TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: Uma análise sobre a saúde profissional de trabalhadores

Por:   •  7/11/2016  •  Artigo  •  6.558 Palavras (27 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 27

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: Uma análise sobre a saúde profissional de trabalhadores da área da saúde no município de cidade de

Santo Antônio da Platina – PR

Fabíola Aparecida da Silva¹

Prof.José Luís Priosti Batista²

        

RESUMO

O objetivo do presente artigo é abordar o tema qualidade de vida no trabalho (QVT), com colaboradores de instituições clinicas do município de Santo Antônio da Platina – PR, para iniciar este estudo utilizou-se como ferramenta de pesquisa o questionário QWQL-bref, os dados obtidos foram tabulados em uma síntese desenvolvida no programa Microsoft Office Excel, onde foi possível encontrar dados que nortearam os rumos da pesquisa proposta inicialmente. Fazendo uma retrospectiva a respeito do tema foi possível levantar questões sobre a saúde desses trabalhadores, e obter conhecimento de fatores que geram reflexos na qualidade dos serviços prestados por essas pessoas. Sendo assim foi possível mostrar a complexidade do trabalho em um ambiente hospitalar e também demonstrar que o profissional de administração tem papel fundamental dentro desse tipo de organização, buscando aplicar as ferramentas administrativas adequadas na melhoria da qualidade de vida do cliente interno e com isso gerar reflexos positivos na vida dos clientes externos.

Palavras - chave: Qualidade de vida no trabalho. Saúde Professional. Administrador.

[1]

ABSTRACT

The objective of this article is to address the topic of quality of work life (QWL), with collaborators in clinical institutions in the municipality of Santo Antonio Platinum - PR, to start this study was used as a research tool the questionnaire QWQL-bref, the data obtained were tabulated in a synthesis developed in Microsoft Office Excel, where it was possible to find data that guided the research directions initially proposed. Doing a retrospective on the issue it was possible to raise questions about the health of these workers, and gain knowledge of factors that generate reflections on the quality of the services provided by these people. Thus it was possible to show the complexity of the work in a hospital environment and also demonstrate that the professional administration plays a fundamental role in this type of organization, seeking to apply the administrative tools appropriate in improving the quality of life of the internal customer and with that generate positive impacts in the lives of external customers.

Keywords: Quality of life at work. Health Professional. Administrator.


1 INTRODUÇÃO

O trabalho é parte importante da vida dos seres humanos, pois significa a subsistência da espécie e do grupo onde vive. Segundo fontes de pesquisa, passamos em média 65% a 70% do tempo diário de vida em horário de expediente[a](loungeempreendedor.com.br). Portanto é necessário que se tenha um ambiente de trabalho em sintonia com valores que sejam compatíveis com a pessoa que somos.

O tema Qualidade de Vida no Trabalho – QVT deve ser pauta de discussão dentro das organizações dos mais variados ramos de atividade. Em uma organização hospitalar não deve ser diferente, embora seja algo mais complexo, gerir uma organização desse tipo é como gerir outra organização qualquer, os preceitos são os mesmos, ou seja, atingir os objetivos, utilizando-se das mesmas funções administrativas de planejamento, organização, comando, coordenação e controle.

O trabalho dentro de uma organização hospitalar merece grande atenção por parte do gestor, afinal é um local onde trabalha profissionais de diferentes áreas, e o relacionamento entre esses profissionais deve estar em perfeita harmonia. Trabalhar nessa área requer compromisso pelo próximo, afinal é um trabalho insalubre e com alto índice de fatos estressores, diante disso é de fundamental importância a figura da administração, para que possa manter boas condições de trabalho, e o colaborador tenha a disposição necessária para desempenho de suas atividades dentro da organização.

A preocupação com a forma de desenvolvimento das atividades laborativas do homem, vem dos primórdios das civilizações.

Conforme explica Rodrigues (1994 p.76):

A Qualidade de Vida Trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início de sua existência. Com outros títulos em outros contextos, mas sempre voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem-estar ao trabalhador na execução de sua tarefa. Como por exemplo, os ensinamentos dos princípios da geometria formulados por Euclides de Alexandria em 300 a. C, e que foram aplicados para melhorar o método de trabalho dos agricultores a margem do rio Nilo, assim com a “Lei das Alavancasde Arquimedes em 270 a.C. que veio a diminuir o esforço dos trabalhadores.

Dentro da literatura a descrição sobre o conceito de qualidade de vida no trabalho é bastante diversificada, mas em resumo a preocupação é sempre a mesma, o bem-estar do trabalhador beneficiando a qualidade dos serviços e produtos.

Muitos autores consideram Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) apenas como fator de assepsia ambiental ou melhoria nas condições físicas de trabalho (BÚRIGO, 1997, p.35). Mas o cenário sobre QVT vai além do ambiente físico de trabalho, engloba questões de cunho social e psicológico o que, pode ser compreendida como um conceito de ambiente interno e externo, as influências exercidas nestes dois setores é que irá ditar o comportamento do indivíduo dentro da organização. Dai à importância de se estudar fatores que refletem diretamente no desempenho de cada individuo, fatores esses que são: físico, psicológico, pessoal e profissional, o entrelaçamento de trabalhador e organização é que, irá construir a verdadeira qualidade de vida dentro e fora do trabalho para ambas às partes envolvidas.

Portanto esse artigo tem como objetivo analisar como a presença ou falta de qualidade de vida no trabalho (QVT), afetam o desempenho laborativo de colaboradores que atuam em área hospitalar e qual a importância do profissional de administração dentro desse ambiente.

2 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO[b]

Desde o início da civilização, o homem já se preocupava com suas condições de trabalho, diferentes pensamentos foram desenvolvidos a fim de se encontrar o equilíbrio necessário entre organização e trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)   pdf (757.8 Kb)   docx (353.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com