TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processsos gerencias

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Curso: Tecnologia em Logística

Aluno: Evandro de Meneses  RA: 1208397088

Aluno: Edson de Souza Medina  RA: 1600360050

Aluno: Luis Carlos  RA: 1685611731

Aluno: Renato Assis Miranda RA: 2861107077

Aluno: Wellington Alves da Silva  RA: 1263492516

Disciplinas Norteadoras:

Processos Gerenciais

Matemática

Tema: Desafio Profissional

Tutora acadêmica de Pólo EAD : Cleita Carneiro

Tutora online: Francieli Maria Santicioli dos Santos

São Bernardo do Campo, 23/09/2015 São Paulo SP


SUMARIO:[pic 2]

Introdução ......................................................................

Desenvolvimento............................................................


1. Introdução:

   Este estudo tem por objetivo criar uma nova estrutura organizacional para a empresa Hoterdan Hipermercado, desde sua diretoria a todos seus colaboradores mostrando passo a passo o desenvolvimento de um novo organograma.

   Observa-se que a empresa é antiga já atinge um grande mercado no interior  já tem uma marca forte, mas têm como objetivo alçar novos vôos deixando de atuar apenas em seu município e se espalhando pelo estado.

  Para isso será necessário uma requalificação de todos seus colaboradores com critérios técnicos, adaptando a empresa as novas exigências do mercado, e ainda assim controlar os gastos fixos da empresa que vem dificultando um maior crescimento.

2. Desenvolvimento de um novo organograma diretorias:

   Analisando o antigo organograma da diretoria, ficou definido que devido as novas metas seria necessário a alteração em uma área que é de suma importância  que é a área de operações que contava apenas com um diretor,foi necessário a abertura de uma nova vaga que almeja dar a possibilidade de ter melhores resultados em toda a área definindo melhor á área de atuação,melhorando processos internos que futuramente serão de suma importância para o processo organizacional,como melhor qualificação de todos colaboradores.    

Organograma diretoria antigo:

Hipermercado Hoterdan[pic 3]

Presidência[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

Diretorias financeira (1), administrativo (1), compras (1), operações (1)

Organograma diretoria novo:

Hipermercado Hoterdan[pic 8]

Presidente[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

Diretorias financeira (1), administrativo (1), compras (1), operações (2)

   A primeira vista parece uma mudança pequena, mas se fez necessário ao analisar

a quantidade de funcionários que cada um dos diretores vai ter que coordenar, e ter como nova função após objetivos traçados visando profissionalizar todas as áreas da empresa a  melhor qualificação e promoções por índices técnicos e de maior capacitação,como será mostrado a diante

Organograma da Empresa Abrangendo Todos os Setores:

Organograma  diretoria, gerencia e colaboradores.

[pic 13]

    Hoterdan                       Diretoria administ.(trein[pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19]

[pic 20]

[pic 21][pic 22]

[pic 23][pic 24][pic 25]

[pic 26]

[pic 27]

[pic 28]

 

 3. Diretoria administrativa desenvolvendo treinamentos para colaboradores.

    A partir do planejamento dos diretores ficou definido que a diretoria administrativa teria uma maior atuação no processo de requalificação de todos os diretores para novas exigências de mercado.

 Requalificação dos diretores e gerentes da empresa.

    Foram desenvolvidos vídeos motivacionais com 1 hora de exibição quinzenalmente, que focassem a dinâmica que o mercado ganha a cada dia e mostrando a necessidade de sempre estar se requalificando para as novas exigências de mercado, palestras e vídeos motivacionais se tornaram freqüentes.

[pic 29]

   Passou a ser critério para todos os diretores e gerentes que são cargos de liderança cursos superiores pré definidos pela presidência e diretoria administrativa, para isso a empresa se comprometeu a ajudar nos custos estudantis em 20% do valor mensal.

   A partir do treinamento das lideranças já existentes, passamos para o próximo passo pré estabelecido anteriormente.

4. Formando novos lideres ( requalificando mão de obra ).

   O critério de indicação de seus superiores continua valendo, porém com um processo que contempla de imediato a qualificação de todos os funcionários que almejam um crescimento na empresa, que será detalhado a seguir.  

PRI (Processo de recrutamento interno)

   O (PRI) nada mais é do que um processo que iguala a chance de todos os colaboradores da empresa que se preparam para assumir uma nova etapa em sua carreira.

Normas:

   1º passo será colocado no portal da empresa e no quadro de avisos as vagas que vierem a surgir, o funcionário que se achar no perfil para vaga e que já tiver pelo menos um ano de empresa poderá fazer sua inscrição, nos computadores que a empresa deixara disponível ao alcance de todos os colaboradores em setores pré definidos, o funcionário também poderá fazer sua inscrição em casa acessando  portal da empresa, depois será colocado no quadro de avisos a data para prova.

[pic 30]

   2º passo, após a inscrição os candidatos farão uma prova sobre os conhecimentos exigidos para a função dentro da empresa.

