TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto interdisciplinar

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.357 Palavras (10 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO                         PROJETO MULTIDISCIPLINARES                  TGP


PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

  1. TEMA: Descrição e Análise de Práticas de Gestão Organizacional em uma Empresa. Descrever de forma específica o título do projeto. Melhoria do processo de fabricação

2- OBJETIVOS Descrever os objetivos do projeto, proposta de melhoria, identificar lacunas na prática da organização em estudo, a partir dos conceitos teóricos desenvolvidos em sala de aula. REDUÇÃO DAS ETAPAS DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO

OBS: O Projeto deverá ser desenvolvido GRUPO – No máximo cinco 6 pessoas

3- Justificativa do Tema

A justificativa é o momento de construir a fundamentação elementar do trabalho. Nela encontra-se a pergunta por que fazer o trabalho, no sentido de mostrar os elementos antecedentes do problema e a relevância do assunto. Nela deve ter o argumento sobre a importância prático teórica, com as possíveis contribuições esperadas. GARGALO E ATRASO NA ENTREGA DO PODUTO PARA O CLIENTE.

4- DISCIPLINAS CONTEMPLADAS:

Fundamentos da Administração

EXT2749 - Gerenciamento de Recursos Humanos No setor de RH da empresa visa um melhor selecionamento de pessoas qualificadas para trabalhar na organização, aplicando testes durante a seleção e treinamentos para os seus colaboradores de acordo com cada setor.

EXT2750 - Processos de Fabricação no processo de fabricação ocorre da seguinte forma Pedido do cliente,compra de materiais,programação do item(PCP),ordem de fabricação(OS),Produção do item

EXT974 - Manutenção na Produção Industrial

é feita uma manutenção preventivamente nas maquinas e ferramentas para evitar prblemas futuros com os produtos da empresa.

EXT2748 - Tendências e Estratégias Organizacionais

EXT1558 - Processamento de Materiais

Esse material é fornecido por uma empresa terceirizada que envia com o lote do material o seu laudo com a composição quimica e o seu certificado de qualidade.

EXT1166 - Processos Químicos na Indústria

O PIM IVdeverá ser entregue no final do semestre com prazo de entrega acordado pelo professor conforme calendário do semestre, respeitando o tempo de lançamento de notas no sistema da faculdade.

O Grupo de alunos deverá identificar uma organização no mercado e analisá-la, apresentando como conteúdo do Projeto, as seguintes informações referentes às disciplinas focadas.

Fundamentos de Administração – Descrição da Organização

  • Denominação e forma de constituição;
  • Dados e fatos relevantes da origem da organização;
  • Natureza e ramo de atuação;
  • Informações sobre o porte da empresa;
  • Relação das filiais, caso haja;
  • Número de funcionários;
  • Principais produtos;
  • Principais fornecedores, principais insumos, matérias primas e serviços por eles fornecidos;
  • Principais mercados e principais segmentos desses mercados onde se encontram o cliente-alvo;
  • Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um;
  • Organograma: quem faz parte da alta direção e os diferentes elementos da estrutura organizacional; RD,Gerentes,Supervisores,

Gerenciamento de Recursos Humanos

Apresente as fases do processo de RH da empresa e suas oportunidades de melhorias.

  • Política da Gestão de RH
  • Seleção e Recrutamento
  • Admissão e Demissão
  • Administração de Pessoal
  • Treinamento e Desenvolvimento
  • Avaliação de Colaboradores e Melhorias

Processos de Fabricação

Apresentar do Processo de Fabricação da empresa

Manutenção na Produção Industrial

Descrever o modelo de gestão para manutenção preditiva, preventiva e corretiva das máquinas e equipamentos da operação.

Processamento de Materiais

A produção e transformação de materiais em bens acabados constitui uma das mais importantes atividades de uma economia moderna. Um produto, para ser manufaturado, requer uma etapa de planejamento de seu processo de produção. Nesta etapa são selecionados diversos materiais, de acordo com os custos e, principalmente, com as necessidades técnicas exigidas. A elaboração dessa etapa exige que o responsável pela mesma tenha noção das estruturas internas dos materiais, pois o conhecimento do material em serviço, bem como possibilita programar e controlar suas propriedades e características.

Descrever os materiais que fazem parte do processo e as principais transformações destes materiais.

Processos Químicos na Indústria

Se a indústria em estudo possui como atividade principal processo químico desconsidere este item, pois na descrição de processo e transformações de materiais este item deverá estar descritos.

Se a empresa não for do ramo químico descreva todos os produtos químicos utilizados no processo indireto. Levantar as FISPQ – Ficha de Instrução de Segurança do Produto Químico e elaborar um plano de movimentação, armazenamento e descarte do recipiente vazio.

5- PROJETO DE MELHORIA

METODOGIA DE RESOLUÇÃO PDCA

Ciclo PDCA tem como estágio inicial o planejamento da ação, em seguida tudo o que foi planejado é executado, gerando, posteriormente, a necessidade de checagem constante destas ações implementadas. Com base nesta análise e comparação das ações com aquilo que foi planejado, o gestor começa então a implantar medidas para correção das falhas que surgiram no processo ou produto.

Veremos agora cada uma destas etapas isoladamente, confira:

  • P = Plan (planejamento) : Nesta etapa, o gestor deve estabelecer metas e/ou identificar os elementos causadores do problema que impede o alcance das metas esperadas. É preciso analisar os fatores que influenciam este problema, bem como identificar as suas possíveis causas. Ao final, o gestor precisa definir um plano de ação eficiente.
  • D = Do (fazer, execução) : Aqui é preciso realizar todas as atividades que foram previstas e planejadas dentro do plano de ação.
  • C = Check (checagem, verificação) : Após planejar e por em prática, o gestor precisa monitorar e avaliar constantemente os resultados obtidos com a execução das atividades. Avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, com objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios específicos.
  • A = Act (ação) : Nesta etapa é preciso tomar as providências estipuladas nas avaliações e relatórios sobre os processos. Se necessário, o gestor deve traçar novos planos de ação para melhoria da qualidade do procedimento, visando sempre a correção máxima de falhas e o aprimoramento dos processos da empresa.

É importante lembrar que como o Ciclo PDCA é verdadeiramente um ciclo, e por isso deve “girar” constantemente. Ele não tem um fim obrigatório definido. Com as ações corretivas ao final do primeiro ciclo é possível (e desejável) que seja criado um novo planejamento para a melhoria de determinado procedimento, iniciando assim todo o processo do Ciclo PDCA novamente. Este novo ciclo, a partir do anterior, é fundamental para o sucesso da utilização desta ferramenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (272.3 Kb)   docx (181.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com