TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional AD AA3

Por:   •  19/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

Questões :

A ciência Administração tem em seus primórdios a abordagem das instituições sob uma ótica mecanicista, inspirada pelo modelo liberal de economia proposto por Adam Smith. Segundo esse modelo, o homem tinha alguns direitos inerentes à sua condição de ser humano e a busca da satisfação desses direitos, sua realização pessoal era um direito em si. Taylor propõe um modelo de administração em que bastaria selecionar o melhor homem para cada tarefa, dar o treinamento adequado a ele, e estariam satisfeitos os “desejos” da produção, sem muita preocupação com os desejos do Homem. Aos gerentes era dada a incumbência de supervisionar a produção e punir os “indesejáveis”; e o incentivo a todos era essencialmente “fisiológico”.

A experiência, conduzida por Mayo na fábrica da Western Eletric em Hawtorne mostra que sob as mesmas condições físicas de trabalho o homem alcançava níveis mais elevados de produtividade. Concluíram os pesquisadores que isso se deu pela consciência do grupo de trabalhadores de que eram importantes para a consecução dos objetivos da instituição. Isso trouxe para a Administração a abordagem do comportamento do indivíduo como objeto de estudo e consideração.

Numa extrapolação do comportamento individual chegamos ao comportamento dos grupos, onde deveremos ter um abandono de alguns direitos individuais em prol da coletividade, mas onde a força da coesão traz benefícios maiores que o esforço individual para o desenvolvimento das organizações. Neste novo modelo os gerentes são também responsáveis por identificar os comportamentos “indesejáveis” mas agora precisam identificar s causas desses comportamento e ajudar o indivíduo na sua correção. Os grupos descobrem seus líderes que reforçam os objetivos comuns, a necessidade e os esforços para alcançá-los. E quanto mais os grupos estiverem inseridos nas atividades da organização mais trabalharão pelo seu desenvolvimento.

Os grupos podem ser de dois tipos distintos : os formais e os informais. Os primeiros são formados a partir de algum estabelecimento prévio de regra ou de uma necessidade específica, como p.ex. uma classe de escola, um condomínio, ou uma turma de trabalhadores da construção. O segundo tipo é de “geração espontânea” e surge da identificação de valores, princípios e ideias comuns entre seus indivíduos, e é muito mais pessoal que aqueles do tipo formal, posto que aqui a escolha é absolutamente livre. Em ambos os tipos há os interesses, mas também as desavenças comuns, como em todo relacionamento interpessoal. Cabe a cada um de nós exercermos nossa autonomia com responsabilidade para nos adequarmos aos nossos grupos e adequarmos nossos grupos a nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com