TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE RECURSOS HUMANOS NA DOCE TRAVESSURA PRODUTOS SENSUAIS EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Por:   •  26/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  9.329 Palavras (38 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 38

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE  RECURSOS HUMANOS NA DOCE TRAVESSURA PRODUTOS SENSUAIS EMPRESA DE PEQUENO PORTE

SOROCABA

2015

Nayara Nimtz Ventura Alves Camargo - RA: C276AD-1

Tatiana Moreira Marques - RA: C3545D-5

Priscila Ferreira - RA: C350EC-8

Camila Oliveira de Assis  - RA: C100EC-1

Camila de Oliveira Rocha - RA: C0252J-9

HARRISON HENRIQUE G BARBOSA – RA: B994AB1

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE  RECURSOS HUMANOS NA DOCE TRAVESSURA PRODUTOS SENSUAIS EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Atividades Práticas Supervisionadas – APS – trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 3º/4º semestres, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação da professora Leonor Brandão.

SOROCABA

2015

RESUMO

O presente estudo é o resultado do acompanhamento das atividades da Doce Travessura Produtos Sensuais e compõe-se da apresentação da empresa, suas características e seu perfil, tais como seus concorrentes, produtos e insumos sua força de trabalho. Foi feito uma breve análise à partir de publicações de diversos autores acerca da Gestão de Pessoas e frente à essa análise, tem-se por objetivo confrontar a aplicabilidade dessas publicações levantadas com o modelo de gestão aplicado hoje na empresa escolhida pelo grupo. Foram analisados métodos e ações usados dentro da organização e os processos que ali ocorrem diariamente. Identificamos pontos relevantes para o andamento da empresa e as relações entre patrão-funcionária e como essas relações influenciam no dia-a-dia. Dentro do trabalho há um estudo de caso onde pudemos aplicar teorias sobre a Gestão de Pessoas e observar qual a importância para a organização. Com o levantamento e a identificação  das características da empresa e os objetivos que dela se esperam, pudemos visualizar claramente os pontos positivos e negativos e as brechas que ela possui.  A metodologia está embasada em levantamento bibliográfico e estudo de caso composto por visitas à loja na cidade de Piedade (SP) a fim de identificar como esse conhecimento poderá ser aplicado à empresa e os benefícios que se pode trazê-la, tais como seus pontos fracos e sugestões para melhorias. Com este trabalho concluímos que o processo de tomada de decisão é dinâmico e que não é necessariamente uma responsabilidade exclusiva da alta gerência, podendo ser dividido com níveis inferiores, que terão mais autonomia e maior liberdade de expressão, dentro da empresa.

Palavras-chave: Gestão de Pessoas, Processos Decisórios, Organização.



Sumário

INTRODUÇÃO        

1 Revisão Conceitual        

1.1 História        

1.2 Principais Subsistemas        

1.3 Avaliação de Desempenho        

2  Estudo de Caso        

2.1 Perfil da organização        

2.1.1  Apresentação da empresa        

2.1.3 Força de trabalho        

2.1.4 Principais insumos        

2.2  Estrutura Organizacional        

2.3  Avaliação da  eficiência, eficácia e adaptabilidade do processo        

2.3.1  Análise e avaliação do desempenho do processo        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

O presente trabalho é baseado na Gestão de Pessoas e em como ela pode ser aplicada a uma empresa de pequeno porte, com ênfase em vendas no varejo de produtos eróticos. A empresa escolhida para esse estudo de caso, é uma loja varejista de produtos sensuais e lingeries, que atua na cidade de Piedade-SP atendendo clientes de toda a região. Esse trabalho, é o resultado da continuidade de nossas pesquisas que tiveram início no segundo semestre do ano de 2014 na Empresa Doce Travessura. Propõe buscar o entendimento sobre a empresa e, na medida do possível, tentar compreender o que ocorre no seu funcionamento, na sua estrutura e como suas atividades são divididas, organizadas e coordenadas. 

Prosseguiremos com a pesquisa de campo e revisão de literatura, onde teremos um melhor embasamento sobre o assunto abordado.

 A seguir serão analisados seus mais importantes aspectos e desafios sob o olhar da disciplina Gestão de Pessoas, estudada ao longo deste semestre, para assim melhor compreendermos as dinâmicas do setor no qual a empresa está inserida e indicarmos algumas sugestões de melhorias para que assim ela venha alcançar mais rapidamente suas metas e objetivos.

Sabendo das limitações de uma pequena empresa, buscamos o entendimento das relações entre as partes envolvidas e de uma maneira mais ampla descreveremos como estão alocados seus recursos  humanos, financeiros, administrativos e econômicos.

Com embasamento na Gestão de Pessoas seguindo os métodos de pesquisa na empresa Doce Travessura e através de pesquisa bibliográfica com o intuito de analisar o perfil da funcionária, liderança e gestão, assim como, o ambiente interno como um todo a fim de detectar as possíveis distorções da organização que aqui chamaremos de oportunidade de melhorias.

O trabalho divide-se em Revisão Conceitual, onde veremos um breve relato histórico sobre Gestão de Pessoas, seus principais subsistemas e Avaliação de Desempenho, Processos Organizacionais, Estudo de caso e Considerações finais, tal como sugestão de melhorias para a Organização.

1 Revisão Conceitual

1.1 História

As primeiras teorias gerais Administração, originaram de resultados de estudiosos que começaram a apresentar evolução no período de 1900 até meados da década de 30, período da Era Clássica da Administração. Nessa época a consideração com fator humano era mínima, pois os funcionários de uma organização eram vistos apenas como parte no processo produtivo, ou em outras palavras, “peças de uma maquina”.

Segundo Chiavenato (2002, pg 1).

“ No passado, não muito distante, as pessoas eram consideradas recursos das organizações: os chamados recursos humanos. [...] Em geral, recursos representam algo material, passivo, inerte e sem vida própria que supre os processos organizacionais em termos de matérias-primas, dinheiro, máquinas, equipamentos etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.9 Kb)   pdf (407.3 Kb)   docx (192.5 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com