñ aceitar < 20% ñ aceitar > 35% ñ aceitar > 60%

Nova tecnologia ñ aceitar =5% ñ aceitar < 20% ñ aceitar > 35% ñ aceitar > 60%

Novo Regime de trabalho ñ aceitar =5% ñ aceitar < 20% ñ aceitar > 35% ñ aceitar > 60%

Tempo tempo =5% tempo < 20% tempo > 35% tempo > 60%

Custo custo =5% custo < 20% custo > 35% custo > 60%

Comunicação ñ atinge =5% ñ atinge < 20% ñ atinge > 35% ñ aceitar > 60%

2.3 De acordo com o GEM, 2016, pág. 19, os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com