   3º passo, após a prova os colaboradores que alcançaram o resultado esperado, fará uma entrevista com o gerente do setor com vaga em aberto e ele fará a indicação final para vaga (faltas, atestados, comportamento) tudo será analisando.

Organograma requalificação diretoria, gerência e colaboradores

                           Diretoria administ. (1)                                        

[pic 31][pic 32][pic 33]

[pic 34][pic 35][pic 36]

[pic 37][pic 38][pic 39]

[pic 40]

[pic 41]

[pic 42]

 

5. Diretoria financeira viabiliza recursos:

   Diretoria financeira libera recursos para o treinamento do pessoal, mas o custo fixo já esta alto o que fazer?

    As vendas estão boas vamos equilibrar as finanças cortando gastos, aumentando o estoque para negociação de melhores preços.

Custo fixo    vendas    passivo   ativo    demanda  

[pic 43][pic 44][pic 45][pic 46][pic 47]

Para equilibrar as finanças foram desenvolvidos alguns projetos que são simples, mas que trazem grande economia para empresa:

1. Aumentado o estoque para ter maior poder de negociação com os fornecedores, para viabilizar melhores preços e conseqüente o aumento das vendas.

2. Em conjunto com todas as diretorias a empresa começa a desenvolver um processo de sustentabilidade simples, reciclagem de tudo que é utilizado, comunicações internas impressas em folhas de rascunho, ajustes de horários dos colaboradores evitando horas extras e gastos de energias e  água sem necessidade.

6. Diretoria de operações entra em ação:

Novos volumes de mercadoria:

   Diretoria de operações fica responsável pelo controle do novo fluxo de mercadorias que vai ter que armazenar e distribuir, onde  ficou necessário a adesão de mais um diretor um  controla entrada e aloca mento de material e o outro fica responsável pela programação de distribuição.

[pic 48]

   O aumento do volume em estoque faz com que a mão de obra aumente, mas da maior condição de negociações de preço tanto na hora da compra como na hora da venda possibilitando, não afetar o caixa da empresa, pois possibilita maiores prazos de pagamento a fornecedores.

Diretoria financeira (1) disponibiliza verba para compras[pic 49]

Diretorias compras (1) reposição de estoque

 Diretoria operações (2) entrada material  e saída material[pic 50]

Gerencia operações (1)

Colaboradores[pic 51]

Armazenamento

Distribuição[pic 52]

7. Diretoria de compras ganha novas funções:

   Diretoria de compras recebe mais uma função fica responsável em administrar compras, marketing e vendas.

   Visando maiores lucros esses departamentos são de suma importância para os novos objetivos traçados o marketing fica responsável pela melhoria do site da empresa que tem um custo baixo de manutenção e que com a divulgação a ser feita vai aumentar e muito as vendas, pois o cliente faz a pesquisa do que deseja e finaliza a compra sozinho.

Cliente compra        vendas recebe pedido      operações distribui[pic 53][pic 54]

   O marketing ficara responsável pela expansão da marca com anúncios online, e divulgação em jornais, revistas entre outros.

  Todas as diretorias vão tendo um aumento do trabalho em conjunto, se faz necessário a cada dia a maior comunicação interna entre todos os setores da empresa e uma maior organização entre seus lideres.

   É necessária a expansão da marca com novas técnicas e sempre em busca da satisfação total de seus clientes, visando que estes clientes se tornem fiel a empresa.

Organograma diretoria compras:

[pic 55]

[pic 56]

[pic 57]

[pic 58][pic 59][pic 60]

[pic 61][pic 62][pic 63]

8. A nova estrutura organizacional da Hoterdan Hipermercado:

Presidente.[pic 64]

[pic 65][pic 66][pic 67][pic 68][pic 69][pic 70]

DIRETORIAS:

[pic 71][pic 72][pic 73][pic 74]

[pic 75][pic 76]

GERÊNCIAS (8):

[pic 77][pic 78]

[pic 79]

[pic 80]

[pic 81]

[pic 82]

[pic 83]

[pic 84]

                        

COLABORADORES (175):[pic 85][pic 86][pic 87][pic 88][pic 89][pic 90][pic 91][pic 92][pic 93][pic 94][pic 95][pic 96][pic 97][pic 98][pic 99][pic 100][pic 101][pic 102][pic 103]

9. Conclusão:

   O presente estudo consistiu em uma avaliação geral nos itens fundamentais para a Hoterdan hipermercados, desenvolvendo novas áreas reforçando as ligações entre suas diretorias e colaboradores com critérios técnicos sendo estabelecidos visando melhorar a qualificação interna de seus profissionais.

   Concluímos que pelo volume de mercadoria um diretor a mais na área operacional seria de suma importância tanto para os processos operacionais, como para um maior contato com todos os colaboradores da área de operação para que fosse possível um maior controle dos novos volumes de mercadorias a serem armazenados e liberados para entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (367.8 Kb)   docx (170.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com