TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER IV PARCIAL - GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  18/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.482 Palavras (10 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

POLO ANHANGUERA EDUCACIONAL CIDADE/UF

NOME DO ALUNO – RA

Tutora EAD: NOME DO TUTOR

RELATÓRIO PARCIAL - PROINTER IV

CIDADE/UF

OUTUBRO/2017


NOME DO ALUNO – RA

Tutora EAD: NOME DO TUTOR

RELATÓRIO PARCIAL - PROINTER IV

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Financeira do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina PROINTER IV.

CIDADE/UF

OUTUBRO DE 2017

  1. SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 4

2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-FINANCEIRO......................................................... 5

3 TÉCNICAS DE ORÇAMENTO DE CAPITAL: VPL E TIR.............................................. 8

4 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO.............................................. 9

5 OS ÍNDICES DE ANÁLISE FINANCEIRA....................................................................... 10

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................ 13

7 REFERÊNCIAS.................................................................................................................... 14


  1. INTRODUÇÃO

Atualmente a sociedade encontra-se em um mundo mais globalizado em que todos facilmente têm acesso a informação e o mercado vem acompanhando essas mudanças, percebendo que a sociedade está mais exigente. Acompanhando essa situação, o mercado precisa se adequar para atender essa nova demanda e para isso precisamos de mecanismos para auxiliá-las e a partir daí é que entra o Administrador Financeiro.

O administrador financeiro é muito importante para uma organização, pois ele tem a competência de planejar, detalhar suas finanças e analisar sua real situação financeira.


  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-FINANCEIRO

Em um cenário econômico cheio de incertezas, crises econômicas e grande concorrência, o planejamento estratégico-financeiro mostra-se não somente como uma ferramenta para a boa gerência, mas sim como algo necessário a sobrevivência da empresa. De acordo com o conceito, planejar é traçar metas, elaborar planos direcionados a peculiaridades do projeto que se almeja pôr em prática, e finanças significa dinheiro, riqueza, ciência da variação da moeda. Desta forma, planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica, para que se atinjam os objetivos que podem ser de curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possível. Realizando este processo, a empresa obtém o seu crescimento financeiro e estrutural planejado com maior facilidade e auxilia a mesma a possuir sustentabilidade em seus empreendimentos.

Ao estipular os objetivos da empresa, o gestor traça metas que deverão ser seguidas para que não faltem recursos para a realização das operações. O planejamento define as linhas de investimento e financiamento da empresa. Para compreender o conceito de planejamento financeiro, fragmentou-se em planejamento e finanças.

Dentre os temas abordados no trabalho, encontram-se além dos conceitos, a função do planejamento financeiro, os planejamentos a longo e a curto prazo, os modelos e estruturas do planejamento, previsão de venda, planejamento do lucro, planejamento estratégico empresarial, modelo de planejamento estratégico e o orçamento de caixa.

Atualmente vivenciamos uma metamorfose na nossa estrutura econômica, onde cada vez mais o amadorismo e o improviso estão desaparecendo, é indispensável a presença de um planejamento. Por meio do planejamento financeiro as metas estabelecidas para o crescimento de uma empresa atingem resultados satisfatórios.

  1. Conceito de Planejamento

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, que organiza e define as ações a serem utilizadas. Sendo, portanto, o lado racional da ação. É uma maneira de antecipar (por suposições e/ou análises estatísticas) os resultados esperados e a possibilidade de concretização dos mesmos. A intenção do planejamento dentro de uma organização é buscar racionalmente o melhor caminho para se chegar ao lugar esperado. Para Herckert (2000):

“Para planejar é preciso partir da renda que se tem, e estabelecer as prioridades em seu orçamento. Alguns passos devem ser seguidos: Liquide suas dívidas, comece a poupar, monte uma reserva financeira, planeje o futuro, quite seu financiamento imobiliário, pense na família, continue poupando e aproveite a vida. ”

  1. Conceito de Finanças

Prof. Francisco Bueno, diz que finanças significa dinheiro, riqueza, ciência da variação da moeda. O conceito de finanças na atual conjuntura nasceu em 1950 por Harry Markowitz, com este conceito se tornou possível usar a matemática no estudo de seleção de carreira. Quando falamos de finanças, pode-se dizer que é um método de administração dos recursos disponíveis, encaixando-se no meio empresarial ou particular, discutindo-se a distribuição e aplicação dos recursos, seja ele um salário de especifica pessoa ou faturamento de uma organização.

  1. Função do Planejamento Financeiro

Dentro da estratégia financeira de uma empresa, o planejamento é ferramenta de vital importância, uma vez que o caixa determina a sobrevivência da empresa, e é através dele que se saberá se a empresa possui liquidez para saudar seus compromissos ou se necessitará fazer financiamentos. O planejamento financeiro evita surpresas e cria planos alternativos caso ocorram imprevistos. Conforme Telo (web 2004):

 “O planejamento financeiro estabelece diretrizes de mudança e crescimento numa empresa, preocupando-se com uma visão global, com os principais elementos de políticas de investimento e financiamento da empresa. ”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (161.9 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com