TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar Ambiente Operacional

Por:   •  26/2/2023  •  Projeto de pesquisa  •  4.466 Palavras (18 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 18

UNICID – UNIVERSIDADE DA CIDADE DE SÃO PAULO

CRUZEIRO DO SUL

PROJETO MULTIDISCIPLINAR: AMBIENTE OPERACIONAL.

SINOP/MT

2022

UNICID – UNIVERSIDADE DA CIDADE DE SÃO PAULO

CRUZEIRO DO SUL

Cristina Rocha Santos Brandão - RGM 23895632

Helio Silva Torraga-  RGM 384925

Izadora Letícia Santos Oliveira - RGM 25181483

Marilene Ferreira da Silva – RGM 23998121

Nattan Campos de Lima - RGM 27844439

Roseane dos Santos Silva Barbosa - RGM 23758015

Sabrina Soares de Sant Ana Novais - RGM 28100522

Samira Garcia Leal – RGM 24535508

UNICID – UNIVERSIDADE DA CIDADE DE SÃO PAULO

CRUZEIRO DO SUL

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Operacional, na Universidade Cruzeiro do Sul.

Tutor:PEDRO HENRIQUE F. C. DA COSTA

SINOP/MT

2022

Conteúdo

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        4

3.        HIERARQUIA        6

4.        DIVISÃO DE TAREFAS        7

5.        PRINCÍPIOSDA ADMINISTRAÇÃO        9

6.        GESTÃODE MATERIAL        10

7.        LIDERANÇA        11

8.        RELAÇÃO ADMISSÃO E DEMISSÃO        12

9.        CULTURA ORGANIZACIONAL        13

10.        RELAÇÃO DE PODER DA EMPRESA        13

11.        ERA UM BOA EMPRESA        14

12.        O PAPEL DO CONSULTOR        16

13.      A EMPRESA PULL SPORT        16

14.        CONCLUSÃO        17

REFERENCIAS        18

  1. INTRODUÇÃO

A economia muda constantemente, a concorrência é acirrada obrigando as empresas a se atualizarem e a buscarem novas estratégias que as mantenham viva se que consigam se desenvolver no mercado. A PullSports é uma empresa que ficou mundialmente famosa, devido a promover na década de 60 os melhores vestidos da alta moda, bom gosto, e de boa qualidade para as mulheres que se orgulhavam de usar a marca.  Mas como toda empresa, a Pull Sports teve grandes problemas, na sua estruturação, pois tinham visão do negócio, tinha mercado, nome, porém faltava a principal estratégia organizacional. Após os sócios discordarem tiveram que procurar ajuda de um consultor especialista, pois já estavam fora do controle, à equipe já não tinha mesma garra, e a concorrência começará a aumentar. A importância de planejamento, organização estrutural, hierarquia, divisão de setores e principalmente a comunicação é primordial para o futuro da empresa, pois através de tudo isso se passa a ter base do inicio, meio e fim da produção, previsão dos lucros, e despesas, dispensando assim o uso de empréstimos bancários, como neste caso.

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Uma empresa que utiliza uma estrutura organizacional horizontal, incentivando os funcionários a terem uma menor supervisão e um maior envolvimento pelos funcionários em várias áreas da empresa.

Com vantagens e desvantagens a estrutura organizacional horizontal ela incentiva seus funcionários a maiores responsabilidades mais ao mesmo tempo pode criar uma confusão entre seus funcionários no que diz respeito a ter um supervisor.

Segundo Bilhim (1996, p. 117) três as principais componentes da estrutura organizacional: complexidade, formalização e centralização. A par do estudo da complexidade organizacional por via da diferenciação, também é importante referir a integração.

Como é o caso da empresa Pull Sport, aonde iremos ver que na sua hierarquia não existia supervisores determinados nem uma hierarquia determinada.

A Pull Sport é composta basicamente por um diretor e três sócios, uma empresa com grande capacidade de vendas, porem vimos que não tem nenhuma organização desde seu Diretor (Sr. DZ) que migrou para um ramo totalmente diferente na qual atuava e foi muito bem sucedido. Já seus três sócios entendiam de moda, mas sem nenhum conhecimento administrativo, sendo um risco para a empresa em qualquer tomada de decisão.

Os sócios tomaram uma decisão correta em contratar um consultor para organizar alguns pontos falhos da Pull Sport. DZ, porém ao contratar já erra ao tirar todo e qualquer poder ao consultor, visto que numa empresa achando alguma falha ou déficit de trabalho o mais correto e sensato seria corrigir o quanto antes. Na organização dos prédios deparamos que alguns pontos que poderiam ser mais bem visto e corrigido são eles:

  • Parte da administração no último andar
  • Padronização entre as áreas, pois os andares não tinham comunicação, pois não visitavam uns aos outros etc.

A empresa costumava ter umas viagens repentinas a Europa e encontrava-se num momento “perdido”, mas que estava obtendo altos lucros aos sócios. DZ não tinha as melhores tomadas de decisões, ou melhor, ele não tinha nenhuma tomada de decisão perante os seus colaboradores, era sempre influenciado, ou melhor, sempre fazendo o que as pessoas de confianças pediam. Algumas vezes podíamos dizer que o errado era o certo, pois pelo jeito desorganizado, sem padrão, sem relatório algum a empresa por incrível que pareça fluía, mas algo me alerta, havia algo estranho nesse jeito de trabalhar, essas maletas que ficavam nos galpões, essa baixa produtividade e o pensamento disperso do trabalho em produzir o que já estava em produção e em pedido. Essa atual administração vendendo e recebendo após alguns empréstimos bancários, será mesmo que gerava lucro, que estavam cobrindo os menos juros que o DZ estava fazendo, O gestor por sua vez não pode fazer qualquer coisa antes dos seis meses, pois foi o trato que fizeram. Havia também algumas compras de tecidos sem feita por DZ, sem qualquer reunião ou conhecimento dos sócios que eram os especialistas em modas isso poderia causar danos financeiros à empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (606.1 Kb)   docx (630.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com