TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Logística

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.043 Palavras (13 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 13

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Aula-tema 05: Da Administração à Promoção do Conhecimento

NOME

 

RA

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Logística – Etapa 01

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Tecnologia em Logística

Relatório Parcial – Etapa 01

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Logística

Trabalho desenvolvido no Curso Tecnologia em Logística apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para o Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Logística.

Anhanguera Educacional

  1. INTRODUÇÃO (com embasamento teórico sobre o conceito de qualidade em transporte e distribuição)

A logística ganhou importância estratégica e é determinante para o desenvolvimento do mundo actual caracterizado hoje pela globalização. Proporciona aos sistemas globais maior eficiência e eficácia através do negócio logístico e às operações e processos, que se desenvolvem no âmbito das organizações, melhor produtividade através da logística interna ou operacional.

 

Negócio logístico e complexidade

Por negócio entendem-se as atividades de uma empresa e não a sua estrutura funcional. É por meio da compreensão das atividades de agregação de valor que os negócios da empresa podem ser devidamente compreendidos. Diferencia-se o negócio logístico realizado pelos operadores logísticos e associado com cadeias de abastecimento ou redes de abastecimento, da logística operacional associada com a gestão de stocks. O negócio logístico, em termos amplos, tem muito a ver com a globalização, por desenvolver um serviço que recorre à integração de processos em sistemas, muitos deles constituindo-se em redes de âmbito nacional, regional e global.

Refere-se a transações comerciais, compreendendo serviços de valor acrescentado, desenvolvidos por operador logístico especializado, para assegurar o fluxo integrado da carga e mercadoria e o correspondente fluxo de informação, da origem ao destino final, pelos quais é cobrado um valor de acordo com o contrato. As organizações adotam a logística operacional porque necessitam de conjugar múltiplas operações de forma eficiente, otimizadas e no tempo certo. O que caracteriza fundamentalmente a logística é o fato de simultaneamente se conjugarem processos e informação.

A logística é um conceito que apresenta em especial duas perspectivas de entendimento. Uma interligando processos derivados de diferentes organizações com um propósito de negócio que permite a várias organizações dispor ou fornecer mercadorias ou cargas para diferentes localizações, no tempo certo e da forma mais econômica e funcional. Estes processos integrados são realizados por operador especializado (ou operador logístico). Outra visando à integração de processos internos com um propósito operacional realizado de forma eficiente para a colocação de um produto no local e tempo certos (ou operação logística). O operador logístico refere-se à entidade que desenvolve a atividade de planeamento, implementação e controle de fluxos de informação e de produtos (cargas ou mercadorias) e que se responsabiliza pelo processo integrado, modal ou intermodal, que inclui a movimentação, armazenagem e transporte desses produtos, de uma ou diferentes origens (clientes ou produtores) para um ou diferentes destinos, podendo, inclusive, realizar operações de valor acrescentado dos produtos.

Na abordagem à ‘logística na distribuição’ toda a atenção é canalizada para a compreensão do papel da logística no negócio da «grande distribuição». Este negócio dispondo de localizações estratégicas comporta espaços desenhados e organizados onde se expõem produtos que respondem à necessidade de clientes e/ou consumidores, numa lógica comercial atrativa e funcional, com acesso fácil e em diversos planos agrupados por tipo de produtos. Por exemplo, no caso dos hipermercados em que os produtos são expostos em lineares, à medida que os clientes os procuram e consoante o seu escoamento, necessitam de reposição periódica, com intervalos de tempo maiores ou menores. Antes, porém, em grande parte, as mercadorias ou bens de consumo ou outros, têm de estar acessíveis em armazém adjacente para onde são canalizados no quadro de uma gestão de stocks.

A sua chegada ao armazém deriva de operações de logística interna e outras realizadas por operador logístico que presta o serviço ou negócio logístico. Compreende-se que o negócio da «grande distribuição» tem a ver com a aptidão para disponibilizar aos cidadãos (clientes, consumidores, utilizadores), num determinado espaço, múltiplas mercadorias ou bens diversos, com a maior diversificação possível, de forma organizada, recorrendo à logística interna e a técnicas comunicacionais estudadas no quadro de orientações estratégicas próprias, prestando um serviço especializado. Neste negócio conjugam-se, essencialmente, a quantidade e diversidade de mercadorias ou bens, o preço dessas mercadorias ou bens no quadro de uma política de preços e a forma como são tornados acessíveis e se disponibilizam. Evidentemente que há muitos outros fatores a considerar dentro da complexidade do próprio negócio, nomeadamente o papel instrumental das operações logísticas.

Na logística a integração de múltiplos processos envolve cargas (mercadorias ou bens), pessoas e informação. O objetivo final reside em assegurar a disponibilidade das cargas (mercadorias ou bens) no local e tempo certo, de forma eficiente e ao menor custo de operação, o que exige entender o conceito de sistemas adaptativos complexos (Nilsson, 2003) e considerar o pensamento complexo na sua perspectiva holística. A conjugação da ação sistémica com a observação holística possibilita ao próprio sistema condições para a maximização do desempenho. Desta forma, para o cumprimento de objetivos, asseguram-se melhores opções quanto à interligação de processos e escolha dos recursos. Os sistemas podem ser simples ou complexos. A realidade evidencia a crescente complexidade dos sistemas e a necessidade de maior compreensão. Percebe-se que se caminha para um nível, ainda, de maior complexidade (ou de nível superior) ao constituírem-se redes de sistemas. Por isso, os estudiosos da logística consideram muito importante desenvolver as Teorias de Logística Complexa (Nilsson, 2006), nomeadamente, porque a logística faz parte da estratégia da empresa e as próprias empresas se organizam em redes interdependentes. Para Bowersox & Closs (1996), a abordagem aos sistemas tornou-se fundamental na logística. Refere-se a um sistema derivado de uma rede de atividades relacionadas com o objetivo de gerir e ordenar o fluxo material e de pessoal dentro do canal logístico (Lambert et al., 1998) .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (268.4 Kb)   docx (350.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com