TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.273 Palavras (18 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL 4

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM 5

2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE 8

2.4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 10

3. CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão tratadas as principais teorias de Ford, que são: principio da intensificação, principio da economicidade e principio da produtividade; e como essas teorias podem ser observadas nas organizações modernas. Serão abordadas também como algumas características do fordismo podem ser notadas no setor de serviços e na área informal da economia, que pode ser denominado como “fordismo” informal.

Veremos que as grandes empresas fragmentam o processo de produção transferindo certas atividades para outras empresas (terceirização) e como aumentam o número de empresas terceirizadas. Será relacionado como o trabalho em equipe possui um importante papel dentro das organizações das empresas e como os trabalhadores são incentivados para que trabalhem em ritmo acelerado.

Será visto também que novas exigências são necessárias para o bom andamento de transformações em termos de linguagem e comunicação no mundo empresarial. São mudanças que atuam no bom funcionamento de corporações sejam elas pequenas ou grandes. E que a linguagem evolucionista ou desenvolvimentista tem sido muito usada por economistas para descrever como a estrutura de uma economia muda ao longo do tempo.

Objetivos gerais: o presente trabalho objetiva ilustrar e aprofundar o conhecimento teórico sobre o tema relatado, ressaltando e comentando sobre os temas relevantes e principais.

Objetivos específicos: este trabalho objetiva defender as necessidades de se entender um comparativo com os conceitos do Fordismo aplicado nas organizações no século XIX, com a área de serviços e o trabalho informal na atualidade. O autor deixa bem claro que houve intensas transformações no mundo do trabalho que podem ser sentidas e vivenciadas nos dias de hoje: o avanço da tecnologia, a flexibilização e privatização, a instabilidade na relação com o emprego, a terceirização e a expansão do setor informal e de empregos no setor de serviços.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

2.1.1 As principais teorias de Ford são as seguintes: principio da intensificação, principio da economicidade e principio da produtividade. O principio da intensificação consiste em diminuir o tempo de duração da produção com o emprego imediato dos equipamentos e matéria prima e a rápida colocação do produto no mercado. Nos dias atuais ainda é muito utilizado nas empresas que tem uma grande demanda, ou seja, o produto tem que estar pronto o mais rápido possível para ser vendido. O princípio da economicidade funda a questão em reduzir ao mínimo o volume da matéria prima em transformação. Por meio desse principio, Ford conseguiu fazer com que os automóveis fossem pagos à sua empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria prima adquirida, bem como o pagamento dos salários. Atualmente ainda podemos observar esse método sendo usado em muitas empresas, sejam elas grandes ou pequenas, mas principalmente nas empresas de pequeno porte, pois precisam obter o lucro da venda para poder sustentar os gastos com matérias primas, salários, entre outras despesas. O principio da produtividade consiste em aumentar a capacidade de produção do homem através da especialização e dos incentivos. Nos dias de hoje os trabalhadores são incentivados a buscar uma maior produtividade, pois assim ganham mais e o empresário também fica satisfeito com os lucros, os dois ficam felizes.

2.1.2 A falta de emprego leva muitas pessoas a procurarem meios informais para se manterem. Um desses meios é o que pode ser caracterizado como "fordismo" informal. Denominado dessa maneira, pois algumas características vitais do que passou a se chamar Fordismo se encontram presentes nessa atividade. A atividade que me refiro é a prestação de serviço dos engraxates que trabalham em locais públicos. Esses trabalhadores possuem idade que variam de jovens, até mesmo a adultos, que em sua maioria tem pouca ou nenhuma escolaridade. O trabalho dessas pessoas consiste no polimento e limpeza dos sapatos de transeuntes. A prática se dá da seguinte maneira, os trabalhadores ficam parados em locais de aglomeração de pessoas a espera de um cliente, quando esse cliente chega uma série de passos são executados com uma grande rapidez e precisão, pois tudo o que é necessário para execução do serviço já se encontra com o engraxate, isso faz com que o cliente não perca seu tempo e possa continuar com suas obrigações e o engraxate também possa atender novos clientes. Pode se notar a especialização, o controle do tempo e a padronização na execução desse serviço, estas são características do fordismo.

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

2.2.1 O mundo do trabalho passou por grandes mudanças com o advento da sociedade industrial e, consequentemente determinou novas exigências à qualificação requerida aos trabalhadores. Essas mudanças ocorreram a partir da intensificação do uso de novas tecnologias, novas formas de gestão do trabalho e uma maior valorização do saber dos trabalhadores. Daí decorre a maior valorização do saber tácito dos trabalhadores (Bianchetti, 1998). No entanto, as inovações tecnológicas e a capacidade de usá-las garantem às empresas maior valor aos produtos e serviços desenvolvidos, por exemplo: o desenvolvimento de softwares, computação, tecnologias de informação e internet, mas também a capacidade das empresas em inovar, produzindo produtos de qualidade.

As grandes empresas fragmentam o processo de produção, transferindo certas atividades de produção para outras empresas (terceirização). Conforme aumenta o número de empresas terceirizadas, também aumenta o número de trabalhadores que não possuem as garantias e direitos sociais; em contrapartida, as empresas (matrizes) aumentam sua produtividade, uma vez que reduzem custos com o quadro de pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com