TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia (Prointer II)

Por:   •  23/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.152 Palavras (9 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia (Prointer II)

MANAUS

2015/02 - SETEMBRO

Alanderson Alcantarino dos Santos RA 2858140080

Elizangela Gonçalves de Oliveira RA 2800721745

Maria Euzilene Siqueira de Oliveira RA 2847936159

Valdelice Correa de Oliveira RA 2850175277

Vdson da Silva Veras RA 2803807594

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia (Prointer II)

Trabalho apresentado ao curso de tecnologia em Recursos Humanos do Centro de Educação a distancia – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para obtenção de nota parcial do Prointer II, sob a orientação do Professor – Tutor Presencial Aurami Cardoso da Silva.

MANAUS / AM

2015/02 - SETEMBRO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................4

2. SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL.......................................................5

3. ISSO 14001.......................................................................................................6

4. ETAPAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL......................................................................................................7

5. FLUXOGRAMA.............................................................................................8

6. MISSÃO, VISÃO, OBJETIVOS, VALORES E PRINCIPIOS..................9

7. PRODUTOS E SERVIÇOS..........................................................................10

8. SISTEMA.......................................................................................................11

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................12 REFERENCIAS................................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

As ações humanas causam impactos sobre a vida de todos os seres quehabitam o planeta e, aqueles são ampliados com a inserção e evolução denovas tecnologias que surgem constantemente. Estas visam proporcionarmelhor qualidade de vida, porém, o meio ambiente, degradado pela ação humana necessita de ações que objetivam racionalizar tanto o uso dos recursosnaturais durante o processo fabril, quanto o descarte final de resíduos.

De acordo com Medina o problema da prevenção do meio ambienteé uma questão moral, porque além de afetar a qualidade de vida apresentaameaças à sobrevivência, sendo assim, as empresas precisam buscaralternativas que possam tratar os resíduos e/ou minimizar sua produção.

Atualmente, há uma exigência do mercado quanto ao consumo de produtosque não degradem o meio ambiente, assim, as organizações procuramuma forma de não perder seus consumidores, surgindo o Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

De acordo com Ferreira (2003) o gerenciamento do meio ambiente requerconhecimentos específico, pois a sociedade exerce pressão sobre asempresas no que se refere às relações ambientais e, dessa forma torna-se necessáriodesenvolver um sistema de informação com registros, medições erelatos de ações que visam a atender não só os anseios da sociedade, mastambém os principais objetivos da Gestão Ambiental.

2. SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Para a prática da gestão ambiental pelas empresas faz-se necessário odesenvolvimento de uma política do meio ambiente, que vai definir os objetivosdessa gestão, buscando diminuir ou eliminar efeitos negativos provocadospor suas atividades no meio ambiente, mantendo um controle sobre o impacto ambiental.

Com isso buscamos uma atividade fora do estado indo ate o Rio Grande do Sul onde encontramos uma fabrica de vinho. A Unidade foi criada em 26 de agosto de 1975, no município de Bento Gonçalves (RS), onde está localizada a sede do centro de pesquisa. Além da sede, a Unidade possui duas Estações Experimentais, a Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado (EFCT), em Vacaria (RS) e a Estação de Viticultura Tropical (EVT), em Jales (SP). Desenvolve ações de pesquisa com uva, vinho, maçã e outras fruteiras de clima temperado. Seu quadro técnico é composto por 166 colaboradores sendo 41 pesquisadores, 29 analistas, 35 técnicos e 61 assistentes.

As pesquisas realizadas na Uva e Vinho visam viabilizar soluções tecnológicas para as cadeias produtivas da vitivinicultura e fruticultura de clima temperado no Brasil, aumentando a sua competitividade de forma sustentável.

A atuação da equipe ocorre de forma multidisciplinar, contando com especialistas nas áreas de fitotecnia, fitos sanidade, fisiologia, nutrição vegetal, enologia, genética, microbiologia, pós-colheita, climatologia, irrigação, geoprocessamento, modelagem, estatística e sócio econômica.

Para tanto, foram propostas ações que culminassem em um esforço corporativo para implantar os princípios de Gestão Ambiental, priorizando o controle e otimização de boas práticas laboratoriais e o uso racional de água e energia, a disposição final dos resíduos químicos e biológicos e a promoção da educação ambiental em âmbito corporativo.

Com a implementação da Gestão Ambiental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com