TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Consultoria

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.433 Palavras (34 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 34

Capitulo I

Neste capítulo serão abordados os seguintes temas: Gestão de Pessoas, sobre a importância do ser humano para a organização; Recrutamento e Seleção de Pessoas, onde através deles podem-se adquirir novos talentos; Relações trabalhistas, onde verificamos deveres e direitos tanto do empregado quanto do empregador; Ética e Responsabilidade Socioambiental, na busca de uma organização sustentável e politicamente correta.

1.1 Disciplina: Gestão de Pessoas

O conceito de Gestão de Pessoas é associar habilidades e métodos definidos com o objetivo de administrar os comportamentos internos nas organizações. O setor de gestão de pessoas tem como objetivo principal e de grande responsabilidade desenvolver e colaborar com o crescimento da Organização e do próprio colaborador, para sempre ter a satisfação do mercado como um todo e solidificar seus princípios.

Entende-se que atualmente capital intelectual é o maior patrimônio dentro de uma organização, em alguns casos, pode até superar os bens tangíveis, a partir do momento que implantado a “gestão” dentro de uma empresa ela passa a ter menos gastos.

“O capital intelectual é como uma rede eletrônica que transporta informação na empresa à velocidade da luz. Um de seus pressupostos cooperação o aprendizado compartilhado ente a empresa e seus clientes, que forja uma ligação entre eles, trazendo, com frequência, o cliente de volta”. (DAVENPORT pud. LACOMBE, 2011 p. 417)

Com a Gestão de Pessoas e de conhecimento, a empresa estará apta a tomar as melhores decisões em relação aos seus clientes, funcionários, concorrentes, logística dos produtos e ciclo de vida dos mesmos, saber identificar de onde vêm as fontes de informação, administração dos dados e das informações e gerenciamento do conhecimento.

DADOS GERAIS

Razão Social: Construdecor S/A

Nome Fantasia: DICICO

CNPJ: 03.439.316/0017-30

Código de atividade

CNAE – 74.70-5.01 – Depósito de materiais de construção

Grau de Risco: 02

Localizada no Endereço: Av. São Miguel, 8201

Filial: 82 Colaboradores

Seu Quadro de Funcionários Ultrapassa a marca de 3.200 empregados, tanto da Matriz quanto das Filiais que são ao todo 58. Em cada filial possui sua área administrativa e também seu PDV.

HISTÓRICO

A empresa DICICO está no mercado de trabalho há mais de 100 anos, possuem um lema que é: A razão de ser é o Cliente. Fundada em 1918 pelo Italiano Virgilio Di Cicco, que nomeou a empresa como Di Cicco. Foi adquirida em 1999 pelo empresário Dimitrios Markakis, que iniciou um processo acelerado de expansão e “brasilizou” o nome para Dicico.

A companhia tem um centro de distribuição de aproximadamente 200 mil metros quadrados, localizado em Guarulhos – SP, que abastece todas as lojas da rede. Em 2013 associou-se à empresa chilena Sodimac (líder no segmento em diversos países da América Latina como Chile, Argentina, Peru e Colômbia) para solidificar ainda mais sua visão e com isso chegar à liderança também no Brasil. Hoje são 58 unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo, e três franquias. A companhia conta com mais de 3 mil funcionários diretos e 1,6 mil indiretos. Segue anexo I o logotipo da empresa criado em 1918 e como se tornou após 97 anos no mercado.

MISSÃO / VISÃO / VALORES

MISSÃO

Segundo Oliveira (2005), a missão também deve satisfazer o ambiente externo, ou seja, oferecer algo que responda a sua ansiedade. Nesse sentido é fácil perceber que a estratégia deve andar alinhada com missão, uma vez que a estratégia deve atingir objetivo da missão, ou seja, a estratégia tem como objetivo realizar a missão (CHIAVENATO, 2005)

“Vender a solução de morar bem promovendo a realização de sonhos de forma sustentável”.

VISÃO

Para Rodrigues (2009), a visão da empresa é a explicação do que ela tem por objetivo de posicionamento para o seu futuro. Sendo ainda a tradução da maneira pela qual desejar ser vista, bem como algo que seja motivador e tangível e possível de ser alcançado.

“Ser a melhor empresa de materiais para construção e acabamentos do Brasil, para nossos clientes, colaboradores, sociedade e acionistas”.

VALORES

Segundo Costa (2007, p.38), os valores são “características, virtudes, qualidades da organização que podem ser objeto de avaliação, como se estivessem em uma escala, com gradação entre avaliações extremas”.

• Paixão por servir

• Dinamismo

• Determinação

• Respeito

• Transparência

• Melhoria Contínua

RAMO DE ATIVIDADE/ NEGÓCIOS/ PRODUTOS OU SERVIÇOS

A empresa é classificada como multinacional, a filial escolhida é de médio porte, empresa atua na atividade de bens de consumo duráveis, pois sua atividade é relacionada à construção Civil. Quando se trata de estrutura de mercado está classificada na concorrência perfeita, ou seja, existem muitos ofertantes e demandantes, os preços são influenciados por ambos e os produtos são homogêneos. Seus produtos são focados para construção, onde existe mais de 2 milhões em metros quadrados de pisos e revestimentos, gerando conforto e certeza que os clientes vão encontrar em suas unidades tudo que for necessário para uma construção ou reforma. Alguns dos Produtos que podemos encontrar na Dicico são: Cimento, Argamassa, Cal, Pisos e Revestimentos, Tintas para ambientes internos e externos, Massa Corrida, Louças para Banheiro, Luminárias, Portas e Janelas, entre muitos outros.

Na Organização, os administradores em si buscam sempre comparativos com os anos anteriores para estabelecer novos caminhos, utilizando como base o ciclo PDCA:

Planejamento

Realizado através do orçamento anual de receitas e também de todas as despesas;

Organização

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.9 Kb)   pdf (263.3 Kb)   docx (39.4 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com