TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar: A Matemática

Por:   •  28/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto Interdisciplinar: A Matemática.

A finalidade do projeto interdisciplinar “A Matemática” é de investigar a possibilidade da disciplina ser geradora de um trabalho interdisciplinar capaz de conceber um ambiente que estimule a reflexão sobre os temas transversais e desenvolver, a partir destas reflexões, atitudes positivas que ajuda na formação de alunos críticos, responsáveis e autônomos. Além disso, mostrar aos alunos a necessidade de conhecer conceitos matemáticos e estatísticos para ser ter um entendimento amplo de diferentes assuntos pertinentes ao seu dia a dia.

Uma das premissas inicias deste estudo será investigar as atitudes, habilidades desenvolvidas nos alunos, as mudanças na rotina da sala de aula e do papel do professor, a modificação da postura em relação às questões que foram levantadas e percepção com relação a matemática e os procedimentos adotados.

Para chegar no objetivo estabelecido, foi desenvolvido um projeto de trabalho, pois acredita-se que assim permitirá que aja uma mudança na organização dos conhecimentos escolares e no dia a dia da sala de aula.

A metodologia utilizada para verificar se o projeto atingiu os objetivos propostos, foi o de uma pesquisa de abordagem qualitativa, analítica, descritiva e participativa, buscando a participação direta do pesquisador. Os alunos foram os sujeitos em busca de novos conhecimentos participantes do projeto. Juntamente com os alunos, o professor elaborou, as diferentes etapas de desenvolvimento do projeto, participando de todas as etapas como um orientador dos trabalhos e de todos os momentos de coletas de dados.

O projeto de trabalho foi desenvolvido, em duas turmas do 6° série do ensino fundamental, na escola de ensino privada Liceu Contemporâneo, no municipal de Ribeirão Preto, participando 28 alunos, com idade entre 11 e 12 anos, divididos em 4 grupos, abordando 4 assuntos diferentes.

Este projeto tem o intuito de romper com o paradigma existente entre os educadores de matemática, pois uma das maiores barreiras para incorporar essa disciplina num currículo mais integrado é a própria visão dos educadores de matemática, com um pensamento fortemente disciplinar, deixando de lado a conexão com outros

conhecimentos. Poucas vezes está transparente o papel interdisciplinar do conhecimento matemático. Com base nessa necessidade de introduzir novas formas de ensinar a matemática, trazendo mais próxima do cotidiano e considerando essa disciplina como um conhecimento interpretativo, relativo, construído socialmente e acessível a todos.

O projeto teve início no mês de setembro. O ponto central se resumia em dividir as turmas em pequenos grupos, discutir a escolha de um tema para cada grupo e auxiliar no desenvolvimento do assunto escolhido, pesquisar a matemática presente em cada tema, elaborar um trabalho e apresenta-lo nos maldes científicos, com painéis e apresentação oral, para alunos e pais, em uma exposição, no final do ano letivo.

Durante o mês de outubro houve orientação para esclarecimento de dúvidas sobre o andamento do projeto, buscando sempre a motivação dos alunos.

O início efetivo aconteceu na última semana de setembro, definido os grupos. Os assuntos escolhidos foram: Esportes, Alcoolismo, Alimentação e Saúde e Drogas.

Estabelecido os temas a sua problematização foi feita de forma escrita, através de um pré-projeto, que era formado por questionamentos, as incertezas e as hipóteses levantadas pelo grupo que serviria de ponto central da pesquisa. Após essa etapa iniciou-se, então, a coleta de material bibliográfico que seriam utilizados pelos grupos para elaboração da pesquisa.

No início de outubro, alguns períodos de matemática foram reservados para leitura de material bibliográfico, elaboração do relatório final e a organização do trabalho. Cada grupo utilizou também horários extraclasse, conforme suas necessidades. Os trabalhos dos grupos foram encadernados e doados para a biblioteca da escola.

A rotina da sala de aula foi modificada, pois os projetos de trabalho colocam espaço para a expressão de opiniões, incentiva a pesquisa, a troca de ideias e a socialização. Ao mesmo tempo em que ocorria a interação entre os componentes do grupo, dele com os professores, ficou também visível o interesse que demonstravam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com