TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER III - RELATÓRIO FINAL

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.857 Palavras (8 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA –UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Projeto Interdisciplinar

PROINTER III

2018

UNIVERSIDADE ANHANGUERA –UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

POLO VALINHOS

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Projeto Interdisciplinar

PROINTER III

Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos na Faculdade Anhanguera Valinhos (SP), sob a orientação do Tutor EAD Diego Vaz

2018

Sumário

Introdução                                                                                                          01

Implantação e Aplicação                                                                                    02

Fluxo de Acompanhamento                                                                               09

Considerações Finais                                                                                        10

Referência Bibliográficas                                                                                   11

Introdução

Afim de atender os requisitos do Prointer III desenvolvi este relatório parcial referente as matérias do segundo semestre, contendo informações e ideias de elaboração e implantação do Setor de Recursos Humanos em uma empresa privada, demonstrando sua aplicabilidade, benefícios aos funcionários e de qual maneira este projeto poderá agregar na satisfação e fidelização dos colaboradores, também visando elevar a visibilidade da empresa perante suas concorrentes e mercado de trabalho, tornando-a mais atrativa.

O projeto trata-se de consultoria de RH contrata visando avaliar o clima organizacional e demonstrar o quão importante é buscar a satisfação e comprometimento dos colaboradores, oferecendo a todos o desejado crescimento pessoal e profissional juntamente com a organização. A seguir estão expostas ideias sobre este programa, juntamente com relatório avaliativo dos funcionários.

Implantação e Aplicação

Na realização deste trabalho concentra-se no desenvolvimento de estudo para viabilização e implantação de um departamento de RH. Para este propósito foram considerados na análise, os conceitos, características e modelos de sistemas já implantados.

Á área de recursos humanos é atualmente de fundamental importância para as organizações, pois, o ambiente empresarial está cada vez mais exigente e competitivo. Os modelos seguidos ultimamente são modelos de gestão antiquados, sem nenhum efeito estratégico ou não agregam valor algum para a organização e estão começando a rever seus conceitos e procedimentos para se adaptar aos novos tempos.

O conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações a planejarem, e desenvolverem melhores seus talentos, é isso que a política de recursos humanos abrange. As mesmas precisam adequar-se as necessidades humanas, de forma integradas, sejam elas clientes, fornecedores, colaboradores ou dirigentes. Sendo equilibrado e dinâmico entre todos os setores da empresa se adaptando as mudanças que hoje tem acontecido de forma extremamente rápida no mercado.

Montar uma estrutura de RH hoje pode se tornar um projeto caro e completo, por este motivo, é imprescindível, ao menos para as pequenas e médias empresas, a contratação de uma consultoria externa que ofereça o serviço em Recursos Humanos para que mantenha intacto tanto o seu maior bem que é o conhecimento que seus colaboradores tem de suas funções e também seus recursos financeiros.

O Departamento Pessoal é o setor responsável por cumprir a legislação trabalhista cuidando das rotinas de admissão e demissão, suporte administrativo, orientação aos colaboradores, toda a parte burocrática na relação funcionário e empresa. Já o setor de Recursos Humanos é o responsável por cuidar das pessoas, e manter/melhorar o clima organizacional. Para isso, auxilia na identificação das principais necessidades interna, implantações alinhadas ao contexto diagnosticado, bem como ao planejamento estratégico da empresa, apoia o desenvolvimento humano e a estruturação organizacional, presta serviço personalizado diante de demandas existentes, atua de forma estratégica junto ao quadro diretivo de organização, para lidarem melhor com as demandas, acompanha, supervisiona e orienta.

Estruturas Básicas

Padronização de documentos exigidos para admissão

  • Carteira de trabalho;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade;
  • Título de Eleitor;
  • Carteira de Reservista;
  • Cadastramento do PIS;
  • Comprovante de escolaridade;
  • Certidão de Casamento (quando for o caso);
  • Certidão de Nascimento (quando for o caso);
  • Certidão de Nascimento filhos (quando for o caso);
  • Carteira de Vacinação filhos (quando for o caso);
  • Comprovante de Residência;
  • 2 fotos 3x4 recentes.

Criação de Contrato de Experiência

O contrato de experiência é uma modalidade de contrato por prazo determinado, tendo como finalidade verificar se o empregado tem aptidão para exercer a função para a qual foi contratado, sendo assim neste modelo o empregado verá se se adapta à estrutura hierárquica dos empregadores e/ou com as condições e tipo de trabalho que é subordinado.

Adequação para cumprimento dos benefícios básicos segunda a legislação

  1. Descanso semanal remunerado
    A lei 605/49 aplica-se normalmente aos empregados contratados por prazo determinado.

Desta forma, cumpridos os requisitos legais, atinentes à pontualidade e à assiduidade durante a semana de trabalho, deve ser assegurado a estes empregados o descanso semanal remunerado.

  1. FGTS
    Todos os empregadores estão obrigados a depositar a importância correspondente a 8% da remuneração paga ou devida, no mês anterior, a cada colaborador, incluídas na remuneração as parcelas de que tratam os artigos 457 e 458 da CLT e também a gratificação de Natal a que se refere a Lei 4.090/1962, com as modificações da Lei 4.749/1965.
  2. Férias
    Os trabalhadores contratados por prazo determinado têm direito de receber e gozar do período de férias, se for o caso, sejam estas integrais, sejam estas proporcionais.
  3. 13º Salário

Instituído pela Lei 4.090/62 e pela Lei 4.749/65, regulamentado pelo Decreto 57.155/65, as quais dispõem que o pagamento deve ser feito em duas parcelas, sendo a primeira, equivalente a 50% do valor a que o empregado tem direito até o dia 30 de novembro de cada ano e a segunda, equivalente aos 50% restantes, até o dia 20 de dezembro de cada ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (173.8 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com