TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER IV ANHANGUERA

Por:   •  21/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.735 Palavras (15 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – PÓLO DE APARECIDA DE GOIÂNIA

CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL

        DISCIPLINAS NORTEADORAS:  

ATIVIDADES COMPLEMENTARES; ÉTICA PROFISSIONAL; FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL; FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS; FUNDAMENTOS HIST. E TEÓRICOS-METODOLÓG. DO SERVIÇO SOCIAL II; PSICOLOGIA; SERVIÇO SOCIAL II.

 DESAFIO PROFISSIONAL: O AGIR PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NORTEADO PELO PROJETO ÉTICO POLÍTICO NAS POLÍTICAS SOCIAIS

ACADÊMICAS:

ADRIANA COSTA FERREIRA RA: 5218840544

ANA MARIA GOMES DE FRANÇA RA: 5341641680

EDNA REIS DA SILVA RA: 5904380254

ROSANGELA RODRIGUES TEIXEIRA RA: 5272375312

WANNIA MARTINS DE SOUZA RA: 5250877929

APARECIDA DE GOIÂNIA

2018

SUMÁRIO[pic 3]

INTRODUÇÃO.............................................................................................

03

DESENVOLVIMENTO ................................................................................

04

1.1 Passo 01: Significado de Trabalho a partir da definição marxista.........

04

1.2 Passo 02: Estruturação do sistema capitalista na contemporaneidade e a questão social........................................................................................

06

1.3 Passo 03: Política social - principal campo socioocupacional de atuação profissional.....................................................................................

07

1.4 Passo 03: Desafios para a efetivação do projeto ético político profissional no cotidiano de trabalho do Assistente Social nos campos socioocupacionais........................................................................................

08

CONCLUSÃO............................................................................................

12

REFERÊNCIAS...........................................................................................

14

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é de discorrer conceitos fundamentais das disciplinas do semestre, objetivando problematizar criticamente o agir profissional norteado pelo projeto ético político nas políticas sociais e pelos possíveis desafios encontrados pelos profissionais de Serviço Social.

O Serviço Social, por se constituir em uma profissão que viabiliza os direitos da população, por meio das políticas sociais, requer do profissional pleno conhecimento das diretrizes teórico-metodológica de suas ações, necessita do conhecimento ético-político que envolve o atendimento das necessidades, percebendo o ser dentro de suas relações sociais.

Conhecimentos estes, que embasam e identificam os instrumentos e técnicas de atuação do assistente social, para que possa planejar estrategicamente os objetivos e finalidades profissionais.

2. DESENVOLVIMENTO

1.1 Passo 01: Significado de Trabalho a partir da definição marxista

Partindo da leitura de O Capital podemos identificar dois momentos em que Marx discute a categoria trabalho: uma definição social e depois uma definição individual. No livro I, capítulo V, sobre o processo de trabalho e processo de valorização, Marx apresenta uma noção de trabalho individual, que podemos chamar de definição genérica, abstrata do que é o trabalho: “Antes de tudo, o trabalho é um processo entre o homem e a Natureza, um processo em que o homem, por sua própria ação, media, regula e controla seu metabolismo com a Natureza.” (MARX, 1985, p. 149).

Os demais seres vivos também agem sobre a natureza visando garantir sua sobrevivência, mas o que diferencia o ser humano dos demais seres é o modo, o processo por meio do qual ele age sobre a natureza: 

Não se trata aqui das primeiras formas instintivas, animais, de trabalho. (...) Pressupomos o trabalho numa forma em que pertence exclusivamente ao homem. Uma aranha executa operações semelhantes às do tecelão, e a abelha envergonha mais de um arquiteto humano com a construção dos favos de suas colmeias. Mas o que distingue, de antemão, o pior arquiteto da melhor abelha é que ele construiu o favo em sua cabeça, antes de construí-lo em cera. No fim do processo de trabalho obtém-se um resultado que já no início deste existiu na imaginação do trabalhador, e portanto idealmente. Ele não apenas efetua uma transformação da forma da matéria natural; realiza, ao mesmo tempo, na matéria natural seu objetivo, que ele sabe que determina, como lei, a espécie e o modo de sua atividade e ao qual tem de subordinar sua vontade. E essa subordinação não é um ato isolado. Além do esforço dos órgãos que trabalham, é exigida a vontade orientada a um fim (...). (MARX, 1985, p. 150).

Neste sentido o trabalho é um ato de transformação da natureza. Tal ato desenvolve-se sistematicamente por meio de um processo orientado a um fim, a sobrevivência, que é projetado primeiro idealmente e depois materialmente. Neste processo, que Marx chama de processo de trabalho para diferenciá-lo do processo de valorização que é próprio do capitalismo, o ser humano atua sobre os objetos auxiliado por meios (instrumentos) de trabalho e isto se constitui o fundamento da vida humana: 

O processo de trabalho, como o apresentamos em seus elementos simples e abstratos, é atividade orientada a um fim para produzir valores de uso, apropriação do natural para satisfazer necessidades humanas, condição universal do metabolismo entre o homem e a Natureza, condição natural eterna da vida humana e, portanto, independente de qualquer forma desta vida, sendo antes igualmente comum a todas as suas formas sociais  Por isso não tivemos necessidade de apresentar o trabalhador em sua relação com outros trabalhadores. (MARX, 1985, p.153).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (174.3 Kb)   docx (95.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com