TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES DA ATIVIDADE À DISTÂNCIA DA AULA

Por:   •  18/2/2022  •  Resenha  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – (UFF)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: FILOSOFIA E ÉTICA

NOME DO ALUNO: MÁRCIO DA CUNHA FREITAS

POLO: TRÊS RIOS

MATRÍCULA: 22113110050

QUESTÕES DA ATIVIDADE À DISTÂNCIA DA AULA 2

1) QUESTÃO 1 – Qual o sentido e a importância da contribuição dos filósofos pré-socráticos para a formação e o desenvolvimento da tradição filosófica?

R: Os filósofos pré-socráticos são os pensadores anteriores a Sócrates (470–399 a.C). Esses filósofos são considerados os pioneiros da Filosofia ocidental. Em seus trabalhos intelectuais, buscava um entendimento para o primeiro princípio, princípio esse que deveria estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas manifestas.

Sócrates, mesmo não sendo o primeiro filósofo da história, é considerado o pai da filosofia, por ser considerado o grande marco da filosofia ocidental, introduzindo uma nova problemática na discussão filosófica, as questões ético-políticas, uma problemática humana e social que praticamente ainda não havia sido discutida.

Para os filósofos gregos não existe uma criação do mundo. Eles negam que o mundo tenha surgido do nada, como afirmam os religiosos. Para eles “nada vem do nada e nada volta ao nada”. A natureza é eterna. Tudo nela se transforma.

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo e desde a antiguidade visto como o iniciador da visão do mundo e do estilo de pensamento que passamos a entender como filosofia. Duas características tornam-se marcantes nesse sentido; em primeiro lugar seu modo de explicar a realidade natural a partir dela mesma, sem nenhuma referência ao sobrenatural ou ao misterioso, formulando a doutrina da água, que define a mesma sendo a substância primordial, a origem única de todas as coisas.

Uma das principais importâncias na contribuição dos pitagóricos ao desenvolvimento da ciência encontra-se na doutrina segundo a qual o número é o elemento básico explicativo da realidade. Eles tiveram grande importância no desenvolvimento da matemática grega, sobretudo na geometria. Destaca-se também, Empédocles Agrigento, conhecido pela sua doutrina dos quatro elementos (fogo, água, terra e ar), que de certa forma procura sintetizar as doutrinas de pensadores anteriores sobre os elementos primordiais. Os quatro elementos eram vistos como as raízes de todas as coisas, cuja combinação resultaria na pluralidade do mundo natural.

As contribuições dos pré-socráticos acerca da realidade natural foram um divisor de águas na filosofia, influenciando posteriormente os pensamentos de Platão e Aristóteles.

2) QUESTÃO 4 – Quais os principais argumentos de Parmênides e dos monistas contra Heráclito e os mobilistas? Como você avalia esses argumentos?

R: As doutrinas de Heráclito e Parmênides foram marcadas pela controvérsia entre monismo x mobilismo, podendo ser consideradas um divisor de águas quanto ao sentido e a influência do pensamento dos pré-socráticos da filosofia que se segue, sobretudo no pensamento de Platão.

Heráclito assim como os atomistas defendia o mobilismo, isto é, a concepção segundo a qual a realidade natural poderia se caracterizar pelo movimento, todas as coisas estando em fluxo. O fragmento mais famoso de Heráclito é o do rio: “Não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio, porque o rio não é mais o mesmo”, e ainda acrescenta “e nós também não somos mais os mesmos”. Este fragmento sintetiza a idéia da realidade em fluxo.

Parmênides irá se contrapor aos mobilistas defendendo o monismo, doutrina segundo a qual existe uma realidade única. Introduziu uma das distinções mais básicas do pensamento filosófico, a distinção entre realidade e a aparência. O primeiro movimento contrário ao mobilismo consiste em caracterizar o movimento apenas como aparente, como um aspecto superficial das coisas. Para ele, é preciso ir além da nossa visão imediata das coisas, pois somente através do pensamento descobriremos que a verdadeira realidade é única, imóvel e imutável. E através do pensamento devemos buscar a essência da realidade, aquilo que permanece na mudança: só posso entender a mudança se há algo de essencial que permanece e me permite identificar o objeto como o mesmo.

O segundo argumento contrário ao mobilismo teria caráter lógico, sustentando que a noção de movimento pressupõe a noção de permanência como mais básica. Portanto o movimento não pode ser tomado como mais básico, como primitivo, definidor do real.

A realidade é que as pessoas não são iguais e, conseqüentemente, não pensam e agem da mesma forma, mesmo que às vezes pensamentos e regras antigas nos levem a tomar certas atitudes, que à primeira vista, possam parecer as mais adequadas, visto que são as atitudes tomadas pela maioria das pessoas no decorrer dos tempos.

Desta maneira podem existir aqueles que privilegiam uma visão mais conservadora e outros que assim não se posicionam. Mas a realidade é que ninguém age de maneira a não preocupar com a própria situação, com as raízes do que acontece. Assim, dá pra se afirmar que a filosofia foi e ainda é radical, pois não se contenta em ficar na superfície das coisas, mas procura ir às raízes, busca desvendar os porquês das coisas.

Assim, pra muitos, pode parecer apenas senso crítico perguntas, tais como: o que é? Como é? Por que é? Mas não passa da busca pela essência, pelo significado e a origem daquilo que se deseja conhecer, e não apenas aceitar as coisas como elas são simplesmente pelo motivo de que a maioria pensa desse ou daquele jeito, levado pelas raízes do que vem acontecendo ao longo do tempo.

Mas também não dá pra deixar de refletir que existem várias formas de conhecimento adquiridos pelo homem ao longo do tempo, o conhecimento mais comum chamado em geral de senso comum, e que é absorvido pelo ser humano ao longo do tempo. É o conhecimento que recebemos de uma geração para outra, e nasce do esforço do homem em resolver os problemas do cotidiano, tais como: como se organizar na comunidade, como viver com as dificuldades como clima, natureza, vestuário, habitação, alimentação e como conservar esses alimentos. Boa parte disso veio dos ensinamentos e técnicas que herdaram de seus antepassados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com