TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto interdisciplinar

Por:   •  26/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.153 Palavras (9 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR: ANÁLISE NA EMPRESA FH DE OLIVEIRA PEIXOTO- EIRELE

Manaus

2016

BRUNA GRAZIELA MUNIZ CAVALCANTI

LAILA ADNE TRAJANO TAVARES

PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR: ANÁLISE NA EMPRESA FH DE OLIVEIRA PEIXOTO- EIRELE

Trabalho apresentado para aplicar os conhecimentos obtidos durante o 5º período nas disciplinas de Marketing, Sistema de Informações, Comunicação Empresarial, Contabilidade  e Direito do Trabalho, na faculdade La Salle Manaus.

Manaus

2016

INTRODUÇÃO

O Projeto Integrado Multidisciplinar - PRIMU -  que foi desenvolvido tem como principal objetivo analisar uma empresa para fixar os conceitos ministrados em sala de aula no decorrer deste semestre de 2016 do Curso de Administração, nas disciplinas estudadas em sala de aula: Análise das Demonstrações Contábeis, Comunicação Empresarial, Direito do Trabalho, Marketing e Sistemas de Informações Gerenciais.

Através deste trabalho descreveremos e ingressamos na Administração de uma empresa, onde destacamos os seus aspectos funcionais e estratégicos, analisando desde sua estrutura administrativa.

A empresa que será analisada neste trabalho é a FH DE OLIVEIRA PEIXOTO EIRELE, que tem como nome fantasia Fazenda São Pedro, e possui 06 (seis) empresas integradas, são elas: Ovos São Pedro, Ração São Pedro, FH Navegações, LSM, Ferragem São Pedro e Encubatório São Pedro. A empresa estudada será a fábrica de ração que fica situada na Av. Professor Paulo Graça, S/N, Rodovia BR174 km 03 Zona Rural, Cidade Manaus.

Ela fabrica rações para aves e peixes, tanto para consumo próprio como para venda, são vinte e três tipos de rações, sendo quatorze (14) para consumo próprio e nove (9) para venda. Se preocupa em produzir e oferecer soluções integradas com qualidade, agregando autoestima e segurança aos seus clientes.

1. MARKETING - PROMOÇÃO

        O marketing é um processo humano, social e administrativo que promove a troca de valores entre um comprador e um vendedor, dirigida para alcançar a satisfação de suas necessidades e desejos através desse processo de trocas. Contudo, também é considerado um processo administrativo por adotar um conjunto de técnicas para planejar e gerenciar objetivos, estratégias e ações da empresa, visando o beneficiamento de ambas as partes na troca de valores.

                                                Trata-se de um conjunto de processos que                                                         envolvem a criação, a comunicação e a entrega                                                         de valor para os clientes, bem como a                                                                 administração do relacionamento com eles, de                                                        modo que beneficie a organização e o seu                                                         público interessado (AMERICAN                                                                 MARKETING ASSOCIATION, 2004).

        A promoção é um dos processos do Composto de Marketing, juntamente com os outros P's: produto,  preço e praça (distribuição). A promoção compreende as atividades que envolvem a divulgação da marca, da empresa e de seus produtos e serviços, para o qual planeja a forma de comunicação e as ferramentas que serão utilizadas na promoção de um produto específico.

        "A promoção desempenha um importante papel para qualquer tipo de organização (...) o importante sendo a transmissão de informação da empresa para os consumidores" (Maximiano, 2006),  pois estas buscam uma boa publicidade da organização, almejando uma imagem de confiança e qualidade de seu produto. Existem vários tipos de promoção, entre eles: propaganda, publicidade, promoção de vendas,venda pessoal, relações públicas, e outros.

        No quadro atual da empresa Peixoto, vemos que esta possui uma fraqueza na área de promoção, deixando de explorar seu potencial, pois não é explorado em seu potencial, há um patrocínio de um time de futebol.  Como a empresa tem história na cidade, já possuiu clientes fiéis, porém a captação de novos se dá através do boca a boca.

        A empresa por fabricar rações há disponível em seu favor, ferramentas de marketing promocional mais baratas, como por exemplo,

responsabilidade social

        

 (COLOCAR O QUADRO DE PERSUASÃO DE KOTLER)

2. CONTABILIDADE - ANÁLISE DE INDICADORES DE LIQUIDEZ

        Segundo Assaf Neto (2012) os indicadores de liquidez evidenciam a situação financeira de uma empresa frente a seus diversos compromissos financeiros, fazendo uma comparação entre os direitos realizáveis e as exigibilidades.

        As informações para o cálculo destes índices estão no balanço patrimonial da empresa e com eles, pode-se verificar a capacidade de pagamento da empresa, abrangendo os índices de Liquidez Corrente e de Liquidez Seca, que calculam a capacidade de pagamento a curto prazo da empresa; o índice de Liquidez Geral, representando a capacidade de pagamento a longo prazo, e a capacidade de pagamento em prazo imediato é medida pelo Índice de Liquidez Imediata. Cada um fornece informações diferenciadas sobre a situação financeira da empresa.

        Abaixo está descrito as fórmulas matemáticas para se calcular todos os índices.

        

Liquidez Geral =                                    Liquidez Corrente =  [pic 2][pic 3]

Liquidez Imediata =                          Liquidez Seca =   [pic 4][pic 5]

Legendas:

A: Ativo total

AC: Ativo Circulante

RLP: Realizável a longo prazo

PC: Passivo Circulante

PNC: Passivo não circulante

[pic 6]

3. SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

        Perante a obrigação das organizações de serem inteligentes e rápidas diante do dinamismo do mercado e das mudanças constantes da sociedade da informação, originou-se uma necessidade de mudança e planejamento de suas informações, auxiliadas pelos recursos da Tecnologia de Informação.          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (354.3 Kb)   docx (265.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com