TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT “GESTÂO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS”

Por:   •  2/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.033 Palavras (9 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU

DALILA BOMFIM RAMOS

FRANCISCO SÉRGIO SANTOS

GILVAN BRITO DA SILVA

JAMERSON ARAGÃO DA SILVA REIS

MARLEIDE PINHEIRO DOS SANTOS SOUZA

VANESSA FERREIRA DE OLIVEIRA

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

“GESTÂO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS”

SALVADOR – BA

2016

[pic 2]

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

“GESTÂO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS”

Seminário do 4º semestre realizado para a disciplina de Tecnologia da Informação do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, na Faculdade Mauricio de Nassau. Orientado pelo Professor JOSENILDO ALMEIDA.

SALVADOR – BA

2016

DEDICATÓRIA

Gostaríamos de dedicar esse trabalho ao professor JOSENIDO ALMEIDA, que é o responsável por atuar como facilitador através de suas aulas ministradas, nos proporcionando adquirir conhecimento e nos dando a oportunidade de hoje estarmos apresentando este semináriode inicialização do semestre.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ______________________________________________05

2. CONCEITO_________________________________________________06

3.  OBJETIVO_________________________________________________06

4. PRINCIPAIS CARACTERISTICAS_______________________________07

5. VANTAGENS E DESVANTAGENS______________________________08

6. FORMA DE APLICAÇÃO______________________________________09

6.1         - FLUXOGRAMA SUPPLY CHAIN - FLUXO DE INFORMÇÃO_____11

6.2         - FLUXOGRAMA SISTEMA ERP____________________________12

7. CONCLUSÃO_______________________________________________13

8. REFERÊNCIAS______________________________________________14


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, apresentar os benefícios e vantagens competitivas que o SCM – Gestão da Cadeia de Suprimentos pode agregar de forma efetiva no processo produtivo das organizações.

O Supply Chain nos permite ter uma percepção extensa, adaptada as atuais necessidades da administração de materiais e informações que vem para unir, integrar e auxiliar estrategicamente o seu processo logístico.

Como o objetivo das grandes empresas é cada vez mais minimizar o seu ciclo e assim poder diminuir o seu custo, o SCM facilita e acelera o andamento do processo logístico tornando-o assim, mais eficiente e eficaz, com o intuito de ratificar o compromisso com o cliente e favorecer a satisfação do deste, que é o consumidor final.

Com o forte avanço da globalização, esta tem forçado as empresas a se adaptarem e buscarem as ferramentas necessárias para que possam continuar atuantes e competitivas no mercado. Uma das práticas utilizadas é a Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM – Supply Chain Management) que vem auxiliar a necessidade da integração das diferentes partes envolvidas e no melhor acompanhamento dos processos produtivos, envolvendo o gerenciamento de decisões de uma organização, desde a fase inicial da cadeia até a entrega do produto final. Esta contribui também com a mudança ou aprimoramento da visão gerencial de alguns responsáveis pela organização, que se opõem a prática, de utilizar a tecnologia da informação como ferramenta fundamental para o avanço revolucionário das empresas.

  1. CONCEITO

O Supply Chain ou Cadeia de Suprimentos como também é conhecido, é utilizado por profissionais da Tecnologia da Informação a chamada TI como ferramenta essencial para o bom gerenciamento dentro processo produtivo. SCM é a integração planejada estrategicamente, partindo desde o fornecedor inicial e indo até o consumidor final, como forma de avaliar todo o processo e com o objetivo de agregar valor a todas as etapas envolvidas na cadeia, com enfoque na satisfação do consumidor final.      

O Supply Chain engloba processos logísticos, porém o foco está na integração dos processos e do fluxo de informação da cadeia, assumindo assim, um planejamento com caráter mais estratégico.  Através do uso dessa ferramenta o profissional é capaz de obter uma maior eficiência no processo de coleta de informações eficazes para que a empresa possa estudar analisar e com isso obter maiores padrões dentro do seu sistema organizacional proporcionando assim um crescimento no seu padrão organizacional, podendo torna-se cada dia mais competitiva diante do mercado.

  1. OBJETIVO

A cadeia de suprimentos visa vários objetivos que vão refletir na eficiência e a eficácia do processo. A redução de custos é um desses fatores, e para obter êxito com esse componente é necessário identificar as falhas na organização, analisar relatórios contábeis, efetuar uma análise de um possível potencial de crescimento ou de queda; pesquisas de qualidade, conhecer o produto ou serviço e os clientes para saber se o produto entregue no mercado é condizente com o público alvo; aperfeiçoar a distribuição do produto ou serviço, através de um mapeamento do publico alvo, dos produtos e serviço ofertado, garantido assim maior excelência e a redução do tempo no atendimento ao consumidor final; acompanhar possíveis pedidos; aumentar o retorno dos investimentos além de manter sempre um planejamento estratégico para uma futura demanda, visando sempre um possível aumento na produção.

  1. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Considerando uma empresa que faça um produto a partir de peças ou matérias primas compradas e se os produtos forem vendidos a clientes, então esta empresa está inserida em uma SC. Há SC’s simples e também complexas, mais todas possuem em comum as seguintes características:

- Clientes, eles são o ponto de partida; quando decidem realizar suas compras ativam uma série de demandas na SCM.

- Planejamento, absorve a demanda de conectar todos os demais departamentos e a produção de um plano para confecção do item.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (253.5 Kb)   docx (104.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com