TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Recursos Humanos I (Prointer I)

Por:   •  7/2/2016  •  Artigo  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade de Anhanguera – UNIDERP[pic 1]

Centro de Educação à distância

Adilton Ferreira Borges

Amabily Danielle Fernandes

Jaqueline Alves dos Santos

Luciano Paniago Felisbino

Mariuche Karine Joi Fernandes

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Recursos Humanos I (Prointer I)

Uberlândia 2013/1

Universidade de Anhanguera – UNIDERP[pic 2]

Centro de Educação à distância

Adilton Ferreira Borges

Amabily Danielle Fernandes

Jaqueline Alves dos Santos

Luciano PaniagoFelisbino

Mariuche Karine Joi Fernandes

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Recursos Humanos I (Prointer I)

Trabalho realizado como requisito para aprovaçãona disciplina projeto interdisciplinar aplicado aoscursos superiores de tecnologia em recursos

humanos I (Prointer I) sob orientação da profª Carlarealizado na Universidade de Anhangera – UNIDERPno polo presencial de Uberlândia/MG.

Uberlândia 2013/1

Apresentação

Este trabalho tem o objetivo de verificar a necessidade das empresas para a criação de um negócio de Marketing Digital. Foi pesquisado também em redes sociais, sites a aceitação das grandes corporações para essa nova vertente do marketing.  Além do impacto para as empresas foi verificado com o consumidor final se eles fazem algum tipo de pesquisa sobre a empresa e/ou marca antes de adquirir algum produto ou serviço de um novo fornecedor. Essas pesquisas foram realizadas no município de Uberlândia/MG durante o período de 09 a 19 de maio de 2013.

Pesquisa e consolidação dos dados

A relação do brasileiro com a internet está se estreitando cada vez mais, atualmente grande parte da população acessa a rede mundial, seja via computador, tablet, notebook e/ou celular. Ou seja, a população esta ficando menos em frente à televisão e mais “on-line”. Sendo assim a forma tradicional de marketing (propagandas televisivas) tendem a perder espaço enquanto as ferramentas de marketing digital estão em franca ascensão.

Hoje, as marcas precisam constantemente repensar e amadurecer o papel da internet em suas estratégias, uma condição de sobrevivência e não uma opção, principalmente no aspecto de relacionamento e na interação com o consumidor.

De acordo com o levantamento da Pesquisa Marketing Visão 360º, realizada pelo Mundo do Marketing em parceria com a TNS ResearchInternational, aponta que 90% das empresas no país realizam algum tipo de ação de marketing digital.

Liderando o ranking de ferramentas digitais está o e-mail marketing, cerca de 80% das empresas consultadas fazem uso dessa ferramenta. Seguido por redes sociais com 67%, Links Patrocinados com 53% e anúncios em sites segmentados, com 45%.

A edição 2010 da pesquisa entrevistou 372 profissionais das áreas de marketing e planejamento de empresas nacionais e multinacionais dos setores de serviços, varejo, agência de publicidade, bens de consumo, consultorias, agência digital e bens duráveis. 85% dessas empresas são brasileiras e 54% são de pequeno porte.

Segue abaixo o questionário aplicado via internet (Facebook) a 500 usuários sobre seus hábitos e a influência da internet em decisões de consumo:

  1. Qual o sexo?

Masculino – 198

Feminino – 302

  1. Faixa etária?

Abaixo de 18 anos – 96

De 18 a 25 anos – 233

De 25 a 30 anos – 91

Acima de 30 anos – 80

  1. Escolaridade

Ensino Médio Incompleto – 103

Ensino Médio Completo – 107

Ensino Superior Incompleto e/ou cursando – 152

Ensino Superior Completo – 123

Pós graduação (Especialização/MBA/Mestrado/Doutorado) –15

  1. Com que frequência você acessa a internet

Todos os dias – 304

4 vezes por semana – 108

2 vezes por semana – 75

Raramente – 13

  1. Você consulta nas redes sociais antes de realizar alguma compra?

Sim – 73%

Não – 27%

  1. Se sim na pergunta anterior, qual a importância da opinião dos demais usuários da internet na aquisição de algum produto e/ou serviço?

Muito importante – 22%

Importante – 43%

Irrelevante – 20%

Não importa –15%

  1. Você já efetuou alguma compra levando em conta alguma ação de marketingdigital?

Sim – 53%

Não – 47%

Consolidados os dados apresentados logo acima sobre o perfil do usuário de internet brasileiro, podemos notar que a opinião de outros usuários na rede influencia na compra ou não de um produto e que ações voltadas para esse público também geram um retorno.

Viabilidade do negócio

O início do segundo semestre de 2012 foi marcado por uma série de eventos mostrando novidades e tendências do marketing digital para empresas de todos os portes. A ClínicaMarketing Digital antecipa as seis principais oportunidades em 2013 para você incluí-las desde já no seu planejamento e ficar um passo à frente da concorrência.

1. Mobilidade e sites responsivos

Segundo projeção da IDC, o Brasil deverá ser o quarto maior mercado de smartphones do mundo até 2016, o que significa mais pessoas acessando a internet por meio de aparelhos móveis. Sinal de que é preciso começar já a adaptar o seu site para ser acessado com facilidade em celulares e tablets. Novas tecnologias permitem já permitem desenvolver com facilidade sites “responsivos”, que se ajustam automaticamente suas páginas ao tamanho da tela em que estão sendo exibidos.

Segundo Larry Allen, VP de desenvolvimento de negócios do RealMediaGroup, uma das preocupações deve ser a velocidade de carregamendo. Cada segundo a mais de carregamento representa 7% a menos de conversão.

2. e-Commerce portátil

As recomendações sobre mobilidade valem sobretudo para os sites de e-commerce. De acordo com a Câmara e-Net, houve crescimento de 400% nas compras realizadas por celulares e tablets somente no primeiro semestre de 2012 e esses números devem continuar em rápido crescimento nos próximos anos. O desafio do varejo é adaptar suas lojas aos aparelhos móveis, de modo que tenham a mesma facilidade de acesso, navegação e pagamento que suas versões para desktop e notebooks.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (177.1 Kb)   docx (61.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com