TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER III – RELATÓRIO FINAL

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.641 Palavras (23 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

POLO EAD

TECNOLOGIA EM EMPREENDEDORISMO

ACADÊMICO: DEISE LEITE XAVIER – RA: 5901374084

TUTOR A DISTÂNCIA: DIEGO VAZ

          PROINTER- III – RELATORIO FINAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO EMPREENDEDORISMO III

JUAZEIRO DO NORTE-CE

05/2018


ACADÊMICO: DEISE LEITE XAVIER – RA: 5901374084

TUTOR A DISTÂNCIA: DIEGO VAZ 

PROINTER III– RELATÓRIO FINAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em empreendedorismo  do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer III– Projeto

Interdisciplinar.

JUAZEIRO DO NORTE

05/2018

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo elaborar e construir um plano de negócio para a criação de uma empresa no setor de confeitaria. A empresa tem como objetivo levar qualidade aos produtos e ao atendimento, utilizando matérias-primas de qualidade e personalizando seus produtos conforme as necessidades dos seus clientes. Metodologicamente, foram utilizadas pesquisas bibliográficas, visitas às empresas do segmento, pesquisa de mercado e um modelo de plano de negócio. Ao finalizar o plano, concluiu-se que a abertura da empresa Isabele Doces Artesanais LTDA, é viável e que o empreendimento atenderá às expectativas de criação do plano de negócios idealizado pelo empreendedor, pois a análise de viabilidade financeira e retorno do investimento ficaram demonstrados em um espaço temporal médio de sete meses e meio após o início das atividades da empresa e tem um grande potencial para expansão no mercado.

Palavras-chaves: Empreendedorismo; Plano de Negócio, Isabele Doces Artesanais LTDA.

ABSTRACT

The present work aims to elaborate and build a business plan for the creation of a company in the confectionery sector. The company aims to bring quality to products and service, using quality raw materials and customizing its products according to the needs of its customers. Methodologically, we used bibliographical research, visits to companies in the segment, market research and a business plan model. At the end of the plan, it was concluded that the opening of Isabele Doces Artesanais LTDA is feasible and that the project will meet the expectations of creating the business plan idealized by the entrepreneur, since the analysis of financial viability and return on investment were demonstrated in an average time frame of seven and a half months after the start of the company's activities and has great potential for expansion in the market.

Keywords: Entrepreneurship; Business Plan, Isabele Doces Artesanais LTDA.

  1. SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        8

2.        MERCADO CONSUMIDOR        9

3.        ANÁLISE DO MERCADO        10

3.1 MERCADO ALVO        10

4.        VANTAGENS COMPETITIVAS        11

5.        PESQUISA MERCADOLOGICA        12

5..1 TIPO DE PESQUISA        12

5..2 DEFINIÇÃO DA PESQUISA QUANTO AOS SEUS OBJETIVOS        13

5..3 DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA        13

     5..4 DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS        14

COLETAS DOS DADOS        15

ANÁLISE DOS DADOS        16

6.        PLANO FINANCEIRO        17

7.        AVALIAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO        21

8.        ANÁLISES SWOT        22

9.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

10.   REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        24

  1. INTRODUÇÃO

Mercado consumidor: é um termo utilizado quando se refere aos consumidores segmento ou à própria população economicamente ativa de um país que compre ou utilize os produtos de empresas específicas. Ou seja, todas as pessoas que tenham um poder de compra.

Alguém vende algo, outro alguém precisa deste algo, no momento que ambos se encontram, temos o mercado. Se dissermos que mercado é o ponto de encontro entre oferta e procura, não estamos errados, como também seremos precisos se dissermos que mercado é a relação entre a oferta e a procura.

O plano de negócios descreve a idéia de um novo empreendimento e projeta os aspectos mercadológico, operacional e financeiro dos negócios propostos para o período entre os três e os cinco primeiros anos. Seu preparo permite analisar sua proposta e auxiliar o empreendedor a conduzir seu negócio, não eliminando possíveis erros, mas amenizando, e auxiliando-o a contornar situações problemáticas que possam vir a acontecer com a empresa, evitando, também, a morte precoce da empresa, já que uma parte dos riscos e as situações operacionais adversas serão previstas no seu processo de elaboração (DORNELAS, 2016; LONGENECKER, 1997).

Matheus, um funcionário excelente, sempre sentiu que seu potencial não era reconhecido e sempre sonhou em ter seu próprio negócio, ser seu próprio patrão.

Apesar do seu desanimo por fracassos anteriores, Matheus nunca perdeu sua autoconfiança, com o seu espírito empreendedor ele Acredita em si mesmo e em suas idéias como ninguém, e melhor, consegue transmitir isso àqueles que o cercam. É um excelente motivador de equipes e constantemente consegue convencer outros interessados a aderir ao seu negócio. Porém, a característica mais marcante e apreciada por todos e que está presente em Matheus, é sua perseverança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (888.9 Kb)   docx (638.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com