TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programador PCP e Coordenador Logístico da empresa Modular S.A

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Passo 2

O grupo entrevistou o profissional Igor Andreas, Programador PCP e Coordenador  Logístico da empresa Modular S.A., situada em Pinheiral RJ.

  1. Qual a importância do sistema de apoio a decisão para a atividade do entrevistado?

Resposta: A Modular S.A. trabalha com o sistema Datasul, um sistema interativo que tem como objetivo ajudar nas tomadas de decisões, coletando dados para identificar e resolver problemas. O SAD não substitui o decisor, vem como uma ferramenta para auxiliar todos os níveis de gestão, desde o operacional até o nível estratégico. O SAD hoje para a Modular S.A. é uma ferramenta essencial para a sobrevivência da empresa, tendo em vista a grande competividade do mercado. Hoje o mercado exige rapidez e eficiência no processo da empresa, e isso só se dá pela ferramenta SAD, onde sem ela o processo se tornaria lento e suscetível ao erro humano pela grande quantidade de informações que são coletados.

  1. Como são utilizados os dados e informações no processo do negócio e no sistema de apoio a decisão existente?

Resposta: O sistema Datasul gerencia a produção da empresa, importando os dados concernente ao produto (medidas, peso e quantidades), gerando automaticamente quantidades de peças por fardos, facilitando posteriormente no Romaneio das peças para distribuição do produto acabado. Após a importação dos dados, são gerados as ordens de produção com as quantidades teóricas de matérias primas necessárias. Gerando as ordens de produção o produto segue para a fabricação; no término da fabricação o produto é reportado no sistema, gerando o estoque de matéria prima, sucata e produto acabado atualizado conforme a produção. Somente depois de todo o processo descrito anteriormente, o sistema emite a nota fiscal para o cliente, simultaneamente o romaneio de separação do produto acabado.

        Os produtos que a empresa oferece são as Terças “Z” “U”, tirantes, frechais e Steel Deck; todos são fabricados por bobinas fornecidos pela CSN. Essas bobinas também são incluídos no sistemas e controlados no seu processo de picotes para a fabricação dos produtos necessários. A gama de informações coletadas só é possível pelo gerenciamento do software, trazendo avaliações e analises de todo o processo de fabricação e gerenciamento da logística.

  1. De que forma a Estratégia Organizacional da empresa ou serviço utiliza o sistema de apoio a decisão para obter vantagem competitiva?

Resposta: Através de todo o processo a empresa consegue controlar os dados de que está sendo produzido e o que tem no estoque da empresa. Com os dados podemos avaliar as perdas na produção e investir em solução para minimizá-las.

        Através do SAD conseguimos ser competitivos no mercado pela agilidade no processo desde a criação técnica até a entrega do produto acabado. Desenvolvemos produtos com qualidades e preços competitivos para o mercado, pelo desenvolvimento de estratégias no controle de dados e informações.

Passo 3

        Através do Brainstorming coletado pela equipe, a empresa “Postou – Chegou” necessita de uma adequação para o mercado competitivo. O grupo definiu algumas necessidades para o projeto, são eles:

Ratreabilidade – Definir um sistema em tempo real, ou atualizado de 1 em 1 hora de rastreamento do pedido, que fique a disposição do cliente via online.

Comunicação – Esse sistema deve ter vínculo com o cliente final, fornecendo informação do envio e o mais importante, da chegada do produto. Na chegada do produto, o sistema envia um email automático para as lojas online e aos clientes dessas, comunicando a concretização do transporte.

Central de soluções de problemas – O sistema deve conter uma central de soluções de problemas em disposição para o cliente final, caso ocorra algum desvio ou imprevisto no transporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com