TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer IV gestão financeira anhanguera

Por:   •  19/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  1.139 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO.

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

ALUNO:

TUTOR(A):

DISCIPLINA: PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO

CURSO SUPERIOR EM GESTÃO FINANCEIRA IV (PROINTER IV)

Polo Presencial

RELATÓRIO PARCIAL

Apresentação

        O planejamento financeiro é importante e necessário em qualquer tipo de empresa, independentemente do seu mercado de atuação. Pois, um correto planejamento financeiro viabiliza a melhor forma para alcançar os objetivos empresariais.

A administração financeira trata-se de uma técnica ou ferramenta utilizada para controlar o planejamento, a concessão de crédito, a análise de investimentos e/ou meios diversos para obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa de forma eficaz, visando o desenvolvimento, evitando desperdícios e gastos desnecessários, explorando as melhores oportunidades para a situação financeira da empresa.

Dentre as várias técnicas e ferramentas disponíveis ao administrador financeiro, esse estudo tem como proposta destacar o Valor Presente Líquido, Payback, Análise da Gestão de Capital de Giro e Planejamento Estratégico-Financeiro.

SUMÁRIO

1.        Introdução        4

2.        Desenvolvimento        5

2.1.        Valor Presente Líquido (VPL)        5

2.2.        Payback        7

2.3.         Análise da Gestão do Capital de Giro        9

3.        Conclusão        10

4.        Referências        10

1.        Introdução

O administrador financeiro é fundamental para o planejamento e as projeções das finanças de uma organização, ele detém o conhecimento técnico necessário para detalhar sua real situação econômica, tendo como meta principal a maximização dos lucros. Para isso precisa ter uma visão geral e ser capaz de identificar possíveis oportunidades e ameaças tanto no contexto microeconômico quanto no macroeconômico.

Para garantir a sobrevivência de uma organização em seu mercado de atuação, é necessário que o administrador financeiro seja o máximo de assertivo possível durante as tomadas de decisões, sempre correndo riscos calculados e minimizando a possibilidade de insucesso dentro da política de práticas da organização.

Um bom administrador financeiro deve estar atento às inovações e transformações do mercado, deve coletar dados, transformá-los em informações para então analisá-los corretamente e estar sempre se atualizando e especializando para melhorar a qualidade de suas decisões e garantir a continuidade da organização e geração de lucro. Ou seja, os melhores administradores sabem utilizar o máximo potencial das ferramentas disponíveis e como combinar as fontes de informações para realizarem seus objetivos e atingirem suas metas.

A melhor gestão financeira é possível com o conhecimento das disponibilidades ou faltas de recursos, em outras palavras, buscar recursos ou fazer investimentos, adiar compromissos, antecipar projetos, planejar investimentos, antecipar-se aos problemas, montar um orçamento visando a solução de problemas, não ser pego de surpresa, montar um planejamento visando atingir metas. Especialmente pelo fato de que o mercado financeiro está cada vez mais dinâmico e complexo.

2.        Desenvolvimento

        O conjunto de métodos utilizados para avaliar, comparar e selecionar projetos que obtenham o máximo de retorno chama-se orçamento de capital, onde a máxima riqueza reflete-se no preço das ações e o máximo retorno é mensurado pelo lucro.

Atualmente existem técnicas de orçamento que se baseiam em ambos os modelos, algumas têm seu foco no retorno (lucro) enquanto outras enfatizam a riqueza (preço da ação).

2.1.        Valor Presente Líquido (VPL)

        Segundo o Doutor em finanças comportamentais Wlademir Ribeiro Prates, Valor Presente Líquido define-se como:

 “Um método que consiste em trazer para a data zero todos os fluxos de caixa de um projeto de investimento e somá-los ao valor do investimento inicial, usando como taxa de desconto a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) da empresa ou projeto. ”

A matemática financeira nos ensina que não podemos simplesmente somar ou subtrair valores futuros que entrarão e sairão em um fluxo de caixa de um projeto de investimento. Isso ocorre porque deve ser considerado o valor do dinheiro no tempo.

Um projeto com VPL igual a zero ou positivo é considerado aceito, enquanto um projeto com VPL negativo é rejeitado.

 O cálculo do VPL é dado pela equação:

[pic 2]

O termo FC0 representa o fluxo de caixa do período zero, isto é, o investimento inicial. Normalmente este termo entrará com sinal negativo na equação do VPL.

A fórmula do VPL também pode ser entendida da seguinte forma:

[pic 3]

        Como exemplo prático, suponhamos a situação seguinte para a avaliação e escolha entre os projetos A e B utilizando o VPL como parâmetro decisivo.

A tabela apresenta os fluxos de caixa projetados para os dois projetos e o valor presente de ambos fluxos. O Valor Presente Líquido (VPL) será a soma de todos os fluxos de caixa trazidos a valor presente.

N

FC Projeto A

VP Projeto A

FC Projeto B

VP Projeto B

0

- 1500

-1500,00

-1500

-1500,00

1

150

136,36

150

136,36

2

1350

1115,70

300

247,93

3

150

112,70

450

338,09

4

-80

-54,64

600

409,81

5

-50

-31,05

1875

1164,23

VPL(A)

-220,92

VPL(B)

796,42

Podemos concluir então que, em termos de valor presente, o Projeto B produz um fluxo de caixa superior ao Projeto A. Logo, o gestor deveria optar pelo Projeto B.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (186.1 Kb)   docx (55.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com