TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUE DIFICULDADES AS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE ENFRENTAM NO PROCESSO DE EXPORTAÇÃO?

Por:   •  9/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

QUE DIFICULDADES AS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE ENFRENTAM NO PROCESSO DE EXPORTAÇÃO?

Nathália de Moura Ferreira

Ester Juer

RESUMO

O presente artigo objetivou investigar e descrever quais as dificuldades que as empresas de pequeno porte enfrentam no processo de exportação. A exportação para pequena empresa é um processo de extrema complexidade, a mesma não possui uma capacidade exportadora. Comparando-a os processos exportadores com outros países verificou-se  como o processo de exportação brasileira ainda é muito ultrapassado em seus procedimentos burocráticos, político-econômicos. As partes interessadas nesse processo, se empenham na desburocratização e simplificação desse processo para as empresas desse segmento, a fim de contribuir com a inserção das empresas no mercado internacional, onde resultará na melhoria da qualidade de vida das empresas, na economia brasileira e o aumento da participação  no mercado externo tornando-as empresas inovadoras, flexíveis ao mercado gerando vantagem competitiva.

Palavras-Chave: Exportação, Pequenas empresas, Desburocratização.

WHAT DIFFICULTIES DO SMALL BUSINESS COMPANIES FACE IN THE EXPORT PROCESS?

ABSTRACT

The present article aimed to investigate and describe the difficulties that small companies face in the export process. Exporting to small businesses is a process of extreme complexity, it does not have an export capacity. Comparing the export processes with other countries it was verified how the Brazilian export process is still far exceeded in its bureaucratic, politico-economic procedures. The parties involved in this process are committed to reducing the bureaucracy and simplifying this process for companies in this segment, in order to contribute to the insertion of companies in the international market, where it will result in the improvement of the quality of life of companies, in the Brazilian economy, with the Increased participation in the foreign market making them innovative companies, flexible to the market generating competitive advantage.

Keywords: Export, Small businesses, Reduced bureaucracy.

INTRODUÇÃO

O tema exportação e as empresas de pequeno porte é um assunto de suma importância para a economia brasileira, e que tem-se discutido sobre a desburocratização e facilitação no processo de exportação avaliando os procedimentos burocráticos, político-econômicos. O comércio internacional é a porta de entrada no mercado externo nas relações comerciais de troca de produtos e serviços entre países, essa relação se dá por meio da importação e exportação, onde contribui para o crescimento e desenvolvimento da economia mundial. 

As empresas de pequeno porte representam 20 % do PIB do país, mas que segundo dados estatísticos do SEBRAE, representam cerca de apenas 1% das exportações brasileiras. No momento atual a participação das empresas de pequeno porte representam 98% o mercado interno e apenas 2% no mercado externo. O Brasil ocupa a posição de 25º no ranking de exportação, de janeiro a março, as exportações brasileiras cresceram 6,5%, enquanto as importações (que têm efeito negativo no PIB) caíram 5,6%;

Segundo PERALTA (2016), as empresas de pequeno porte incluindo as micro empresas possuem insegurança de exportar e importar devido aos prazos e procedimentos exigidos nesse processo. Para MINERVINI (2012), é preciso conhecer a cultura do país para o qual a empresa pretende vender. A maior dificuldade de exportar está na própria empresa. Se ela não estiver sincronizada, não terá sucesso. É preciso fazer um balanço sobre sua competitividade e inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com