TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer parcial 2

Por:   •  16/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 9

1. Apresentação 

Esse trabalho tem por objetivo elaborar um projeto experimental voltado ao planejamento de um Sistema de Gestão Ambiental a ser aplicado em uma empresa privada, buscando o aprimoramento na produção em relação aos resíduos do processo produtivo.  

Diante das exigências impostas pela sociedade atual, as empresas observam a importância da compreensão das questões ambientais como fator competitivo. A consciência ambiental passou a ser um diferencial no mercado, seja ele de qualquer ramo. Tudo isso é decorrente a evolução da mentalidade empresarial, quanto às questões ambientais, principalmente após os anos 90. Uma produção mais limpa que reduza resíduos e beneficie o meio ambiente é sem dúvida o foco que as empresas precisam obter para a sobrevivência satisfatória no mercado. Logo que organizações internacionais estão aí para concorrer e possuem um setor de P&D consideravelmente evoluídos comparados aos nacionais. Mas claro que isso pode mudar, basta um investimento maior nesta causa.  

Apesar da mentalidade com relação às questões ambientais ter evoluído bastante em poucas décadas, muitas empresas no Brasil ainda encontram-se fora da evolução. Maimon (1996) defende que “na maioria dos casos, as empresas brasileiras não tem uma consciência ambiental, podendo ser classificadas como empresas reativas que respeitam as normas [legislações ambientais] quando da pressão fiscalizadora”. 

Como enfatiza o autor Porter e Linde “A Gestão Ambiental vem se tornando um plus na competitividade” (PORTER, 1995). Esta frase de Porter e Linde salienta como a Gestão Ambiental deve ser encarada nas organizações como um fator de concorrência. 

A empresa escolhida para a realização do trabalho foi a Mixcor Tintas Ltda. Localizada no município de Itumbiara-GO, essa empresa que já tem 16 anos de mercado trabalhando no segmento de tintas imobiliárias e produtos auxiliares. 

O produto escolhido para o desenvolvimento da pesquisa será a Tinta Látex Acrílico Gelo. Foi feito uma pesquisa de campo, conhecendo a empresa e buscando compreender todo o processo da produção do produto escolhido, realizando uma análise para depois buscar a minimização dos resíduos do processo produtivo. 

2. Nome do negócio:

A Mixcor Tintas Ltda foi fundada em 1997, por quatro egressos de grandes empresas fabricantes de tinta de São Paulo, é uma empresa de médio porte que atua, no mercado de tintas imobiliárias, na fabricação e revenda de seus produtos. Iniciou suas atividades produzindo apenas tinta acrílica fosca. Com o passar do tempo ampliou sua linha sua linha de produção e hoje conta com uma diversificada gama de produtos.

Os diretores sócios da empresa são: Ademar Basto, Júlio José Zóia e Hélio Tanaka.

A seguir podemos observar um quadro com a análise SWOT feita na empresa Mixcor Tintas Ltda pelo grupo.

[pic 1]

* Breve Histórico:

A Mixcor Tintas Ltda foi fundada em 1997, por quatro egressos de grandes empresas fabricantes de tinta de São Paulo, é uma empresa de pequeno porte que atua, no mercado de tintas imobiliárias, na fabricação e revenda de seus produtos. Iniciou suas atividades

* Fundamentos da Organização:

Missão:

Atingir um ponto de equilíbrio na qualidade de seus produtos para manutenção de sua clientela além de facilitar a busca por novos clientes, consequentemente satisfazendo mais seus colaboradores.

Visão:

Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento. 

Valores:

- Garantir o embelezamento imobiliário sem agredir o meio ambiente.

- Desenvolver seus talentos internos para o aprimoramento profissional garantindo-lhes emprego e satisfação no convívio laboral.

- Honrar os compromissos Legais e Fiscais para com o Estado e País.

* Fatores Críticos de Sucesso:

Para se manter no mercado são necessárias três coisas básicas: Produto, Qualidade e Preço. Esse tripé bem administrado enfrenta as marés altas e baixas impostas pelo mercado, cuja concorrência é acirrada. E é neste conceito que a empresa busca trabalhar, se mantendo no mercado a longos anos.

3. Produto/Serviço:

Produto

* Tecnologia de produção:

Toda a produção na empresa é baseada em formulações químicas, onde se encontra fórmulas para se produzir as tintas mobiliárias e outros produtos da área de atuação.

* Fonte de tecnologia:

Toda a fonte de tecnologia na organização é a energia.

* Matérias primas necessárias para a produção:

A linha de produtos produzidos pela empresa é grande, porém será descrita ao longo dessa ATPS, um produto: a Tinta Látex Acrílico Gelo. Matérias primas utilizadas na produção da tinta: Água, Hidróxido de Amônia, Tetrapirofosfato de Sódio, Nitrito de Sódio, Antiespumante, Dispersante, Umectante, Caulim Calcinato, Pigmento Opacificante, Dióxido de Titânio, Agalmatolito, Dolomitico, Carbonato de Cálcio, Espessante, Resina Estireno Acrílica, Coalescente, Aguarrás, Fungicida, Bactericida, Pigmento Amarelo e Pigmento Preto.

* Infraestrutura e instalações:

Instalada em uma área de 15.500 m² no munícipio de Itumbiara no sul do estado de Goiás. Essa área e dividida em uma parte administrativa, e a fábrica onde é realizada a produção dos produtos, que fica mais ao fundo do lote, com dimensões de 54,63m comprimento por 30,64m de largura.

* Localização:

Endereço: Avenida Modesto de Carvalho, 2.777, Setor Comercial, Itumbiara-GO.

* Máquinas e equipamentos necessários para a produção:

6 dispersores; 2 masseiras; 1 balança de precisão; Esteiras; 1 colorímetro; 1 porta pallets; 1 empilhadeira; 2 caminhões com diferentes limites de carga; 1van

* Máquinas administrativas:

10 computadores; 12 ramais; 1 pabx

* Habilidades:

Número de Colaboradores em cada setor

Setores da Empresa onde trabalha os colaboradores

3

Setor administrativo

1

Setor laboratório

1

Setor de programação de produção

1

Setor de supervisão de produção

1

Setor de produção de esmaltes e vernizes

1

Setor de pesagem da matéria-prima

2

Setor de fabricação das tintas

7

Setor de envase e etiquetagem dos produtos

Total de funcionários

19 funcionários

A seguir podemos visualizar um quadro que mostra o número de funcionários existentes na empresa Mixcor Tintas Ltda e o setor onde eles trabalham.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (567.4 Kb)   docx (824.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com