TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Produtivo do Pão

Por:   •  10/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O pão e um alimento muito consumido pelos brasileiros. Atualmente as padarias do Brasil contam com 40 milhões de visitas diárias dos aproximadamente dos consumidores o que corresponde a 1,2 bilhão de visitas mensais.

Para que seja desenvolvido um processo produtivo do pão, são desenvolvidas varias etapas, desde o inicio da matéria prima ate o produto final. Neste presente trabalho vamos poder estudar todas as etapas e entender cada uma delas.

PREPARAÇÃO DA MATERIA PRIMA

Durante o armazenamento da farinha, fermento ocorre reações que influenciam nas suas propriedades tecnológicas. Essas reações causam oxidação de alguns pigmentos que melhoram na qualidade do glúten. Muitas vezes para se obter a qualidade desejada da farinhas e conveniente misturar vários itens.

MISTURA

Durante este processo, são colocados os ingredientes secos juntamente com os ovos, o fermento, a gordura e aos poucos é adicionado os líquidos como água ou leite dependendo do tipo de pão a ser produzido, ate que seja formado uma massa homogênea.

A temperatura e o tempo de levedura são dois fatores de extrema importância, pois eles e que determinam o crescimento da massa.

DIVISÃO DA MASSA

A divisão pode ser feita manualmente, com o uso de uma faca ou espátulas ou então nas divisórias, maquinas próprias desenvolvidas para este fim.

DESCANSO DA MASSA

O tempo de descanso da permite por um lado, que a massa cresça e por outro lado que o glúten se torne mais consistente. Também possibilita que o glúten relaxe e a massa fique menos elástica, facilitando a posterior modelagem de alguns tipos de Paes.

MODELAGEM

Na modelagem as peças de massa adquirem a forma do pão que se quer obter. A modelagem as peças de massa adquirem a forma do pão que se quer obter. A modelagem pode ser manual ou mecânica, sendo que ultima se faz o uso da modeladora, que efetua 5 operações seqüenciais sobre as peças da massa.

ACONDICIONAMENTO

Consiste na deposição dos produtos nas assadeiras ou esteiras. Devem ser tomados os devidos cuidados no posicionamento das peças, como distanciamento, acerto das pontas, posição do fecho, para evitar perda da qualidade do produto final.

FERMENTAÇÃO

Esta e uma etapa decisiva, pois consiste na ação das leveduras ou fermento ao consumirem o açúcar presente transformando-o em álcool e gás carbônico. Por este motivo e denominada de fermentação alcoólica.

COZIMENTO

Etapa onde ser cronometrado o tempo de cozimento da massa, para que fique no ponto certo e tanto na cor da massa quando na textura exata.

RESFRIAMENTO

Etapa onde ocorre após o cozimento, onde o pão fica na espera de seu resfriamento natural ao ponto de que possa ser embalado para assim então poder ser comercializado.

FLUXOGRAMA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com