TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUADRO INDICADORES X SITUAÇÃO

Por:   •  18/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 6

2020_1_v 0_07/02/2020

QUADRO INDICADORES X SITUAÇÃO ENCONTRADA NA EMPRESA X OPORTUNIDADE DE MELHORIA

Indicador

Escopo do Indicador

Situação identificada na empresa

Oportunidade de Melhoria situação

DIMENSÃO GOVERNANÇA E GESTÃO

4.1.1.

Indicador ETHOS 05/ ISO 26000 subitens 6.3.9 e 6.6.6: governança organizacional.

Trata-se de sistema de tomada de decisão pela empresa voltada para a consecução de objetivos organizacionais. Ela se dá de forma responsável e coerente com os princípios de RSE/ sustentabilidade.

A empresa atua de acordo com a legislação e possui estrutura de administração formal que orienta a tomada de decisão.

Conforme informações obtidas no relatório integrado de 2020 do Bradesco, é detectado que ela sendo uma empresa de capital aberto, está no nível um da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) em Governança corporativa. Os princípios básicos para tomada de decisão é a integridade e ética, o Bradesco possui comitês e conselhos responsáveis pelas deliberações e também que fiscalizam e denominam esses comitês. Estes são compostos por 6 membros externos e 3 independentes entre eles uma mulher e todos com mais de 50 anos (experientes) esta administração define a estratégia de negócio de acordo a lei e como base integridade e transparência. De forma inteligente essa estrutura e departa mentalizada entre gerenciamento de riscos ambientais , riscos gerais , riscos de segurança cibernética , treinamentos e palestras sobre ética e código de conduta e gestão de fornecedores.

4.1.2.

Indicador Ethos 06/ISO 26000 subitem 6.6.3: compromissos voluntários e participação em iniciativas de RSE/ Sustentabilidade.

Esses compromissos voluntários são assumidos pela empresa com o objetivo de assegurar sua participação nas iniciativas de RSE/ Sustentabilidade que têm o intuito de influenciar o processo de aperfeiçoamento de sua conduta ética. A empresa participa de seminários e discussões sobre compromissos voluntários ou iniciativas em RSE/ sustentabilidade e sua gestão se inspira em algum deles.

O Bradesco apoia projetos e iniciativas em todo Brasil, através de doações sociais corporativas que colaboram com desenvolvimento social e ambiental. Todas as iniciativas funcionam por meio de políticas e normas. Dentre todas as quais a organização participa as mais salientadas são na área da educação e desenvolvimento de crianças e adolescentes como aulas de vôlei, basquete e de música. Ambas em conjunto com palestras orientativas e preventivas contra o abuso de drogas e gravidez precoce, através da música impulsiona o desenvolvimento psicossocial de crianças vulneráveis. No setor ambiental participa do programa S.O.S Mata Atlântica em prol da conservação da mata e também da Fundação Amazonas sustentável (FAS). Doações incentivadas são destinadas para financiar programas específicos como as que são patrocinados pelo estatuto da criança, do idoso e da atenção oncológica, dentre todas iniciativas da empresa todas são direcionadas ao desenvolvimento social , ambiental e cultural.

Ainda sendo ativamente participativo o Bradesco poderia expandir os mais diversos projetos de sustentabilidade, haja vista que a sociedade e tecnologia esta constantemente em expansão, assim acompanhando as mutações entre natureza e energia renovável, sociedade e desenvolvimento e evolução desta sociedade.Com o crescimento de investidores também aumentar a porcentagem de doações aos projetos apoiados pela empresa.

4.1.3.

Indicador Ethos 07/ISO 26000 subitem 5.3.3: engajamento das partes interessadas

Trata-se de processo que envolve a identificação das partes interessadas com o propósito de estabelecer com elas um diálogo que possa contribuir para o seu engajamento no processo de aperfeiçoamento da conduta da empresa.

Empresa confere prioridade às principais partes interessadas, relacionando-se com elas por meio de canais que favorecem a recepção de opiniões, gerando relatórios gerenciais e planos de engajamento.

A empresa utiliza uma estratégia denominada experiência com o consumidor, onde o foco é o cliente, assim atendendo duas solicitações, descobrindo as expectativas, é uma área de atuação humana em que estudam o comportamento humano, testa possibilidades e acompanha o desempenho de todos os meios ou canais almejando sempre ir além das experiências do cliente. Esse sistema funciona de forma a coletar informações baseadas nas experiências que os clientes obtiveram, um dos exemplos é o uso de pós venda que está relacionada ao produto final, o principal objetivo é planejar , coordenar , criar soluções e estratégias para positivamente ir além do que o cliente espera.

4.1.4.

Indicador Ethos 15/ ISO 26000 subitem 6.4.3: gestão participativa

Uma gestão efetivamente participativa requer que o conjunto de empregados se envolva com a empresa tanto em busca de solução para seus problemas como na escolha de estratégias que favoreçam o desenvolvimento pessoal e profissional do todo.

