TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio individual 1 e 2 semestre administracao

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.872 Palavras (8 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 1]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

Es

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


INTRODUÇÃO:

O presente estudo relata temas fundamentais e bastante usados na atualidade das empresas. Sob a ótica das disciplinas estudadas durante o semestre, vamos colocando em prática no dia-a-dia do mercado, tendo por objetivo a aplicação dos conceitos e suas relações, utilidades e consequências.

Esta produção textual discorre sobre as estruturas de mercado do setor supermercadista Rio Grande do Sul, focando na estrutura de oligopólio como sendo a utilizada pelo setor. Ressaltando a importância de obter informações sobre conceitos de Micro e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, e Ética Politica e sociedade.

O setor supermercadista brasileiro vem passando por uma enorme transformação, uma vez que novas ferramentas gerenciais vêm sendo empregadas como forma de se relacionar melhor com seus consumidores. Nas últimas duas décadas, o comércio teve uma evolução significativa que foi proporcionada pelo desenvolvimento tecnológico, que propiciou a geração de técnicas de gestões mais eficientes, melhor conhecimento sobre o modo de circulação dos produtos e serviços, ganhos de eficiência e incorporação de novos modelos organizacionais mais intensivos em conhecimento. Estes fatores aliados ao processo de globalização e aberturas de mercados contribuíram na redução de espaços econômicos regionais ou locais privilegiados. Juntamente com as transformações que tem ocorrido na economia brasileira, o setor varejista, principalmente o supermercadista, também esta vivendo um momento de reestruturação, buscando eficiente operacionalização e competitividade. Assim torna-se imperativo que as empresas se ajustem a essa nova realidade, para tornarem-se mais eficientes, eficazes, enfim, mais competitivas

DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA:

Microeconomia: Trata das escolhas dos indivíduos quanto à afetação dos recursos escassos que têm disponíveis. Assim, estuda os fundamentos das escolhas económicas de cada indivíduo e a sua evolução com a alteração dos preços das coisas. Além de considerar as decisões individuais, a Microeconomia pode ainda considerar certo nível de agregação. No entanto a agregação é sempre de coisas idênticas (homogéneas) e em quantidades e por questões de sistematização, pode ser dividida em diversas “especialidades”, nomeadamente a teoria do consumidor, a teoria do produtor, teoria dos mercados, teoria dos bens públicos, etc.

Macroeconomia: É a parte da teoria econômica que estuda os agentes econômicos em seu conjunto. Tem como objetivo determinar os fatores que interferem no nível total da renda e do produto de uma economia, o objetivo é obter uma visão simplificada do funcionamento da economia que, porém, permita ao mesmo tempo conhecer e atuar sobre o nível da atividade econômica de um determinado país ou de um conjunto de países. Ou seja, analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens produzidos e dos fatores de produção existentes na economia. Resumindo, determinar os fatores que influenciam o nível da renda e do produto do sistema econômico.

As estruturas de mercado estão condicionadas em: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio. A estrutura em que operam as empresas do ramo supermercadista do RS tende a influenciar a conduta, a postura e o desempenho das empresas, o que por sua vez traz reflexos sobre o grau de satisfação dos clientes. Também são considerados como fatores das estruturas de mercado a diferenciação do produto, o numero de fornecedores e o numero de compradores.

Em relação e microeconomia e macroeconomia existem três grandes temas relevantes sobre o assunto: nível de produção e o emprego, a taxa de cambio e a inflação. Sabe-se que no mundo globalizado, tem necessidade das empresas buscarem instrumentos de apoio capazes de proporcionar maior segurança e agilidade no processo da tomada de decisões.

As estruturas de mercado foram determinadas por estarem condicionadas as quatro variáveis principais: número de firmas produtoras no mercado, diferenciação do produto, elasticidade de demanda e economias da escala de produção e existência da barreira nas entradas de novas empresas. Pelo fato do setor supermercadista esta inclusa no mercado de bens e serviços, as formas de mercado que estão dentro destas características são concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio. A Concorrência Perfeita Caracteriza-se pela existência de inúmeros compradores e vendedores, onde nenhuma empresa consegue ter influência sobre o preço de mercado. Os produtos elaborados são homogêneos, sendo substitutos perfeitos entre si, bem como existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto por parte dos produtores e dos consumidores. É o modelo ideal de mercado, pois a entrada e a saída de firmas no mercado são livres, ou seja, não há barreiras. Os empresários sempre maximizam lucro e os consumidores maximizam satisfação, e os consumidores e vendedores tem acesso a toda informação, sem custos.

2.2 Métodos Quantitativos Aplicados á Gestão Empresarial

É a parte da estatística que desenvolve e disponibiliza métodos para resumo e apresentação de dados estatísticos por meio de medidas descritivas, tabelas, gráficos, diagramas ou distribuições de frequência, com o objetivo de facilitar a compreensão e a utilização da informação ali contida.

A. Medidas Descritivas: 

O resumo da informação contida nos dados é na maioria das vezes feito por resumos numéricos dos valores de uma ou mais variáveis, denominadas medidas descritivas.

A medida descritiva é um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados. Se diferencia da estatística inferencial, ou estatística indutiva, pelo objetivo: organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população. Esse princípio faz da estatística descritiva independente.
Medidas de tendência central: São medidas que indicam a localização dos dados. Costumamos responder ao primeiro desafio com o uso da média aritmética, a Mediana_(estatística), ou a moda. Por vezes escolhemos valoresespecíficos da função distribuição acumulada chamados quantis como quartis, decis, ou percentis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (152.6 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com