TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIORE DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (PROINTER III)

Por:   •  30/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

POLO: CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

1ª SEMESTRE

TAYANA SANTOS MOREIRA        RA 3390590966

RELATÓRIO PARCIAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIORE DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (PROINTER III)

TUTOR(A) A DISTÂNCIA: ELIANE LEITE DOS SANTOS GRIGONIS

MANAUS/AM

2019.1

IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE.

1. INTRODUÇÃO

A Área de Recursos Humanos deixou de ser um simples setor de departamento de pessoal, e hoje é visto como a chave de transformação dentro de uma organização. Durante muito tempo esse departamento atuava de maneira mecânica, tendo como o empregado um mero executor de tarefas, onde o chefe tinha controle total da organização. Hoje encontramos um cenário diferente: os empregados passam a ser chamados de colaboradores, e os chefes de gestores.

2. Uma breve introdução sobre a área de Gestão de Pessoas

A humanidade sempre passou por mudanças, mas não com a rapidez e impacto que ocorre nos dias atuais, são inúmeros os fatores que contribuem para essas mudanças, dentre elas podemos citar, as mudanças econômicas, sócias, tecnológicas, políticas entre outras, e essas mudanças acabam afetando tudo de uma maneira em geral, inclusive as organizações empresariais.

Dentro das organizações existe uma área que vem passando por mudanças há muito tempo, que é a área de recursos humanos (RH), inclusive o nome, em muitas organizações tem sido substituídas por: gestão de talentos humanos, gestão de competências, gestão do capital humano e ate gestão de

Conforme Chiavenatto (2010, p. 37),

Gestão de Pessoas é representado pelas organizações e pelas pessoas. Sem organização e sem pessoas não haveria a Gestão de Pessoas. Em resumo, as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões, para as pessoas, as organizações constituem o meio através do qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais, com um custo mínimo de tempo, de esforço e de conflito.

A teoria motivacional humanista de Maslow foi um dos grandes passos para esse reconhecimento dos indivíduos, que identifica as necessidades do individuo dentro das organizações.

Maslow denominou o primeiro nível de necessidades fisiológicas, o segundo de necessidades de segurança, o terceiro necessidades de associação, o quarto de necessidades de Autoestima e o quinto de necessidade de auto realização.  

3. Necessidades primárias para a implantação da ARH

A decisão de implantar o setor de RH, não é uma tarefa tão fácil, os desafios são desde a adequação de culturas as mudanças impostas a rotina da gestão de pessoas, por isso é importante alinhar e analisar tudo de maneira geral.

A primeira necessidade a ser desenvolvida e criar  um modelo de gerenciamento participativo, adaptando o modelo atualmente utilizado, para um novo. Isso será através de um Grupo Gestor, devidamente treinado e habilitado, composto de representantes de todas as áreas da empresa, pautado nos princípios da Melhoria Contínua, no planejamento, delegação e treinamento, gerando mais envolvimento e participação de seus colaboradores, o que resultará também no maior comprometimento e motivação de toda equipe. de competitividade das corporações. Da mesma forma, uma administração moderna, que exige velocidade, agilidade, competência e assertividade.

Este desafio poderá ser obtido através de um contínuo aperfeiçoamento e com a prática da gestão participativa. Como exemplo, podemos citar a questão do planejamento de elogios e repreensões, técnica simples e motivante, que tem sido muito pouco utilizada por nossos empresários. Portanto, a implantação de novo modelo de Gestão da Melhoria Contínua com a responsabilidade sendo delegada a um Grupo Gestor é a melhora alternativa dos empresários das pequenas organizações, o que sem dúvida alguma garantirá o fortalecimento e contínua sobrevivência das empresas. São desafios e decisões simples de tomar e que passa a ser uma tábua de “salvação” para os nossos pequenos empresários, elevando cada vez mais a qualidade, a produtividade e a competitividade, num cenário de muitas exigências, dificuldades e com altíssima concorrência. 

Os resultados imediatos logo aparecerão, como: melhor planejamento das atividades, maior motivação, envolvimento e motivação dos colaboradores, melhoria na organização interna, diminuição de conflitos, aumento do espírito de equipe, redução dos custos operacionais com menos erros falhas e desperdícios, impactando assim na maior produtividade, na maior satisfação dos clientes e por fim contribuindo para a contínua sobrevivência do seu negócio.

Necessidades a qual temos que suprir como não abrir mão da lucratividade, fazer pesquisas para encontrar uma forma de se diferenciar, reduzir custos e melhorar o serviço interno da empresa fazendo reuniões sempre que for preciso para a solução do problema a ser enfrentado, identificando as razões da perda, criar ações para combatê-las e por fim, fazer cotidianamente o levantamento de informações da parte externa da empresa, ou seja, o cliente.  Utilizar o processo de coaching é uma das opções, ou seja, olhar o profissional de forma humana para que dessa forma o funcionário chegar a um lugar que deseja estar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (223.8 Kb)   docx (231.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com