TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevenção de acidente do trabalho

Por:   •  15/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.340 Palavras (10 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 10

PREVENÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO

A maior segurança do trabalho é evitar que acidentes aconteçam.

SEGURANÇA DE TRABALHO É UMA QUESTÃO DE ATITUDE PROFISSIONAL.

• Segurança do Trabalho

Conjunto de medidas adotadas para minimizar acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e proteger a integridade e a capacidade de trabalho eliminando condições inseguras do ambiente de trabalho.

Prevenir acidentes. Promover Saúde. Prevenir incêndios.

• Acidente de Trabalho

Aquele que ocorre durante a jornada de trabalho ou no deslocamento para o trabalho. Pode ocasionar lesão corporal, morte, perda ou redução (temporária ou permanente) da capacidade do trabalho. Acidentes não acontecem por acaso e sim por descaso.

Tipos:

Ato inseguro: Praticado com plena consciência de que os atos são contrários as normas de segurança. Ex. Subir num poste ou telhado sem cinto de segurança contra quedas ou dirigir em velocidade acima à da via.

Condição insegura: o ambiente de trabalho oferece perigo ou risco. Ex. máquinas em estado precário, andaimes com materiais inadequados.

• SESMT – Serviço Especializado em engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

Tem por responsabilidade esclarecer aos funcionários os riscos do ambiente de trabalho e promover ações que os neutralize ou elimine.

Visa promover a saúde dos trabalhadores; proteger a integridade física do trabalhador em seu local de trabalho; tratar do interesse coletivo;

Engenheiro de Segurança do trabalho; Técnico de Segurança do trabalho; médico do trabalho; Enfermeiro do trabalho; Auxiliar de Enfermagem do Trabalho;

O engenheiro e o técnico organizam programas de prevenção de acidentes, orientam a CIPA e os trabalhadores sobre os EPIs e elaboram planos de prevenção de riscos ambientais fazendo inspeção de segurança, laudos técnicos e organizando e treinando os funcionários.

Médico, auxiliar de enfermagem e enfermeiro atuam na saúde ocupacional buscando prevenir doenças, fazendo consultas e exames admissional, periódico e demissional.

5 Tipos:

1 – NADA SABE SOBRE O QUE ACONTECE – Considerado problema de produção e o profissional responsável cabe apenas gerir;

2 – FICA SURPRESO QUANDO ALGO ACONTECE – Depois do acidente cobra resultados sem reconhecer sua responsabilidade pela questão;

3 – SÓ OBSERVA O QUE ACONTECE – Sabe de tudo, conhece tudo, se mete em tudo, ajuda em anda. Transfere responsabilidade e gera problemas sem jamais focar em solução;

4 – ACHA QUE FAZ ALGO ACONTECER – Foca no emocional e não no racional, são esforçados, chatos, mas não sabem planejar nem projetar, mas se acham donos do assunto;

5 – O QUE FAZ ACONTECER – dinâmico, inteligente, gere soluções não foca em problemas. Prepara, planeja a segurança e cobra que aconteça pois sabe que só consciência e decreto sem ação não estabelecem segurança.

• CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Instrumento que serve aos trabalhadores para tratar a prevenção de acidentes do trabalho, das condições ambientais de trabalho e demais aspectos de saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Tem por objetivo realizar um trabalho conjunto entre empregadores e empregados a fim de prevenir acidentes e melhorar qualidade do ambiente de trabalho bem como prevenir doenças e acidentes agindo no controle de riscos e condições na organização do trabalho.

Tem por visão preservar a vida e promover a saúde dos trabalhadores.

Deve ser composta por representantes do empregador e dos empregados pois é UMA COMISSÃO EM UMA DEFESA com: Secretário e Suplente escolhidos pelos representantes; vice-presidente nomeado pelo representante dos empregados; presidente indicado pelo empregador; os representantes da empresa são indicados pelo empregador e os representantes dos empregados são eleitos por votação realizada em expediente de trabalho e deve contar com mais da metade de funcionários de cada setor. Tem mandato de 1 anos e após o mandato estabilidade de 12 meses.

Atribuições:

Investigar e analisar acidentes ocorridos na empresa;

Sugerir medidas de prevenção de acidentes;

Promover, divulgar e zelar pelo cumprimento das normas de segurança;

Promover anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT;

Sugerir realização de cursos, palestras ou treinamentos relacionados à engenharia de segurança do trabalho.

Fichar informações sobre a situação da segurança do trabalho da empresa

Elaborar o mapa de riscos anual;

Síntese: Identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar mapa de risco.

O mapa de riscos é o levantamento dos pontos de risco nos diferentes setores da empresa. Identifica situações e locais potencialmente perigosos e tem três etapas de elaboração:

1. Conhecer o processo de trabalho no local analisado;

2. Identificar os riscos existentes;

3. Elaborar o mapa de riscos, sobre o layout da empresa;

Descuido é risco Segurança é vida!

Os riscos são classificados em 3 tipos classificados em 5 grupos:

Mapear com as cores visa acautelar o trabalhador para desenvolver cautela diante dos perigos.

SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é voltada a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e é atividade obrigatória da CIPA devendo ser realizada uma vez ao ano. Visa diminuir afastamentos por problemas de saúde e acidentes e ocorre por promoção de eventos para conscientização e prevenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com