A empresa possui comissões internas que, de acordo com a legislação vigente, contam com a participação dos empregados, cujo número é proporcional ao tamanho da empresa e em conformidade a seu ramo de atividade.

A empresa investe em capacitação flexível, recrutamento interno e no chamado feedback com o gestor os funcionários tem a possibilidade de se candidatar a novas vagas dentro da organização e existe o mapeamento de de competências que abrange todos os funcionários utilizando a ferramenta de dinâmicas de grupo. Através de avaliação comportamental os líderes avaliam os funcionaram e se autoavaliam. Uma vez ao ano é realizado também uma avaliação de desempenho que contribui para o alinhamento e os esforços das equipes.  

De fato a empresa demonstra a importância do desenvolvimento e crescimento dos funcionários, com tudo não há um sistema que avalie a relação do empregado e a empresa ou motivacional que possa receber opiniões e idéias daqueles que se relacionam com os clientes e que observam seus comportamentos.Poderia ser implementado um canal para o funcionário ser ouvido de modo a não ser exposto, de não sentir pressionado diante de superiores e assim gerar mais conflitos que resoluções. Há também a necessidade de reuniões internas com a participação do operacional onde um represente seja a voz dos demais.

4.1.5.

INDICADOR ETHOS 19/ ISO 26000 SUBITENS 6.3.8, 6.6.6, 6.8.3 E 7.5.4: GESTÃO DA RSE / SUSTENTABILIDADE

Integração da RSE/ sustentabilidade na forma de a empresa conduzir seus negócios. A empresa realiza práticas pontuais relacionadas à RSE/ sustentabilidade

O tema RSE é altamente importante para a organização, que realiza diversos projetos e o insere em todo o aspecto estratégico, ou seja, em quase todos os processos internos ela esta presente. Dentre várias parcerias e apoios á estas questões o Bradesco ativamente atua na proteção do meio ambiente como contribuinte para valorização e proteção do maior bioma brasileiro. Um dos objetivos da empresa também é até o fim do ano de 2020 ter como fonte em todas as operações energia sustentável. Na questão social participa através de doações incentivadas ao desenvolvimento e inclusão, voltadas a educação.

Nota-se  uma relevância na questão ambiental contudo a empresa deveria conscientizar ainda mais os funcionários internos, além de gerenciamento de resíduos que a empresa já faz assim mapeando possíveis mudanças na sustentabilidade do dia a dia dos funcionários, poderiam diminuir ou até mesmo extinguir o uso de copos descartáveis substituindo por um copo ecológico que seja definitivo e uso pessoal cada um tendo o seu. Também realizando encontros mensais ou semestrais que atualizem todos sobre noticias de impacto global ou social com palestras explicativas do impacto disso na saúde, no trabalho e na família.

DIMENSÃO SOCIAL

4.2.1.

Indicador Ethos23 / ISO 26000 subitens 6.3.9 e 6.3.10: Promoção da diversidade e equidade.

A promoção da diversidade e da equidade é fundamental na esfera do trabalho. Portanto, mecanismos eficazes e adequados devem ser estabelecidos pela empresa com o propósito de coibir qualquer tipo de discriminação e de assegurar a diversidade em seus quadros funcionais.

A empresa segue a legislação brasileira que combate a discriminação e se manifesta contrariamente a comportamentos que não promovem a equidade de oportunidades no ambiente interno e na relação com clientes, fornecedores e a comunidade do entorno.

Além de palestras e regras como código de conduta interna, o Bradesco tem dentre todos os colaboradores tem bastante disseminação entre mulheres e homens, por exemplo, com base nas informações o número é bem distribuído. Existe também além do comitê grupos de trabalho e grupos de afinidades composto é claro por colaboradores de gênero, orientação sexual, étnico-racial e deficiências diversas e que de forma voluntária participam de discussões sobre o tema podendo também manifestarem opiniões e propondo ações. Além de inclusão social promove discussões abertas no ambiente corporativo e seminários sobre práticas e desafio da diversidade racial.  

Considerando o código de conduta interna criado para prevenir situações de desrespeito ou descriminação poderia ser criado um canal para receptar denuncias de ocorrências, sem expor as partes mas com punições que possam em eventuais reuniões servir como exemplo, um disque denuncia interno da empresa, assim atuando nas tratativas de fatos ocorridos e não só na prevenção.

4.2.2.

Indicador Ethos 24 /ISO 26000 subitens 6.3.5, 6.3.6, 6.4.3 e 6.4.4: Relação com empregados (efetivos, terceirizados, temporários ou parciais)

A empresa deve adotar critérios que orientem a relação da empresa com empregados de diferentes vínculos empregatícios.

No relatório integrado de 2020 da empresa não foi identificado funcionários terceirizados, mas dentre as possíveis contratações se nota que o foco de estabelecer boas relações, respeito e ética está inteiramente ligado a diversidade de gêneros e raças, há ênfase nesses grupos específicos. Menciona brevemente que efetivos e estagiários dispõe das mesmas oportunidades e ambos participam das ações e projetos de RSE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com