TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pro inter aplicado em marketing III

Por:   •  16/6/2015  •  Artigo  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Centro de Educação a Distância – CEAD

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

2º Bimestre - 2014-1- 3ª Série

FABRICIO LUIS PIANTELA                        RA: 6752347233

MARCIO WILLIAN SILVA SOUSA                RA: 6976505024

MARINILCE PEROSSO                                RA: 6959432987

SERGIO FERREIRA CARDOSO                        RA: 6377238039                        

PROINTER

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO

A TECNOLOGIA EM MARKETING III

Tutor presencial – Túlio Ramos

Ribeirão Preto, 13 de junho de 2014[pic 2]

SUMÁRIO

Resumo ..........................................................................................................................................        03

Introdução......................................................................................................................................        04

Corpo do Ensaio ............................................................................................................................        06

Conclusão ......................................................................................................................................        08

Referências Bibliográficas .............................................................................................................        09


Resumo

        Para este trabalho, foi considerado a idéia de aproveitar o tema “Copa do Mundo FIFA 2014”, de onde foi possível extrair idéias para um projeto de marketing para material alusivo a Copa do Mundo.

        A equipe se reuniu e foram desenvolvidos 10 produtos com o tema “Copa do Mundo”, trazendo cores e formas que lembram o Brasil, sem é claro levar as cores, logotipo e formas da marca FIFA, pois como são marcas registradas, não é permitido utilizá-las.

        Posteriormente a partir de uma campanha de marketing foi desenvolvido um cronograma de vendas e metas para que pudesse ao longo de 90 dias conseguir atingir os objetivos do planejamento comercial.

Antes de iniciar-se uma Copa do Mundo da FIFA, a programação de venda dos produtos oficiais licenciados aceleram a conscientização sobre o evento no país-sede de uma copa do mundo e em todo o resto do mundo. Este é o momento perfeito para que varejistas e licenciados possam lançar no mercado produtos que propagarem a emoção e oferecerem ao consumidor uma crescente paixão pelo momento.

Os pontos de venda licenciados ou não são ideais para a promoção e a venda de produtos. Os varejistas são os primeiros pontos disputados. Porém, devido a grande facilidade do mercado informal em estabelecer-se, será possível ver nas ruas um grande número de ambulantes comercializando os produtos alusivos a Copa do Mundo.


Introdução

Devido a realização da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil, surgiu a oportunidade de criar um material de mídia alusivo ao tema.

Foi então desenvolvido um projeto para que os mais diversos itens pudessem ser criados a partir de uma série de produtos criativos e que pudessem ser de agrado ao público.

A argumentação é que o momento é propício e lucrativo, pois o tempo de duração de uma Copa do Mundo é relativamente curto (30 dias), porém há um tempo de consolidação da marca Copa do Mundo que pode levar anos, ainda mais quando se trata de um público apaixonado por futebol.

O projeto para o desenvolvimento dos produtos teve 5 etapas:

  1. Pesquisa de mercado, visando verificar os produtos que mais seriam necessários para este evento, quantidades, locais de venda e personalização;
  2. Desenho dos produtos, onde a partir do software Diebold foi possível criar os produtos virtualmente, antes de enviar para a parte industrial;
  3. Contratação de mão de obra especializada para que a industrialização iniciasse o mais breve possível;
  4. Utilização do software Helioprint para a personalização das cores e logomarcas;
  5. Criação de cronograma de entregas de acordo com os contratos fechados pela equipe comercial
  6. Início das vendas com acompanhamento da equipe comercial para que sejam cumpridas as metas e contratos.
  7. Descrição dos produtos:

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

  1. Óculos de acrílico nas cores verde, amarelo e azul;
  2. Boné de tecido também nas cores verde, amarelo e azul;
  3. Corneta pequena contendo um apito;
  4. Chocalho pequeno contendo em seu interior esferas de plástico;
  5. Corneta grande.

Estes produtos passaram por uma avaliação técnica prévia e teste exaustivos para que não ocorressem problemas de operação pelos clientes e possíveis falhas técnicas.

        Foi pensada na questão de obter o licenciamento oficial da FIFA, porém, para a obtenção da licença, a empresa deve se sujeitar ao pagamento de royalties à FIFA, em valor correspondente ao percentual de 12% de toda a potencial produção.

Embora o licenciamento autorize o uso do selo FIFA e da identidade visual da Copa de 2014 para os produtos licenciados, não permite a associação da marca do produto à marca FIFA. Desta forma, o produto não pode apresentar a logomarca da FIFA, apenas o seu nome na área de informações sobre o produto. A empresa licenciada não tem exclusividade na exploração da identidade visual da Copa do Mundo no seu ramo de atividades.

Considerando-se a proximidade da Copa do Mundo, foi decidido não agregar ao produto a marca FIFA, porém eticamente foi conseguido aliar as cores brasileiras, sons e alegria ao produto, sem perder a originalidade do mesmo, conseguindo ao mesmo tempo agradar aos consumidores com menor valor de aquisição e facilidade de compra, através dos inúmeros pontos distribuídos pela cidade.


1) Corpo do Ensaio

A estrutura do ensaio sobre este tema é de criar uma forma fácil e rápida de comercializar os produtos e para isso a logística é primordial e deve ser pensada e tratada com prioridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (155.3 Kb)   docx (41.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com