TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER IV – Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Gestão Financeira

Por:   •  27/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 7

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira

4ª Série – 2016/2

PROINTER IV – Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Gestão Financeira

RELATÓRIO PARCIAL

Ensaio Acadêmico – descritivo

“Embasamento teórico sobre administração e análise financeira de uma organização e suas análises”

TTPRE: Prof.ª Daniela Fonseca Cardoso Silva

RA: 2857829000 Caroline

RA: 0099290000 Suelen

Jundiaí-SP

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

EMBSAMENTO TEÓRICO SOBRE ADMINISTRAÇÃO E ANÁLISES FINANCEIRAS 3

ESTUDO DO VPL (VALOR PRESENTE LÍQUIDO) 4

ANÁLISE DA GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO E PLANEJAMENTO 6

CONSIDERAÇÕES FINAIS. 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 9

INTRODUÇÃO

Esse ensaio acadêmico descritivo tem como principal objetivo contribuir com um embasamento teórico sobre administração e análise de financeira de uma organização e suas análises.

Visto que são inúmeras as variações em suas contas contábeis, como banco, caixa, empréstimos, estoques entre outros, uma organização pleiteia um empenho total da administração desses bens.

Por isso é fundamental praticar uma gestão financeira qualificada, licita e coerente, principalmente na atualidade, onde as organizações buscam êxito e sucesso em suas atividades e esperam de um gestor capacidade e habilidade para praticar.

EMBSAMENTO TEÓRICO SOBRE ADMINISTRAÇÃO E ANÁLISES FINANCEIRAS

Com o intuito de atingir seu principal objetivo, a Administração financeira é baseada principalmente em dados contábeis. Da forma que há uma interligação na área administrativa com a área de análise financeira, deste jeito é que se obtém a situação real de uma empresa. Por meio de estudos das demonstrações financeiras é possível fornecer diversos dados sobre a empresa, de acordo com as regras contábeis.

Através de ferramentas, a Análise transforma dados em informações de qualidade e confiança das informações, assim medido sua eficiência entre a administração financeira e a contabilidade.

As atividades financeiras (tesoureiro) e contábeis (controller) estão intimamente relacionadas e com freqüência se sobrepõem. Na verdade, nem sempre é fácil distinguir entre administração financeira e contabilidade. Em empresas de pequeno porte, o controller comumente ocupa a função financeira, e em empresas grandes muitos contadores estão envolvidos em diversas atividades da área financeira. Entretanto, existem duas diferenças básicas entre finanças e

contabilidade: uma está relacionada à ênfase em fluxos de caixa, e a outra, à tomada de decisões. (MARION, 2008, p. 10).

No ponto de vista de Matarazzo (2008), a função do administrador financeiro é direcionar as decisões dos investimentos para seus dirigentes da empresa e a administração visa aumentar o patrimônio dos acionistas já o contador elabora e fornece as demonstrações financeiras para os acionistas, administradores financeiros e dirigentes.

Esses registros são gerados pelos dados das transações conhecidos como:

Compra, venda, pagamento, recebimento, depreciação, despesas, estoque, etc.

Gerando dados que serão organizados pelo contador.

O sistema bancário norte americano foi o responsável em desenvolver a análise e demonstrativos no final do séc. XIX, analisando concessões de empréstimos bancários para empresas, cada vez com mais qualidade. As empresas viram nos demonstrativos uma ferramenta de grande valia, pois esses dados podem conter informações precisas para o desenvolvimento da organização.

No Brasil essa ferramenta demorou para ser utilizada. Atualmente as empresas brasileiras aderiram aos demonstrativos, devido o reconhecimento de sua importância para tomada de decisões com mais segurança determinando o fracasso ou o sucesso da empresa.

ESTUDO DO VPL (VALOR PRESENTE LÍQUIDO)

A fórmula matemática financeira, utilizada para calcular uma série de pagamentos futuros descontando uma taxa de custo de capital é conhecida como Valor Presente Líquido (VPL). Usado para que saibamos o quanto a empresa tem para receber futuramente. Existe devido à incerteza do futuro, pois o dinheiro a longo prazo vale menos, pois é incerto.

Esse cálculo é para demonstrar os descontos devidos das taxas do fluxo de caixa futuro.

É usado geralmente para o cálculo do VPL, usado em analises de retorno de projetos ou valorização de empresa (valuation). Mais conhecido como viabilidade econômica com variações econômico-financeira ou técnica-econômica.

O cálculo matemático para Valor Presente Líquido é obtido através da formula abaixo:

Onde:

FC = fluxo de caixa de cada período.

I = Taxa de desconto escolhida.

J = 1.

Veremos cada fluxo de caixa sendo dividido pela taxa de desconto elevada ao seu período, onde os juros serão compostos. Taxa de desconto seria o dinheiro em fontes seguras, atualmente usa-se as taxas do banco central (SELIC).

ANÁLISE E CÁLCULO DO PAYBACK

O Payback é a ferramenta mais importante, pois ele é o indicador do futuro do seu negócio e capta investidores.

Playback ou “retorno do investimento” nada mais é que calcular o prazo de retorno do capital investido. Payback significa “retorno” em português, técnica muito usada nas empresas pois define o prazo de retorno do valor investido inicialmente, estimamos normalmente em meses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com