TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio individual 4 semestre

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 8

RODUÇÃO

O sucesso de uma empresa e a destreza a que ela apresenta para perpetuar na história de seu negócio depende das habilidades técnicas, físicas e comportamentais que seus funcionários apresentam no contexto da organização. Por este motivo, planejar o recrutamento e selecionar as pessoas com as competências certas para as necessidades e expectativas da corporação, torna-se vital para que esta atinja seu objetivo.

Este trabalho tem como objetivo planejar o processo de Recrutamento e seleção, Contratação e Treinamento e Desenvolvimento do cargo de Gerente Comercial, na empresa C&M Distribuidora de Bebidas Ltda., inscrita no CNPJ 10.697.890/0001-34, que atua no ramo do comércio atacadista de bebidas em geral e transporte rodoviário de carga, e está situada na Rua Armínio da Silva, número 1435 no centro de Sarandi/RS. Seu quadro de funcionários conta com 40 colaboradores.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DESCRIÇÃO DE CARGOS

A descrição sumária do cargo de Gerente Comercial planeja e orienta atividades de equipes de atendimento ao cliente para suprir necessidades de clientes e dar suporte às operações da empresa. Desenvolve procedimentos, estabelece normas e administra atividades para garantir o lançamento preciso de pedidos, acompanhamento eficiente de remessas e entrega oportuna de produtos aos clientes. Também é responsável pela resposta eficaz a solicitações, problemas e necessidades especiais de clientes. Trabalha em conjunto com as áreas de Marketing e Vendas, Logística e Transportes para reduzir o ciclo de produção de pedidos e melhorar as taxas de enchimento, ao mesmo tempo em que controla o custo de atendimento aos clientes.

A descrição detalhada deste cargo responde pela qualidade dos serviços prestados, identificando causas de problemas e orientando tecnicamente sua equipe na resolução dos mesmos, para garantir melhor atendimento aos clientes; atua junto aos demais gerentes, identificando novos clientes e incrementando planos de vendas, para atingir objetivos estabelecidos pela diretoria; mantém atualizados seus conhecimentos, realizando a leitura constante de publicações técnicas e/ou gerais, para assegurar a regularidade das operações desenvolvidas; realiza o atendimento ao cliente, demonstrando produtos e serviços oferecidos, propõe tipos e quantidade de produtos que devem ser comercializados, examinando os estoques existentes e as possibilidades de produção, para decidir sobre as políticas de ação, normas e medidas a serem propostas; consulta a direção geral ou gerência de outros departamentos sobre assuntos referentes à comercialização de produtos, intercambiando informações e debatendo esses assuntos, para complementar seus conhecimentos e observações e conclusões; participa de elaboração da política comercial da empresa, colaborando com informes, sugestões e experiências, a fim de contribuir para a definição de objetivos gerais e especiais e para a articulação de sua área gerencial com as demais; elabora o plano de comercialização dos produtos com a promoção de pesquisa de mercado, fixação de prioridades e processos de colocação dos produtos e outro as medidas pertinentes, baseando-se em estudos prévios sobre resultados anteriores ou de compra de produtos, preço de vendas, características e perspectivas dos mercados de consumo, para assegurar à empresa condições favoráveis à conquista de mercados internos e externos; controla o desenvolvimento dos programas de comercialização, orientando a execução dos mesmos, sugerindo providências relacionadas com as atividades de venda, indicando metas a serem alcançadas, para possibilitar melhor desempenho dos trabalhos e avaliação de seus efeitos; fixa diretrizes gerais sobre abastecimento, compra de matéria-prima e outros insumos básicos, apoiando-se nas necessidades da empresa e selecionando as propostas de venda mais favoráveis quanto a preço e prazos de entrega, de acordo com a gerência de produção, a fim de contribuir para a observância dos padrões de qualidade do produto e obtenção dos lucros previstos; colabora com a gerência de produção, fornecendo-lhe dados, informações e observações de interesse, para facilitar a adequação do produto às exigências do mercado; avalia os resultados dos programas, consultando o pessoal encarregado dos setores comerciais, para detectar falhas e determinar ou propor as modificações necessárias; informa à direção geral sobre as atividades de comercialização dos produtos, elaborando relatórios e estatísticas ou através de reuniões e outros meios, para possibilitar a avaliação geral das políticas aplicadas e sua conjugação com as demais políticas.

2.2 TIPO E TÉCNICA DE RECRUTAMENTO

O recrutamento utilizado para o preenchimento desta vaga será o externo. Este visa o processo de divulgação da vaga fora da empresa, é aplicado nos casos em que o quadro funcional interno não é suficiente para ocupar a vaga superior dentro da empresa, seja por falta de experiência, competência ou devido à grande expansão da organização demandando mais mão de obra. Apesar de envolver mais custo à organização, este tipo de recrutamento também é positivo por trazer ideias renovadas de pessoas treinadas por outras empresas, com novas expectativas, motivações e talentos.

A técnica a ser utilizada neste recrutamento será através de anúncios em jornais e revistas e agências de emprego, mas o foco principal será nos currículos de candidatos que espontaneamente comparecerem no setor de RH da empresa.

2.3 TÉCNICAS DE SELEÇÃO

Para realizar a etapa de seleção de talentos, os recrutadores utilizaram-se de Triagem, esta consiste na identificação rápida dos candidatos que estão de acordo com os requisitos do cargo e com o perfil da vaga. Na análise do currículo são identificados dados básicos como idade, local onde reside, qualificação ou experiência profissional, histórico profissional indicando posições de liderança ou de destaque, formação acadêmica, fluência de línguas e outras informações como intercâmbios e experiências no terceiro setor.

As entrevistas são processos profundos com o intuito de averiguar a qualificação, o potencial e a motivação do candidato ao cargo, além disso visa corroborar os itens relacionados no currículo.

Os testes consistem em conhecimentos gerais, onde podem existir questões sobre cultura geral envolvendo política, economia, esportes, etc., ou conhecimento geral abordando o cargo em questão, os testes podem ser também de conhecimento específicos, por exemplo, matemática, raciocínio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com