TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual foi o método de estudo utilizado para alcançar essa carreira?

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 8

1- Qual foi o método de estudo utilizado para alcançar essa carreira?

O método do estudo que utilizei, na minha carreira jurídica, desde o início na faculdade, sempre fui muito presente nas aulas, fiz meus estudos particulares das matérias que eu entendia necessário ter aquele conhecimento, tanto para aprovação e conhecimento necessário para exercer a profissão posteriormente.

Sou advogado, após minha formação, me direcionei ao mercado no direito empresarial, atendo pessoa jurídica, estou sempre em palestras, analisando o entendimento do tribunal, jurisprudências, súmulas, leis que estão sempre mudando. É importante o operador do direito, como um todo, está sempre analisando os novos seguimentos, o mercado jurídico vem mudando bastante em todos os seguimentos, e acredito este ser o diferencial do profissional que vem se destacando em um mercado tão concorrido.

2- Quais são as atribuições e competências do seu cargo/função?

A minha atribuição no escritório é fazer a gestão de todo o jurídico do escritório Pereira Cardoso Advogados, eu sou o socio diretor, toda coordenação fica por minha conta, eu faço todo o cenário que tem de ser realizado, do dia e do mês, fazendo a distribuição de tarefas do escritório.

Inicialmente eu faço a captação do cliente, recebo essas demandas, distribuo aos advogados responsáveis, por exemplo, para aquele certo trabalho e fico responsável diante do cliente, e a equipe prestando informações para que o trabalho seja feito da melhor forma possível.

A competência para realizar este trabalho eu venho estudando no curso de MBA – Gestão Jurídica, acompanho palestras para desenvolver esta competência, para que obtenha maior capacidade jurídica possível.

Este é o cargo que ocupo, gestor, advogado, realizo audiências, focado no direito preventivo, este é o nosso maior destaque do escritório.

Assim que desenvolvemos todos os trabalhos aqui, eu recebo as demandas dos clientes e repasso aos advogados que forma minha equipe, analiso o que está de acordo ou não, então venho desenvolvendo meu trabalho neste sentido.


3- Quais as maiores dificuldades/desafios que você encontrou na profissão?

Um dos maiores desafios que encontrei na advocacia que é minha área de atuação, é a captação do cliente, é conseguir manter este cliente na sua carteira, é um segundo grande desafio. E um terceiro grande desafio, e maior desafio é conseguir gerir este jurídico, porque o advogado hoje tem de ser um gestor, ele tem de aprender a gerir a carteira dele, aprender a reter este cliente e também um outro desafio é você estar antenado para as novas tendências de mercado. Porque o mercado jurídico vem tendo uma revolução bastante expressiva, que vai da inteligência artificial que hoje em dias as pessoas estão comentando bastante em razão das consequências que esta inteligência artificial vem trazendo para o mercado.


4- O que lhe fez optar por seguir essa carreira?

Eu decidi seguir a carreira do direito, especificamente na questão da advocacia, pela seguinte razão:  Na  época que eu me formei do 2º Grau, eu fui assistir um júri, e neste júri eu vi um brilhante advogado fazendo uma grande defesa e eu me encantei com aquele trabalho que ele realizou  naquele dia e ali eu decidir antes mesmo de eu escolher o curso. Falei vou ser advogado, vou seguir, essa é minha paixão. E isso que me impulsiona, me faz levantar todos os dias de, forma diferente com relação a profissão. E, desde a faculdade eu foquei, eu já sabia que eu queria ser advogado, eu amo a advocacia, é amor pelo que eu faço, e isso fez com que a advocacia se tornasse mais leve para mim no dia a dia. Gosto muito do que eu faço, sou bem realizado pela profissão. Ainda eu tenho outros anseios a conquistar com relação a advocacia. Me sinto bem em resolver os problemas dos outros, olhando quais são as tendências, conhecendo o mercado, a advocacia é um sacerdócio, você vive para ela, realmente a pessoa tem de se dedicar bastante. E por este motivo resolvi seguir a advocacia e me muito realizado em desenvolver o trabalho.


5- O que mudou na sua vida depois de ingressar na carreira?

O que mudou na minha vida foi o conhecimento do mundo que a advocacia te trás. É uma profissão que tem uma peculiaridade própria no meu ponto de vista que é a seguinte: Você tem de entender de muita coisa para advogar. Tem de entender do negócio do cliente, se for familiar você tem de entender como as partes elas pensam e como elas agem.  Então a advocacia te dar um norte de muito abrangente. Você ao lidar com problemas dos outros, você acaba trazendo esses problemas para sua vida como experiencia. A advogada é um grande legado, se você advoga, se você é militante, se você pretende atuar nesta área, que pesa um grande desafio. Com tantas faculdades de direito, com tantos alunos que se formam mais, o mercado não vai abraçar todo mundo de fato. Muitos formam para passar em concurso, e não passam. Dai a advocacia acaba abraçando grande parte destes advogados, desses operadores do direito. Isso te trás uma grande experiencia e acaba mudando a sua vida.



6- Existe algo na profissão que tenha superado as suas expectativas?

Existe. Foi o desafio que foi bem maior do que eu imaginava (risos). Então a expectativa que eu pensava de o desafio era uma e o que superou é que o desafio é bem maior do que eu imaginava. Eu já empreendia em outro tipo de negócio, já tive hotel, restaurantes, lavanderias entre outros negócios, sei como administra-los em primeiro momento e cai para a advocacia achando  que era mais simples e  expectativa que eu tinha de uma gestão, pensei que ia me exigir menos  e isso me surpreendeu de fato e assim gerir um jurídico é um desafio bastante expressivo. Eu respeito muito um gestor na área jurídica, é uma área bastante delicada de trabalhar. E também obviamente tem as outras coisas que superou as minhas expectativas com relacionamos que a gene cria. É sempre a gente compartilhar, uma expectativa que me surpreendeu é a satisfação de um cliente que teve a alegria de ter um problema resolvido. Esse é meu maior honorário, meu maior preço.


7- Tem alguma situação, boa ou ruim, que te marcou durante a carreira? Ou seja, seu emocional já foi abalado por alguma situação? Explique. 

Tenho 09 (nove) anos de advocacia e com certeza em neste tempo a gente ver muitas coisas boas e coisas ruins.

Eu gosto de trabalhar com o parâmetro da justiça. As vezes o cliente tem direito, mais vezes aquilo realmente é justo? Eu estaria realizando uma justiça naquele caso específico? E eu sei que a justiça ela é individual. ninguém tem a justiça, ninguém poderia ser o juiz da sua própria causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com