TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior em Tecnologia em Gestão Financeira

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.961 Palavras (8 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera[pic 1]

Centro de Educação a Distância

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior em Tecnologia em Gestão financeira

PROINTER III

Disciplinas norteadas: Matemática financeira, Estatística Aplicada, Contabilidade, Analise de Custos, Economia.

Tutor Eletrônico: Carla Castro de Souza

Tutor de Sala: Gabriela

Curso: Superior de Tecnologia de Gestão

Michele Mota - RA: 2662272158 (Gestão Financeira)

Senailda da Conceição Santana - RA: 7818362682 (Gestão Financeira)

Fabricia Suele Dantas da Silva -7851639529  (Gestão Financeira)                                        

São Paulo – SP

2018

Sumário

1. Introdução.............................................................................................................03

2. Conceitos..............................................................................................................04

3. A empresa e suas características........................................................................06

4. Analisar o impacto da situação econômica atual da empresa.........................08

5. Considerações Finais...........................................................................................10

6. Bibliografia............................................................................................................11


1. Introdução

Este estudo, tem como objetivo, analisar um estabelecimento comercial, qual o ramo de atividade é a estética.

O estabelecimento em questão fora escolhido pois necessita de análise financeira, para efetuar o controle de seus ativos e passivos, aprimorar o sistema de gestão atual, bem como otimizar toda a utilização da mão de obra e material nos serviços oferecidos. Com base na análise realizada, serão implementados os procedimentos e mecanismos

2 – Conceitos

Conceito da estatística

É a parte da ciência que é responsável pela coleta, organização e interpretação de dados experimentais e pela extrapolação dos resultados da amostra para a população. E dentro desta analises encontra se os seguintes conceitos:

População: conjunto de todo os elementos;

Parâmetro: característica que descreve a população;

Amostra: uma parte da população que será analisada;

Variável: caraterística da população que será analisada;

Dado: valor coletado no estudo;

Estimador: característica numérica estabelecida na amostra;

Observação: descrição.

Sendo podemos notar que os mesmos se inter-relacionam, porém, é preciso entender suas diferenças. Pois ao analisarmos a quantidade de alunos que estudam em uma faculdade privada ou federal em uma determinada cidade, temos a pessoas como população, como parâmetro homens e mulheres, como variável os estudantes e os dados seriam quantas pessoas foram analisadas. A amostra nesta situação seria uma parcela do total da população para se analisar.

Conceito da contabilidade

Segundo Barros (2002, p.01), a contabilidade é instrumento de grande importância. Podemos definir a contabilidade como uma ciência que estuda e pratica as funções de controle e de registro relativas aos atos e fatos da administração e da economia. Mais especificamente, trata-se do estudo e do controle do patrimônio das entidades (empresas). Isso é feito por meio dos registros contábeis dos fatos e das respectivas demonstrações dos resultados produzidos.

Conceito de análise de custos

Segundo Eliseu Martins (Contabilidade de Custos, 9ª edição): “A classificação de Custos entre Diretos e Indiretos é com relação ao produto feito ou serviço prestado, e não à produção no sentido geral ou aos departamentos dentro da empresa. ”

Sendo assim para definirmos se o custo é direto ou indireto, temos que olhar para o nosso produto ou serviço e ver em qual situação aquele determinado custo se encontra. Custos diretamente ligados a um produto, ou seja, que fazem parte da composição daquele produto, são chamados de custos diretos. Ao contrário, custos que estão ligados a produção de um determinado produto, mas não fazem parte diretamente da composição daquele produto, são chamados de custos indiretos.

Conceito de matemática financeira        

Uma ferramenta útil na análise de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Ou seja, consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um fluxo de caixa.

Conceito de economia

É a ciência que estuda como as sociedades usam os recursos escassos e os processos de produção, a troca ou intercâmbio e consumo de bens e de serviços. Ou seja, ela estuda o comportamento humano que deriva da relação existente entre as necessidades humanas e os recursos disponíveis que se precisam para satisfazê-las.

A importância nas empresas

A importância da Contabilidade, Matemática Financeira, Análise de Custos, Economia e Estatística Aplicada na Sena cabeleireiros é que todas possuem algum tipo de contribuição importante na empresa. Ou seja, na estatística a área financeira possui um amplo uso das pesquisas estatísticas, pois são analisados os lucros, os custos, os gastos entre outras considerações. Neste caso é fundamental um gestor possuir uma ampla visão da sua empresa para que possa tomar as decisões, pois os números te fornecem interpretações com mais exatidão e permite maior confiabilidade.

De acordo com Taylor (1970), o trabalho do gerente começa a ser moldado pelas suas responsabilidades pela concepção e andamento do processo produtivo.

E o seu uso na empresa é o método de distribuição de frequências, para analisar a quantidade de clientes que frequentam o salão durante o mês analisado. Assim é construída a frequência de clientes mensal. Outra analise que podemos fazer é através de índices, que são instrumentos de decisão onde mostram o comportamento geral.

A contabilidade também é um instrumento fundamental, pois é através dela que podemos apresentar os resultados da empresa com números confiáveis, na mensuração dos dados do balanço patrimonial, DRE, Fluxo de caixa entre outros. E através da matemática financeira conseguimos analisar os dados financeiros em geral como o capital, patrimônio, juros, inflação, empréstimo, investimento, lucro, valor presente, valor futuro, fluxo de caixa, taxa de retorno e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com