TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto interdisciplinar aplicado aos cursos superiores de tecnologia (PROINTER II)

Por:   •  9/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Curso Superior de Tecnologia Em Gestão de Recursos Humanos

PROINTER II

Nomes:

         Projeto interdisciplinar aplicado aos cursos superiores de tecnologia

(PROINTER II)

Juliana

Tutor Presencial

 

                                        Anhanguera/ Uruguaiana  

2015

Projeto Experimental de Viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental(SGA) na Escola Estadual de Ensino Médio Embaixador João Baptista Lusardo,  que será implantado em todos os setores da escola.

SGA

O Sistema de Gestão Ambiental é um processo voltado a resolver, abrandar e prevenir os problemas de caráter Ambiental, cujo objetivo é o desenvolvimento sustentável.

Um Sistema de Gestão Ambiental,  necessita de formulação de diretrizes, objetivos, coordenação dos seus objetivos e análise dos resultados

RESUMO

Este trabalho procura mostrar a importância da implementação  de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) dentro de escolas, bem como realizar um estudo de caso sobre a relevância do SGA.  Tendo em vista que a Gestão Ambiental cada vez mais destaca-se pela sua importância. Observa-se que cada vez mais é necessário divulgar o conceito de desenvolvimento sustentável  e sendo assim da implantação de projetos que desenvolvam processos ambientais específicos para escolas, buscando aumentar seu desempenho ambiental. Este trabalho baseia-se na apresentação do projeto à Comunidade escolar, procurando estabelecer a relação entre Educação Ambiental (EA) e Gestão Ambiental, bem como demonstrar sua importância para o enfrentamento dos desafios socioambientais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Implementação e operação, desenvolvendo através de ações que visam atingir as metas e os objetivos ambientais;

- Transformação e mudança de hábitos.

OBJETIVOS GERAIS:

Desenvolver o a sensibilidade e o comprometimento da comunidade escolar no sentido da proteção do meio ambiente;

Estimular o aluno a reconhecer o seu importante papel neste projeto e neste contexto;

Reconhecer que a Gestão Ambiental se encontra entre as mais altas prioridades da escola.

DESENVOLVIMENTO

As atividades iniciarão primeiramente com a constituição do Conselho Gestor. No primeiro momento será observado o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, assistindo ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=KnpDVqBxYKg. A partir daí introduz-se o Projeto de forma que o aluno faça um paralelo do vídeo que assistiu com as condições de tratamento do lixo escolar, observando todos os tipos possíveis.

No segundo momento, através do “Diário do Dia” solicitar que os alunos façam um registro de tudo o que percebem dentro das dependências da escola, inclusive com acesso ao refeitório, banheiros, os setores de higiene e limpeza, etc. Logo após, solicitar que este registro seja agora com uma auto análise sobre a sua postura diante desta situação, consumo de luz e água, etc.

Concluída a segunda fase é o momento da socialização, após este momento, os alunos assistirão o VÍDEO PALESTRA – Meio Ambientenhttps://www.youtube.com/watch?v=KnpDVqBxYKg

 o vídeo O Fim do Mundo e por fim no grupo irão traçar ações para desenvolvimento desta atividade.

Será proposto então que em grupos façam um estudo sobre as possibilidades de atividades que venham a auxiliar na preservação ambiental nas dependências da escola e que nesta troca de idéias os grupos se formem para então dar início às atividades. O professor orientador trará uma situação problemas, que abordará a coleta seletiva do lixo orgânico na cozinha, a construção de uma composteira, as luzes acesas sem necessidade, o uso moderado da água, os vidros das janelas que são quebrados e acabam ficando jogados ao solo, o jardim da escola e a horta, os papéis jogados pelo pátio, salas de aula e corredores. Somente após toda esta análise e conhecimento, é que serão criados os grupos de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com