TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ProInter IV Gstão Fincanceira Relatório

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 6

Campus Marte Unibero

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira

Tutor à Distância:

Jéssica Cruz Alves da Silva RA: 1298551098

PROINTER IV - RELATÓRIO PARCIAL 3° SEMESTRE

São Paulo - SP

Outubro 2018

Maristela Cruz Alves da Silva RA: 1299151098

PROINTER III - RELATÓRIO PARCIAL 3° SEMESTRE

Trabalho apresentado ao curso Superior em Tecnologia em Gestão Financeira do Centro de Educação à distância da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Projeto Interdisciplinar IV.

Orientador: Kelly Wolff

São Paulo - SP

Outubro 2018

Introdução

Esse trabalho tem o tema principal a importância no trabalho cotidiano da área financeira, das disciplinas análise de crédito em condições de risco, administração financeira e orçamentária, análise de crédito em condições de risco. Para aprimoramento do aprendizado obtido através do conteúdo apresentado ao curso Gestão Financeira. A administração financeira trata-se de uma técnica ou ferramenta utilizada para controlar o planejamento, a concessão de crédito, a análise de investimentos e/ou meios diversos para obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa de forma eficaz, visando o desenvolvimento, evitando desperdícios e gastos desnecessários.

Dentre várias técnicas e ferramentas disponíveis para o administrador financeiro, este estudo tem como proposta destacar o Valor Presente Líquido, Payback, Análise da Gestão de Capital de Giro e Planejamento Estratégico-Financeiro.

2. Desenvolvimento

2.1 Revisão Teórica sobre Gestão Financeira, suas responsabilidades e importância

O objetivo econômico de uma empresa é a maximização de seu valor de mercado, por meio de geração contínua de lucro e caixa no longo prazo, executando as atividades inerentes ao seu objetivo social, pois com o aumento do valor da empresa, o proprietário aumenta sua própria riqueza. O conjunto de métodos utilizados para avaliar, comprar e selecionar projetos que obtenham o máximo de retorno chama-se orçamento capital, onde a máxima riqueza reflete-se no preço das ações e o máximo retorno é medido pelo lucro.

Atualmente existem técnicas de orçamento que se baseiam em ambos os modelos, algumas têm seu foco no retorno (Lucro) enquanto outras enfatizam a riqueza (peso da ação).

2.2 Análise bibliográfica sobre Administração Financeira e Orçamentária: Conceitos, processos envolvidos e benefícios à organização;

Segundo a Resenha bibliográfica do autor Ivan Pinto Dias, uma das causas do atraso do Brasil no campo da Administração de empresas como um todo é a quase inexistência de boas obras de autores brasileiros e, sem dúvida alguma a péssima tradução de obras estrangeiras (em geral norte-americanas). Afinal não há pessoa melhor para analisar o cenário econômico do Brasil do que o próprio brasileiro, é uma questão que não se pode fazer um estudo superficial, terceirizando à outros países.

Ao analisar a qualidade das traduções de obras estrangeiras nos deparamos com verdadeiras catástrofes, já que por sua vez, os ótimos tradutores da língua-inglesa são poucos conhecedores dos termos técnicos utilizados no campo da administração financeira e contábil. Tornando quase impossível a compreensão e leitura desses livros.

Um exemplo de benefícios das operações administrativas financeiras temos um exemplo no artigo de Thompson e Cyert uma técnica para escolher uma carteira de contas a receber apropriado ao nível de preferência ao risco da empresa. A cada possível concessão de crédito estimando-se a matriz de transição, é feito uma análise/benefício e a partir da mesma é encontrado o ponto de equilíbrio entre os custos gerados pelo aumento de contas que nunca são pagas e os benefícios do aumento de faturamento proveniente de uma política mais liberal de concessão de crédito.

2.3 Análise da Gestão do Capital de Giro e Planejamento Estratégico-Financeiro

Devido às necessidades de capital de giro, os custos de cada alternativa de fonte ou uso de recursos que podem ser ocultos ou não, e as limitações de cada forma de financiamento, é possível aplicar à um modelo matemático e resolvê-lo por programação linear de modo a se achar um nível de ótima utilização destas formas de aquisição de capital de giro. Este ótimo nível será obtido através da minimização do custo total do levantamento de recursos, consideradas as limitações de custo para cada alternativa, os influxos e dispêndios de caixa e as possíveis aplicações de recursos.

Robichek, Teichroew e Jones desenvolveram uma aplicação de programação linear à administração de capital de giro. Uma firma, para satisfazer a sua demanda cíclica de capital de giro, pode obter recursos de inúmeras maneiras são algumas delas: manutenção de linhas de crédito, atraso no pagamento de duplicatas a pagar, desconto de duplicatas, empréstimos a prazo fixo, incentivos ao recebimento de contas a receber, empréstimos a longo prazo etc. Tanto o modelo discutido pelos autores citados quanto o apresentado neste tópico são modelos simplificados, facilmente expansíveis através da inclusão de fontes adicionais de levantamento e da aplicação de recursos.

As aplicações práticas do modelo básico e suas extensões atualmente são poucas e de altos custos, não sendo compensadoras suas vantagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com