TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAIS AS VANTAGENS DA ORGANIZAÇÃO DAS CADEIAS PRODUTIVAS NO AGRONEGÓCIO?

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 2

Questões a serem respondidas:

1) Na sua opinião, quais as vantagens da organização das cadeias produtivas no agronegócio?

A Cadeia Produtiva pode ser definida como um conjunto de elementos (“empresas” ou “sistemas”) que interagem em um processo produtivo ofertando produtos ou serviços ao mercado consumidor. Com o avanço das tecnologias produtivas e a globalização os mercados consumidores evoluíram, fazendo com que o conceito de cadeia produtiva se aprimorasse, especificamente em relação às matérias primas agroalimentares e seus derivados, Deste modo, os empreendedores do agronegócio são obrigados a se aprimorarem em algumas práticas que direta ou indiretamente beneficia o consumidor, como por exemplo, analisar e aperfeiçoar os fluxos operacionais, a redução de custos, a diminuição nos prazos de entrega, o melhoramento dos fluxos de informação entre os componentes de tal cadeia produtiva, alem de ofertar produtos de melhor qualidade.

2) Na sua opinião, quais os principais desafios de integração das cadeias produtivas no agronegócio?

O setor agroindustrial vem passando por um processo de reorganização, internamente nas empresas e nas formas organizacional da cadeia produtiva para se tornar mais ágil, inovadora e moderna, com vistas a ser mais competitiva no mercado global, Mas para que isso aconteça, é de suma que ocorra uma inovação tecnológica, uma expansão de novas infraestruturas logísticas, capacitação dos operários em áreas técnicas e outros.  Tudo isso sem agredir a política econômica e social da empresa. Talvez este seja um dos maiores desafios de integração das cadeias produtivas no agronegócio Além disso, a sustentabilidade vem agregando as dimensões ambientais e sociais que geralmente são esquecidas neste contexto de produção o que podemos dizer que é mais um desafio para estas cadeias, que alem da produtividade têm que preocupar-se também com questões ambientais.  

3) Qual a importância do planejamento estratégico nas cadeias produtivas?

O planejamento estratégico possibilita uma visão clara, simples e precisa da situação atual da empresa e do rumo que a mesma deve seguir, O planejamento estratégico possibilita também analisar e gerir mudanças, melhorando os resultados da empresa e permitindo a integração e a capacitação de seus membros. Desta forma, para uma empresa ser bem sucedida e lucrativa, é imprescindível um bom planejamento estratégico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (6.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com