TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR EM GESTÃO FINANCEIRA (PROINTER IV)

Por:   •  23/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.914 Palavras (8 Páginas)  •  1.363 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2]

DESAFIO PROFISSIONAL

CURSO: CURSO SUPERIOR EM GESTÃO FINANCEIRA

Gilsomar de Miranda Dartora RA: 2848235261

TUTOR EAD: Jorceli de Barros Chaparro

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR

EM GESTÃO FINANCEIRA (PROINTER IV)

Passo Fundo/RS

2016

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia (PROINTER IV)

Disciplinas Norteadoras: Administração Financeira e Orçamentária, Análise de Crédito em Condições de Risco, Analise de Investimento, Gestão de Capital de Giro e Planejamento Estratégico Financeiro.

Tutora EAD: Jorceli de Barros Chaparro

Trabalho desenvolvido para o curso de Superiores em Gestão Financeira, disciplinas norteadores: Administração Financeira e Orçamentária, Análise de Crédito em Condições de Risco, Analise de Investimento, Gestão de Capital de Giro e Planejamento Estratégico Financeiro, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade do Projeto Interdisciplinar do 1ª e 2º bimestre 2016_02, sob orientação da tutora EAD Jorceli de Barros Chaparro

Passo Fundo/ RS

2016

Conteúdo

2.        INTRODUÇÃO        5

3.        DESENVOLVIMENTO        6

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. RESUMO

Uma grande parte das empresas nos dias atuais, não leva em consideração sua área financeira, no sentido de controle, acompanhamento e principalmente análise. Isso se explica: a correria é grande e precisamos vender. Mas como vender se não paramos um minuto sequer para analisar os números, as projeções, os retornos financeiros, o fluxo de caixa e, principalmente, a viabilidade econômica da empresa?

Pesquisar e desenvolver o embasamento teórico sobre: administração e análise financeira nas organizações, estudo do retorno financeiro por meio do valor presente, análise e cálculo do paybach, análise da gestão do capital de giro e planejamento estratégico financeiro.

 Passaremos a entender de uma maneira geral esses conceitos, veremos que colocá-los em prática será de suma importância para as empresas.


  1. INTRODUÇÃO

O cenário econômico é preocupante nos últimos anos, e as organizações precisam de rígido controle financeiro. O sucesso de uma organização está ligado diretamente em suas atividades financeiras. O planejamento, análise e controle financeiro requer uma atenção especial.

Tal atenção visa a qualidade de informação, a qual pode direcionar a empresa ao seu destino correto e, consequentemente, buscar a saúde financeira da empresa.

Para isso vamos conhecer, ao longo do trabalho, alguns conceitos que nos ajudarão a entender melhor o funcionamento e controle de uma organização

         

  1. DESENVOLVIMENTO

Administração e análise financeira nas organizações

Administração:

Tendo em vista a necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do século XIX, levou profissionais de diversas áreas a buscar soluções especificas para problemas que não existiam antes.  Foi com a necessidade de gerir esses empreendimentos, que originou as primeiras noções de administração; que para alguns autores a administração é uma área interdisciplinar do conhecimento, que envolve vários métodos e saberes de diversas ciências, como: contabilidade, direito economia, filosofia, psicologia, etc.

A administração é uma ciência social, a qual estuda e desenvolve as práticas usadas para conduzir uma organização. O termo “administração” vem do latim administratione, que significa direção, gerência. É Arte de aplicar as leis sem prejudicar os interesses. A administração envolve uma série de princípios, normas e funções criadas para disciplinar os fatores de produção, com o objetivo de alcançar metas, como por exemplo a maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.

Conforme Jucélio Paiva (2011, pag. 12), “Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da Administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos".

O patrono dos administradores brasileiros é o Administrador Belmiro Siqueira, e o dia do administrador é comemorado no dia 09 (nove) de setembro.

Análise financeira nas organizações:

A análise financeira diz respeito à avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e capacidade de lucro de um empreendimento ou projeto. Engloba um conjunto de instrumentos e métodos que permitem realizar diagnósticos sobre a situação financeira de uma empresa, assim como prognósticos sobre o seu desempenho futuro. É a habilidade de avaliar a rentabilidade das empresas, levando em consideração as condições atuais e futuras.

Segundo João Carvalho das Neves: “a técnica estabelecida pelos analistas financeiros consiste em estabelecer relações entre contas e agrupamentos de contas do Balanço e de Demonstração de resultados entre outras grandezas econômico-financeiros".

As técnicas utilizadas para fazer uma análise financeira, baseiam-se em um conjunto de informação econômico-financeiras: balanço patrimonial, demonstração de resultados líquidos, demonstração dos fluxos de caixa. A técnica mais utilizada pela análise financeira é a que recorre aos rácios, um instrumento de apoio para sintetizar uma enorme quantidade de informação, e comparar o desempenho económico-financeiro das empresas ao longo do tempo. Constituem assim uma base da análise financeira, mas não dão respostas. Essas encontrar-se nos aspectos qualitativos da gestão. A metodologia dos rácios é a técnica mais utilizada pela análise financeira, e consiste em estabelecer relações, entre contas e agrupamentos de contas do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado. Estas relações são um instrumento de apoio para sintetizar uma quantidade abundante de dados e comparar o desempenho económico e financeiro das empresas e a sua evolução no tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (187 Kb)   docx (55.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com