TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer IV - SIG

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.539 Palavras (31 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 31

PROINTER IV

Projeto Interdisciplinar aplicado ao curso superior do 4º semestre em Tecnologia em Processos Gerenciais. Com o objetivo de construir embasamento teórico e levantar dados por meio da pesquisa realizada.

Tutor: Fábio Cerqueira Sousa Silva

SANTO ANDRÉ, 26 DE OUTUBRO DE 2015.

RESUMO

O presente artigo avalia a importância do SIG (Sistema de Informação Gerencial) para a tomada de decisões. Um administrador precisa entender o papel dos diversos tipos de Sistemas de Informação. A necessidade da busca pelas informações e a existência de diferentes interesses em uma organização torna necessários diversos tipos de sistemas, pois, dificilmente, um sistema individual atenderia todas as necessidades de uma empresa. E a necessidade é de um sistema que disponibilize a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, de forma correta e com custo certo.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG) 6

2.1 Papel de suporte funcional 9

2.2 Papel de suporte à decisão 10

2.3 Papel de suporte estratégico 12

2.4 Papel de monitorização de desempenho 14

3 CADEIA DE SUPRIMENTOS 16

3.1 A importância de uma estratégia definida 17

3.2 Opções de canais de distribuição 18

3.3 Um controle minucioso do estoque é imprescindível 18

3.4 Gerenciamento da cadeia de suprimentos em resumo 18

4 O SIG E CADEIA DE SUPRIMENTOS (Supply Chain) 20

4.1 Sistema de informação gerencial na cadeia de suprimentos utilizado pela Unilever Brasil Ltda. 22

4.1.1 Descrição da empresa 22

4.1.2 Gestão de fornecedores: diálogo permanente com nossos parceiros estimula a adoção de boas práticas de sustentabilidade na cadeia de suprimentos. 22

5 ASPECTOS ORGANIZACIONAIS, ASPECTOS HUMANOS E ASPECTOS TECNOLÓGICOS 24

5.1 Metas Globais da Unilever 25

5.2 Objetivos 25

5.3 Modelo de sustentabilidade empresarial 26

5.4 Vantagens 27

5.5 GRI, HR2, DMA HR Não discriminação 28

5.6 Qualidade assegurada 28

5.7 Monitoramento em direitos humanos 29

6 IMPORTÂNCIA DO SISTEMA SELECIONADO PARA A UNILEVER. 30

7 SLIDES DO SIG NA UNILEVER 31

8 CONCLUSÃO 52

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 53

1 INTRODUÇÃO

A competitividade atual tem forçado as organizações a buscarem e implantarem novos modelos de gestão que as auxiliem na conquista de novos mercados consumidores e a permanência nestes. A Tecnologia da Informação é uma ótima ferramenta para apoiar a tomada de decisões e atividades de trabalho em diversos níveis e funções. E essa ferramenta inovou o mundo dos negócios, e em sintonia com as necessidades e objetivos dos usuários. Possibilita maior confiabilidade, eficiência e eficácia no relacionamento interno e externo das organizações, evidenciando, assim, agilidade e qualidade no processo da tomada de decisão.

Diante do ambiente competitivo das empresas, surge a preocupação com a melhoria contínua da qualidade dos produtos e processos oferecidos por uma organização. Uma forma eficaz de se obter vantagem nesta competição é através do gerenciamento da cadeia de suprimentos, a qual aborda o projeto, o planejamento, a gestão e a coordenação do fluxo de materiais e informações desde o fornecedor até o consumidor final, buscando a integração de recursos humanos e físicos que possibilite o alcance do objetivo final de satisfação do cliente, com entregas no prazo e com qualidade.

A análise da Cadeia de Suprimentos permite identificar potenciais oportunidades de melhorias na gestão e na tomada de decisão dos diversos elos das cadeias, através da coordenação do fluxo de produtos e informações na cadeia. Como forma de facilitar essa coordenação, sistemas de informação estão sendo utilizados para o gerenciamento da cadeia de suprimentos.

É apresentada a evolução do processo de compras que vem de uma atividade extremamente operacional para uma função de análise e participação nas estratégias da organização. As melhorias do processo de Compras possibilitam a otimização da operação de compras, buscando vantagens na negociação de preços, melhor eficiência, controle mais rigoroso dos gastos e melhores níveis de serviços. Outra função fundamental do processo de Compras está na avaliação e seleção de fornecedores, buscando uma relação de longo prazo para aquisição de materiais que atendam ás necessidades da organização.

Este trabalho tem como objetivo conceituar o que é o sistema de informação gerencial, mostrando sua importância e benefícios para as empresas que adotam o SIG como diferencial estratégico e como ferramenta fundamental no processo decisório da administração estratégica.

2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG)

Segundo Cruz (2008, p. 56), “Sistemas de Informações Gerenciais são o conjunto de tecnologias que disponibiliza os meios necessários à operação do processo decisório em qualquer organização por meio do tratamento dos dados disponíveis”.

Ainda pode-se mencionar Oliveira (2007, p.26), onde este define que:

• Sistemas de informações gerenciais é o processo de transformação de dados em informações que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.1 Kb)   pdf (324 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com